SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Premiê turco anuncia suspensão de relações comerciais e militares com Israel‎

O premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta terça-feira (06/09) a suspensão total dos laços comerciais e militares com Israel, depois de reduzir o status das relações diplomáticas com o país. Ancara rejeita um relatório das Nações Unidas sobre o ataque à Flotilha da Liberdade, em 2010, que considerou legal o bloqueio marítimo à Faixa de Gaza que motivou a expedição solidária, embora acuse Israel de uso excessivo de força. Na operação, nove turcos foram mortos.

"Laços comerciais, laços militares, relativos à indústria de defesa, nós estamos suspendendo-os completamente. Este processo vai ser seguido de diferentes medidas", disse Erdogan a repórteres em Ancara. O premiê também afirmou que a Turquia iria implementar novas sanções contra Israel e disse que os navios turcos 'serão vistos com mais frequência naquelas águas', referindo-se ao leste do Mediterrâneo.

Leia mais: Um ataque desumano
Carta da Flotilha da Liberdade, por Iara Lee

Netanyahu: Israel não tem interesse em "deterioração" de relações com Turquia
Em resposta a relatório da ONU, Turquia expulsa embaixador e suspende acordos militares com Israel
Marinha israelense aborda navio do comboio humanitário que seguia a Gaza 


Erdogan afirmou que poderia visitar a Faixa de Gaza e a decisão sobre a viagem seria tomada após negociações com o Egito. Ele pretende ir ao Cairo ainda neste mês. O premiê definiu Israel como "a criança mimada da família, que pensa que pode seguir fazendo o que quiser para sempre", mas garantiu que a Turquia não permitirá que isso continue acontecendo.

Na sexta-feira (02/09), a Turquia anunciou a expulsão até quarta-feira (07/09) do embaixador de Israel em Ancara e o congelamento das relações militares ante a recusa israelense de pedir desculpas pelo ataque.

Relações comerciais

O comércio bilateral entre Turquia e Israel alcançou no ano passado US$ 3,439 bilhões, com balanço positivo para a Turquia de US$ 721 milhões. No entanto, dentro do comércio entre os dois estados, a indústria militar foi a que guiou as relações desde a assinatura do Acordo de Cooperação na Indústria de Defesa de 1996.

Neste setor, o maior benefício levou Israel, que vendia à Turquia tecnologia de ponta - em grande parte para luta contra o grupo armado curdo PKK -, enquanto os turcos praticamente só vendiam ao Estado judeu uniformes militares. Entre os dois países existe Tratado de Livre-Comércio e outros acordos de fomento aos investimentos em setores como finanças, têxtil, infraestruturas e energia, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário