SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entenda o plebiscito no Pará



Em 11 de dezembro, os eleitores do Pará participarão de um plebiscito para decidir se o Estado será ou não dividido em duas ou três unidades territoriais. Veja os principais pontos da votação:
  • 1. Quando será o plebiscito?

    O plebiscito acontece em 11 de dezembro. Nesse dia, os eleitores paraenses devem comparecer às seções eleitorais entre 8h e 17h para a votação.
  • 2. Qual é o objetivo do plebiscito?

    O plebiscito foi convocado para que a população do Pará escolha se é a favor ou contra dividir o Pará em outros Estados. Se aprovado, o Pará pode ser dividido em 2 (Pará e Carajás ou Pará e Tapajós) ou em 3 Estados (Pará, Tapajós e Carajás).
  • 3. Quais são as perguntas que o eleitor deve responder no plebiscito?

    No dia da votação, o eleitor deverá responder a duas perguntas: ''Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Carajás?'' e ''Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?''. Para responder sim, o eleitor deve digitar o número 77. Para responder não, o número é 55.
  • 4. Todos os brasileiros podem votar?

    Não. Apenas os paraenses deverão votar, inclusive os que não moram mais no Estado. Quem não comparecer terá que justificar a ausência nos 60 dias seguintes ao da votação.
  • 5. O voto é obrigatório?

    O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos.
  • 6. Se aprovada em plebiscito, a divisão do Estado já ocorrerá na sequência?

    Não. O resultado será levado para o Congresso Nacional, que dará a palavra final.
  • 7. O que é permitido nas propagandas eleitorais no Estado?

    É permitida a panfletagem nas ruas, adesivagens de carros, passeatas e carreatas. Não é permitido shows para propaganda eleitoral, fixação de outdoors nas ruas e distribuição de brindes.
  • 8. Em uma possível divisão, quais seriam os Estados e quantos municípios cada um teria?

    Se a divisão for aprovada, o futuro Estado de Carajás terá 39 municípios e Marabá será a capital. Tapajós terá 27 municípios e Santarém como capital. O novo Pará fica com 77 municípios e Belém ainda sendo a capital.