SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Delegada indicia funcionário de estande da Bienal por racismo


Segundo advogado do colégio, alunas foram ofendidas em estande da Abril.
Delegada diz que funcionário negou acusações. A Abril não comentou o caso.


A delegada titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), Adriana Belém, indiciou nesta segunda-feira (12) por racismo um funcionário do estande da Editora Abril na Bienal do Livro, no Rio. O caso vai ser enviado em até 30 dias para o Ministério Público, que vai decidir se aceita ou não a denúncia. Segundo a delegada, a pena pode variar de um a três anos de prisão.
De acordo com José Carlos, professor e advogado do Colégio Estadual Guilheme Briggs, de Niterói, na semana passada, duas alunas estavam em um passeio da escola na Bienal quando o funcionário do estande negou as senhas para a palestra de um ator alegando que “não gostava de negros” e que as estudantes seriam “negras do cabelo duro”, e, em seguida, ofendeu o resto do grupo, os chamando de “negros, favelados e sem educação”. A Bienal terminou neste domingo (11).
Segundo a delegada, o funcionário, que é de uma empresa terceirizada que representa a editora no Rio e no Espírito Santo, ouvido nesta segunda negou as ofensas e se referiu às estudantes como "morenas escuras, quase negras".
"Mas ele caiu em contradição em vários momentos, como quando disse que poderíamos requisitar as fitas de gravação do estande e depois voltou atrás dizendo que não havia câmeras no estande. Ele nega tudo, mas não se trata da palavra de uma pessoa contra a palavra de outra. Temos mais de dez testemunhas do caso. Nem a confusão no estande ele admite, mas é certo que alguma coisa grave aconteceu lá", disse Adriana Belém.
A delegada ouviu além do funcionário acusado, o representante da Editora Abril no Rio, e duas funcionárias do serviço de atendimento ao cliente. Nenhum dos ouvidos quis falar com a imprensa. O G1 procurou a assessoria da Editora Abril que disse que não ia comentar o caso. Na semana passada, a assessoria explicou ao G1 por telefone que não distribuiu senhas para as suas palestras e que nenhum ator foi convidado pelo estande.
A assessoria de imprensa da organização da feira, na ocasião, informou que "a Bienal do Livro representa a maior festa literária do país e tem como características a diversidade e a pluralidade. Fazemos parte do movimento em prol da democratização da leitura e lamentamos se o fato relatado tenha sido provocado por um dos expositores do evento."
O caso foi inicialmente registrado na 77ª DP (Icaraí), e agora está sendo investigado pela 42ª DP. A delegada recebeu o depoimento de dez pessoas prestados na delegacia de Icaraí.

Bolivianos são presos em São Paulo por escravizar 16 compatriotas e um paraguaio


Um casal de bolivianos que mantinha 16 compatriotas e um paraguaio em regime de trabalho escravo foi preso em uma oficina de costura no Bom Retiro, região central de São Paulo, nesta segunda-feira (12). A dupla foi presa em flagrante por policiais do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) no estabelecimento, que fica rua Três Rios, 119.
A mulher tem 36 anos e o homem, 34. Já as vítimas têm entre 19 e 29 anos. A prisão ocorreu quando a polícia investigava crimes de trabalho escravo no bairro e suspeitaram do prédio onde os criminosos foram presos, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
O local estava sem qualquer iluminação, com o quadro de força sem proteção e a fiação à mostra, indicando que o lugar era mantido em situações precárias. No meio do corredor, escadas também não iluminadas davam passagem ao 3º andar onde, em uma sala, as 17 pessoas trabalhavam nas máquinas de costura.

No local, havia roupas espalhadas pelo chão, camas improvisadas e uma mesa para refeições, de acordo com a SSP. Só havia energia elétrica na sala de costura. Os 17 trabalhadores tomavam banhos frios, enfrentavam uma jornada diária de 13 horas --das 7h às 20h, sem interrupções, mas com tempo para descanso e alimentação.
Eles não possuíam contrato de trabalho, nem recolhiam quaisquer tributos, segundo a SSP. A média salarial das vítimas ficava entre R$ 600 a R$ 900, dependendo da produção individual mensal.

O casal foi preso com base no Artigo 149 do Código Penal (Redução à condição análoga a de escravo) e encaminhados a uma cadeia pública local.

Ameaça de atentado aos EUA permanece sem confirmação


WASHINGTON (Reuters) - As informações de que militantes estariam tramando um ataque iminente aos Estados Unidos continuam sem confirmação na segunda-feira, depois do transcurso sem incidentes do décimo aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Autoridades dos EUA dizem que ainda não podem descartar completamente os relatos de inteligência recebidos na semana passada a respeito de um possível ataque, que poderia ocorrer no dia 11 de setembro ou em dias próximos. Por isso, pistas continuam sendo investigadas, e registros de viagens estão sendo examinados, afirmam essas fontes.
Mas três funcionários familiarizados com o assunto disseram que, apesar dos intensos esforços do governo dos EUA para investigar a denúncia - vinda de uma fonte considerada "confiável" e contendo detalhes específicos -, ela continua sem ser confirmada.
Um desses funcionários disse que as agências do governo não conseguiram nem mesmo determinar se os dois ou três potenciais suspeitos citados na denúncia realmente existem.
De acordo com essa fonte, a denúncia só recebeu tanta atenção do governo e da mídia por ter surgido às vésperas do décimo aniversário do 11 de Setembro.
O governo trabalha com a informação de que dois ou três militantes teriam viajado da fronteira afegã-paquistanesa em direção aos EUA, com a intenção de lançar um ataque na época do aniversário do atentado de 2001, talvez - isso não é certeza - com carros-bomba, segundo as fontes ouvidas pela Reuters.
A informação foi considerada crível em parte porque se encaixa em relatos anteriores sobre as intenções e métodos da Al Qaeda.
As autoridades disseram que a denúncia incluía a sugestão de que o líder da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, estaria vinculado à trama.
Os nomes dos suspeitos não constam na informação recebida, mas dois deles supostamente seriam cidadãos dos EUA.
Usando essas informações vagas, as agências de inteligência dos EUA há dias vasculham registros internacionais de passageiros e outros bancos de dados, à procura de suspeitos que se enquadrem no padrão descrito.
Os funcionários ressaltaram que nenhum suspeito foi preso, e que algumas medidas extraordinárias de segurança adotadas durante o fim de semana serão atenuadas.

Homens armados matam 22 peregrinos xiitas no Iraque, diz polícia


FALLUJA (Reuters) - Homens armados mataram 22 peregrinos xiitas na segunda-feira em uma emboscada na província de Anbar, no oeste do Iraque, segundo uma fonte policial.
Os peregrinos seguiam viagem de Kerbala (sul) para a vizinha Síria quando foram alvejados em uma barreira rodoviária montada pelos atiradores, afirmou o general Hadi Razij, chefe da polícia de Anbar.
"Havia um ônibus grande e um micro-ônibus contendo 30 pessoas, sendo 22 homens e 8 mulheres", disse ele à Reuters. "Eles retiraram os homens e deixaram as mulheres. Mataram os 22 homens."
Uma fonte do Ministério do Interior disse que 20 homens foram mortos.
Embora a violência no Iraque tenha diminuído em relação ao auge do confronto sectário entre xiitas e sunitas, em 2006/07, assassinatos e atentados a bomba continuam ocorrendo praticamente todos os dias, passados mais de oito anos da invasão norte-americana de 2003.
A desértica província de Anbar foi o epicentro da insurgência sunita contra as forças dos EUA, e suas principais cidades, Ramadi e Falluja, testemunharam alguns dos mais violentos confrontos da guerra.

EUA seriam contra reconhecer Estado palestino na ONU, diz Obama


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na noite desta segunda-feira numa coletiva de imprensa em Washington que seu governo seria contrário ao reconhecimento do Estado palestino na ONU.
Numa coletiva com correspondentes de língua espanhola na capital americana, o presidente disse que seu país se "oporia firmemente" a uma potencial solicitação palestina ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que a Palestina passe a integrar o organismo, atualmente com 193 países, como um Estado.
Obama acrescentou que tal reconhecimento só serviria de "distração e não resolveria o problema" entre israelenses e palestinos.
Segundo informações divulgadas pelos palestinos nos últimos meses, o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, deve solicitar à ONU a entrada da Palestina como Estado no dia 23 de setembro.
"Já foi confirmada a data do discurso de Mahmoud Abbas: é 23 de setembro. Acho que ele aproveitará essa possibilidade para anunciar nossa solicitação de ingresso na ONU", disse Nabil Shaath, o responsável de Relações Exteriores do movimento Fatah recentemente.
O diplomata não descartou que a solicitação palestina não receba o apoio das Nações Unidas, devido à oposição de alguns países, como os Estados Unidos, principal aliado de Israel. "Se for necessário, nos dirigiremos aos tribunais internacionais", disse.
Shaath fez tais afirmações no fim de agosto durante uma visita à Rússia, país que já antecipou que apoiará a solicitação palestina perante as Nações Unidas.

Palestinos preparam cadeira simbólica na cidade de Jenin
Palestinos preparam cadeira simbólica na cidade de Jenin



O "Estado da Palestina" proposto possui as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias de 1967, que são internacionalmente aceitas, mas rechaçadas por Israel. Ele inclui Gaza, Cisjordânia e, como capital, Jerusalém Oriental.
O procedimento estabelecido para que um país seja admitido como novo Estado membro da ONU estipula que, após apresentar a solicitação formal à Secretaria-Geral, nove dos 15 membros do Conselho de Segurança devem apoiá-lo, entre eles os cinco permanentes com direito de veto.
Em caso da proposta ser aceita o Conselho recomenda então à Assembleia Geral debater a incorporação do novo membro, que deve ter a aprovação de dois terços da câmara.
Os palestinos esperam conseguir que a Palestina seja aceita como Estado-membro na ONU em setembro e eles já têm uma cadeira para isso.

Julian Lennon lança primeiro álbum em 13 anos

O filho mais velho de John Lennon, Julian, no 62º Festival de Cinema de Cannes (17/05/2009)
O filho mais velho de John Lennon, Julian, no 62º Festival de Cinema de Cannes (17/05/2009)



No dia 3 de outubro chega às lojas "Everything Changes", sexto álbum de estúdio de Julian Lennon. O trabalho é o primeiro do filho mais velho de John Lennon desde "Photograph Smile", de 1998.
"Lookin 4' Love", primeiro single de "Everything Changes", foi lançado no começo de agosto. Ouça no player abaixo:

Julian Lennon - "Lookin' 4 Luv"

Filho de Cynthia e John Lennon, Julian Lennon passou os 13 anos longe da música investindo na fotografia, tendo trabalhando inclusive como fotógrafo do U2.

Queda de edifício após enchente mata 5 na Tailândia

Bangcoc, 12 set (EFE).- Cinco pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida após a queda de um edifício na cidade de Saraburi, na região central da Tailândia, em decorrência de uma enchente que atingiu o local, informaram fontes policiais.

O chefe de Polícia de Saraburi, Narong Chanprasit, afirmou que os serviços de resgate foram paralisados depois de confirmada a informação de que havia apenas seis pessoas no edifício no momento do acidente.

A cidade de Saraburi, capital da província de mesmo nome, fica a cerca de 100 quilômetros de Bangcoc e é uma das mais afetadas pelas chuvas que atingem a maior parte do país desde o final de julho, com a chegada das monções.

Diversas áreas do norte e centro da Tailândia estão alagadas. O Departamento para a Prevenção de Desastres elevou para 82 o número de mortos causados pelas enchentes em 16 províncias, desde o dia 29 de julho.

De acordo com uma avaliação provisória, o número de pessoas afetadas pelas inundações chega a cerca de 570 mil. Além disso, 142,1 mil casas foram danificadas, e 607,5 mil hectares de áreas para cultivo foram perdidos.

Explosão em central nuclear da França deixa um morto

CODOLET, França, 12 Set 2011 (AFP) -Pelo menos uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas nesta segunda-feira em um forno de tratamento de resíduos pouco radioativos de uma central nuclear do sul da França, perto de Nimes, em um acidente que "não provocou vazamento radioativo".

A Autoridade de Segurança Nuclear (ASN) deu por "terminado" o acidente no centro de tratamento de resíduos de baixa atividade (Centraco), em um comunicado divulgado às 16h00 (11h00 de Brasília), no qual indica que "não representa problema radiológico, nem há necessidade de uma ação de proteção da população".

Os quatro feridos, um deles em estado grave, "não estão contaminados e as medições realizadas na parte externa do edifício pela empresa e pelos bombeiros especializados não mostraram nenhuma contaminação", ressaltou o comunicado da ASN.

A ASN indicou que realizará avaliações em relação à Inspeção do Trabalho, para analisar as causas do acidente.

Em um primeiro momento, bombeiros e autoridades locais indicaram que a explosão gerava um risco de vazamento radioativo, mas posteriormente a ASN e a empresa pública de eletricidade EDF - cuja subsidiária Socodei opera a Centraco - indicaram que o acidente "não provocou vazamentos" radioativos ou químicos fora das instalações.

"Segundo informações preliminares, ocorreu uma explosão em um forno que serve para fundir os resíduos radioativos metálicos de baixa ou muito baixa atividade", indicou a ASN, que acionou seu centro de emergências pouco depois do meio-dia local e anunciou o envio de "inspetores" à usina.

"Um primeiro registro indicou um morto e quatro feridos, um deles em estado grave", informou a ASN em um comunicado divulgado após o acidente, que, segundo a imprensa local, ocorreu às 11H45 locais (06H45 de Brasília).

O Ministério francês do Interior indicou que não foi preciso aplicar nenhuma "medida de evacuação ou confinamento" dos funcionários da usina no complexo nuclear de Marcoule.

A Centraco está localizada em Codolet e faz parte da usina nuclear de Marcoule, no departamento francês do Gard.

Pouco depois do acidente, um porta-voz da EDF assegurou à AFP que foi um "acidente industrial, e não nuclear".

A empresa informou que "nestes fornos há dois tipos de resíduos: os resíduos metálicos (válvulas, ferramentas, etc) e os resíduos combustíveis (luvas ou macacões de trabalho dos técnicos)".

Olivier Isnard, especialista consultado pela AFP, indicou que a radioatividade contida no forno em questão era "muito, muito baixa", de "67.000 becquerels", ou seja, menos de 17 becquerels por quilo, afirmou, antes de esclarecer que "não tem a mínima comparação com o conteúdo de um reator".

A França retira 75% da eletricidade que consome dos 58 reatores distribuídos em 19 usinas nucleares.

A organização Greenpeace pediu às autoridades francesas "transparência total e imediata" sobre o ocorrido na usina de Centraco.

O diretor do Greenpeace na França, Yannick Rousselet, indicou que esta usina não está na lista de "auditorias das instalações nucleares solicitadas pelo governo nem nas últimas inspeções da Autoridade de Segurança Nuclear".

"Isto mostra mais uma vez que a França não aprendeu a lição de Fukushima", considerou o Greenpeace em um comunicado nesta segunda-feira, seis meses depois do acidente na central nuclear japonesa.

"Não devemos perder nosso senso de urgência", declarou o presidente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, ao abrir horas antes em Viena uma reunião de governadores, na qual pediu que os países não baixem a guarda em relação à segurança nuclear.

Luana Piovani se lambe em ensaio inspirado em gatos e diz "sou linda"

Luana Piovani faz novo ensaio para seu site pessoal (setembro/2011)
Luana Piovani faz novo ensaio para seu site pessoal (setembro/2011)



Luana Piovani acabou de voltar da viagem de lua de mel, com o marido Pedro Scooby. A atriz postou no Twitter, nesta segunda-feira (12), fotos do seu último ensaio, intitulado “Miau”. Em uma das fotos, Luana aparece lambendo o braço, brincadeira que imita o banho dos gatos. “Sou liiiindaaaa”, escreveu a loira no twitter, pedindo que seus seguidores comentem sobre o ensaio fotográfico, assinado por Christian Gaul.
Sobre sua viagem a Nova York, Luana comentou: “A viagem foi um filme. Tudo perfeito”. A atriz já está gravando a segunda temporada de “A mulher invisível”. “Amanda is back”, afirmou, falando da sua personagem na série. Luana comenta também que vai entrar em um ritmo acelerado de gravação, e que precisa trabalhar muito mesmo. “Estou acordada ganhando dinheiro, depois de tudo que gastei”, brincou.

Cameron afirma que KGB tentou recrutá-lo em 1985

Moscou, 12 set (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou nesta segunda-feira a estudantes universitários russos que a KGB (serviço secreto soviético) tentou recrutá-lo em 1985, durante uma visita à União Soviética.

"Dois russos que falavam inglês muito bem (...) me deram comida e me perguntaram sobre a vida na Inglaterra e o que eu pensava sobre política", afirmou Cameron durante uma conferência na faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Moscou.

Cameron acrescentou: "Na volta, contei o que aconteceu ao meu tutor na universidade e ele me perguntou se tinha sido uma entrevista", segundo as agências russas.

"Se foi uma entrevista, parece que não consegui o posto", relatou o líder britânico, que viajou ao país em 1985, ano de ascensão ao poder de Mikhail Gorbachev.

Pouco depois, em entrevista coletiva conjunta com Cameron, o presidente russo, Dmitri Medvedev, brincou ao responder uma pergunta de um jornalista britânico sobre as possíveis tentativas da KGB de recrutar Cameron.

"Tenho certeza de que Cameron teria sido um bom agente da KGB. Mas nunca teria chegado a ser primeiro-ministro do Reino Unido", destacou.

Segundo a imprensa, Cameron também se reunirá com seu colega russo, Vladimir Putin, antigo agente da KGB.

Prefeita e marido são presos sob suspeita de matar vereador em AL


A prefeita de Anadia (98 km de Maceió), Sânia Tereza Palmeira Barros (PT), foi presa na manhã desta segunda-feira sob suspeita de ser mandante do assassinato do vereador Luiz Ferreira de Souza (PPS). A prisão temporária, autorizada pela Justiça, tem validade de 30 dias.
Vereador é morto após anunciar candidatura a prefeito em Alagoas
Também foram presos o marido dela, Alessander Ferreira Leal, e o policial militar Claudio Magalhães da Silva, primo da prefeita e suspeito de ser o executor do crime. A motivação do assassinato é mantida sob sigilo, segundo a polícia.
Souza, 61, foi morto a tiros no dia 3 de setembro, depois de anunciar sua candidatura a prefeito na eleição de 2012 em um programa de rádio. Ele foi atingido enquanto trafegava na rodovia AL-450.
A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na casa da prefeita e na sede da prefeitura. Ela também será investigada por supostos crimes de fraude de licitações, falsidade ideológica, peculato (crime contra a administração pública) e formação de quadrilha.
Segundo a Polícia Civil, os três suspeitos foram levados a Maceió e ainda prestam depoimento. A polícia não soube informar se eles têm advogado, e a Prefeitura de Anadia não atendeu às ligações da reportagem.
O vereador era da bancada de apoio à prefeita. Na noite do crime, ela divulgou uma nota de pesar pela morte.

Brasil quer ampliar acesso à literatura para pessoas com deficiência

Regras de direito autoral ainda prejudicam publicações de obras em versões para diversos tipos de deficiências; representantes do país participaram de encontro sobre o tema em Nova York.



O Brasil está tentando melhorar o acesso de pessoas com deficiência a obras literárias.
A informação foi dada à Rádio ONU por uma delegação, formada por representantes do governo brasileiro e da sociedade civil. O grupo participou da Quarta Conferência dos Países da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em Nova York, na semana passada.
Produção de Livros
Atualmente, regras de direito autoral, limitam a produção de livros em versões alternativas para quem tem deficiência fisica.
Uma das participantes, a diretora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no Brasil, Ana Paula Crosara, disse à Rádio ONU que o acesso às obras literárias é um direito de qualquer pessoa.
“Nós queremos que todas as pessoas com deficiência possam ter acesso a todas informações em formatos acessíveis. Seja deficiência auditiva, visual, física. A gente quer garantir no Brasil que qualquer pessoa possa comprar qualquer o livro que quiser, independentemente das limitações de direito autoral”, defendeu.
Comércio das Obras
Outro obstáculo que o grupo quer superar é a variedade de regras sobre direitos autorais em diferentes países, o que prejudica o comércio das obras.
O presidente do Conselho Nacional de Direitos de Pessoas com Deficiência Moises Bauer espera que mais países passem a se adequar às resoluções sobre o tema que já foram definidas pela ONU.
“A ideia é que a gente consiga articular com outros países, para que este tratado possa ser firmado por diversos países, assim como foi a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, disse.
Os debates sobre o assunto na Conferência em Nova York deverão ser retomados no mês que vem, num encontro que será presidido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, em Brasília.

Mulher espiona e guia bombas da Otan contra alvos de Gaddafi


A campanha de bombardeio da Otan, a aliança militar do Ocidente, visando enfraquecer o regime de Muammar Gaddafi, tinha uma 'arma' secreta: uma mulher líbia de 24 anos que passou meses espionando as instalações militares e informando os detalhes à aliança.
A mulher, que operava sob o codinome Nomida, usou métodos complicados para evitar a captura --mudando constantemente sua localização, usando múltiplos cartões telefônicos e escondendo suas atividades de todos com a exceção dos membros mais próximos de sua família.
A maior proteção que tinha para não ser presa pelas forças de segurança de Gaddafi era o seu gênero: como jovem mulher na sociedade conservadora muçulmana, ela não levantava suspeita.
"Eu não estava no radar", disse a mulher engenheira em uma entrevista no lobby de um hotel de Trípoli. "Eles estavam se concentrando mais nos rapazes e era quase impossível pensar que uma garota estava fazendo tudo isso."
Nomida disse que, embora Trípoli estivesse agora sob controle do CNT (Conselho Nacional de Transição, órgão político rebelde), ainda há uma "quinta coluna" de homens leais a Gaddafi que podem atacá-la ou a sua família.
O relato que ela deu sobre suas atividades foi confirmado por outras duas pessoas que integravam uma rede anti-Gaddafi e a ajudou enviar os detalhes sobre as forças de segurança dele. "(Ela era) uma fonte muito importante e muito confiável", disse Osama Layas, patologista forense que integrou a rede.
Quando Nomida iniciou suas atividades secretas há cinco meses, Gaddafi e suas forças de segurança mantinham a cidade sob controle e sufocavam qualquer informação que poderia ser útil a seus opositores.
As linhas telefônicas eram monitoradas, as mensagens de texto dos celulares eram bloqueadas e a internet estava disponível apenas aos escritórios do regime e para um grupo de jornalistas estrangeiros mantidos sob vigilância em um hotel cinco estrelas.
Alta e magra, com um echarpe verde sobre a cabeça, Nomida disse ter sido levada a agir depois da forma brutal como as forças de Gaddafi reprimiram as primeiras levas de revolta nas cidades do país.

Ambulância sem freio atropela mulher no Rio

São Paulo - Uma mulher foi atropelada em frente a um hospital hoje pela manhã em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Civil, o veículo pertencia à empresa Toesa Service. De acordo com o depoimento do motorista, ele teria manobrado a ambulância para dar passagem para um caminhão de lixo mas, ao descer a ladeira, o freio quebrou. Ele perdeu o controle do carro, que atingiu a mulher.
Ela foi socorrida logo em seguida e atendida no hospital, mas não resistiu. Por disso, o motorista será autuado por homicídio culposo (sem intenção de matar). O caso foi encaminhado para a Polícia técnico-científica.
A assessoria de imprensa da Toesa Service confirmou o acidente e informou que as causas da falha estão sendo apuradas. A empresa disse ainda que dará a assistência necessária à família da vítima.

Jacaré encontrado em caixa de papelão morre no interior de SP


Um jacaré encontrado no fim de semana no Jardim Aeroporto, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), morreu na manhã desta segunda-feira no Bosque Fábio Barreto.
De acordo com o chefe do zoológico, Alexandre Gouvea, o animal tinha um corte profundo na cabeça e outro no pescoço, e não resistiu aos ferimentos.
Segundo biólogos do bosque, o jacaré era da espécie papo-amarelo. "Apesar de a espécie estar distribuída do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, é muito incomum encontrá-la em Ribeirão", afirma Gouvea.
O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto resgatou o animal no último sábado (10). Ele estava ferido dentro de uma caixa de papelão. Ainda não se sabe quem o abandonou.

Presidente do TJ-RJ diz que escolta policial não impediria assassinato de juíza


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, afirmou nesta segunda-feira (12) que a presença de uma escolta policial não impediria o assassinato da juíza Patricia Lourival Acioli, morta com 21 tiros quando dirigia de volta para casa, em Niterói. "Não faria diferença se ela tivesse escolta ou não", afirmou o desembargador. O crime ocorreu no dia 11 de agosto.
Rebêlo e outras autoridades do Estado, tais como o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e a chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, participaram de uma entrevista coletiva nesta manhã para comentar os resultados conclusivos da investigação sobre a morte de Patrícia. O presidente do TJ lembrou casos famosos de tentativas de assassinato, a exemplo do atentado contra o então papa João Paulo II, em 1981.
Em relação à segurança dos magistrados, a escolta policial poderia "evitar até certo ponto, mas não poderia assegurar 100%", de acordo com Rebêlo. Durante a coletiva, o delegado responsável pelas investigações, Felipe Ettore, da Divisão de Homicídios (DH), anunciou que o inquérito está concluído, porém só será formalmente finalizado após a identificação das armas do crime - o que deve ocorrer nos próximos dias.
A polícia investiga se as pistolas utilizadas pelos criminosos pertencem ao material do 7ª BPM (São Gonçalo), mas não divulgará maiores detalhes a fim de não prejudicar o trabalho dos peritos. "O sigilo é uma cautela necessária para localizar a arma usada na execução", disse Ettore.
Na manhã desta segunda-feira (12), todas as pistolas calibre .38 e .40 do 7º BPM foram encaminhadas para o setor de análise balística da Polícia Civil. A vistoria foi determinada depois que a Justiça decretou a prisão temporária dos três PMs acusados pela morte da magistrada: o tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e os cabos Jefferson de Araujo Miranda e Sérgio Costa Junior, todos do Grupo de Ações Táticas (GAT) do 7º Batalhão de Polícia Militar.
Os agentes da DH também procuram pelas armas do crime em outros pontos do município de São Gonçalo, tais como imóveis que supostamente pertencem aos três PMs acusados pela Justiça. Ainda não há informações sobre apreensões nestes locais.

Morte premeditada

De acordo com a Divisão de Homicídios, os três policiais militares fizeram um trabalho prévio de reconhecimento da área na qual Patrícia morava com o objetivo de planejar minuciosamente a ação criminosa. Cerca de 30 dias antes do crime, os suspeitos circularam pelo local com um carro do 12º BPM (Niterói) que não possui o sistema GPS (Global Position System). Eles já sabiam que a magistrada pretendia expedir mandados de prisão contra os PMs por um crime ocorrido em 2010.
Um mês depois, no dia 11 de agosto, o tenente e os dois cabos receberam por meio de uma advogada (que também está sendo investigada) a informação de que Patrícia deferiria naquele dia as ordens de prisão preventiva. De acordo com as investigações, os criminosos esperaram o fim do expediente da juíza e a seguiram do Fórum de São Gonçalo ao distrito de Piratininga, na região oceânica de Niterói, onde ela morava.
A informação de que os PMs foram ao Fórum de São Gonçalo no dia do crime foi confirmada pela análise dos dados da rede telefônica da região. De aacordo com a DH, os três suspeitos desligaram os seus celulares com o objetivo de dificultar uma possível identificação.
Segundo o delegado Felipe Ettore, os policiais achavam que "a forma de impedir isso [o deferimento dos mandados de prisão preventiva] seria matando a juíza Patrícia". No entanto, eles não faziam a ideia de que, algumas horas antes, as ordens de prisão já tinham sido decretadas pela magistrada.

Alta periculosidade

Os três PMs foram definidos pelo plantão judiciário de Niterói, que expediu os pedidos de prisão, como "membros de uma verdadeira organização criminosa de altíssima periculosidade". O tenente e os dois cabos acusados -- presos três dias após a morte da juíza -- já cumprem pena por outro crime na Unidade Prisional da Polícia Militar, em Benfica, na zona norte do Rio.
Algumas horas antes de morrer, a magistrada decretou a prisão preventiva dos três policiais em função das investigações sobre o assassinato de Diego da Conceição Beliene, 18, um dos casos acompanhados por Patrícia desde o ano passado na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo. No dia 14 de agosto, os PMs foram detidos por agentes da 72ª Delegacia de Polícia.
Recentemente, as prisões preventivas foram prorrogadas.
O jovem de 18 anos foi morto durante uma incursão do 7º BPM no morro do Salgueiro, em São Gonçalo, em junho de 2010. Os oito policiais que participaram da ação alegaram legítima defesa e registraram a ocorrência como auto de resistência, isto é, quando um suspeito morre em confronto com a PM. De acordo com o BO, a vítima teria "trocado tiros" os agentes.
No entanto, a Polícia Civil constatou posteriormente a culpabilidade dos policiais militares, que foram acusados de forjar o suposto confronto com traficantes do morro do Salgueiro. Todos tiveram prisão decretada pela magistrada.
O GAT chegou a divulgar que a vítima portava uma pistola Colt MK calibre 45. Beliene foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, em São Gonçalo, mas não resistiu aos ferimentos.

Alemanha está 'feliz' com visita de Bento XVI, diz Angela Merkel

MUNIQUE, 12 SET (ANSA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a Alemanha está "feliz" pela visita do papa Bento XVI ao país, programada para os próximos dias 22 e 25 de setembro.

"Estamos felizes, na Alemanha, de receber em breve a visita do papa Bento XVI", disse Merkel, ao participar de um encontro religioso promovido em Munique pela Comunidade de Santo Egídio.

A chanceler também comentou que "Bento XVI sempre recordou que, respeitando a divisão entre Estado e Igreja, sem a fé em Deus como seres humanos, nós esqueceremos qual é o sentido da nossa vida".

Durante sua visita à Alemanha, o Papa deve se reunir com Merkel e com outras autoridades locais.

Além disso, estão previstas missas e passagens por Berlim, Erfurt e Friburgo.

Comissão Europeia recomenda austeridade até para França e Alemanha

A Comissão Europeia recomendou a França e Alemanha que continuem seus programas de contenção das despesas a fim de reduzir seus níveis de dívida pública. Os dois países já sofrem com um severo corte na expectativa de crescimento econômico e pelo risco da Europa entrar em recessão.

O órgão publicou nesta segunda-feira (12/09) um relatório sobre a situação das finanças públicas na eurozona, no qual fez recomendações aos Estados. Entretanto, o órgão não incluiu os casos dos países que receberam ajuda – Grécia, Irlanda e Portugal –, já que estes seguem programas específicos para sanear suas contas públicas.

Leia mais:
Itália poderá ter que adotar novas medidas anticrise, diz UE
Trichet nega que BCE tenha imposto plano de austeridade à Itália 
Aniversário do 11 de Setembro: do império ao declínio
Comissão Europeia diz que plano de austeridade é insuficiente para Espanha
Comissão Europeia diz que plano de austeridade é insuficiente para Espanha 

Bruxelas pediu à Alemanha que "garanta um esforço de ajuste estrutural adequado" para cumprir "o objetivo a médio prazo" de 0,5% de déficit em 2012.

Para isso, o governo alemão deve "completar a implementação das regras orçamentárias" para seus estados federados e "fortalecer o correspondente mecanismo de controle e sanção" dos governos regionais que descumprirem os níveis de dívida e déficit marcados.

No entanto, justificando mais uma vez sua austeridade, a CE pediu à Alemanha que tome medidas que favoreçam o crescimento, como manter os níveis de despesa em educação e melhorar a eficiência nos gastos correspondentes a saúde e auxílio social.

No caso da França, a CE pediu que o país corrija o déficit antes de 2013 com o objetivo de reduzir a dívida e cumprir os requisitos assinalados pela UE em matéria orçamentária. Para isso, a CE acredita que a França deverá tomar "medidas adicionais" e conseguir uma receita extraordinária, caso necessário.

Segundo as estimativas do Eurostat, a agência europeia de estatística, neste segundo trimestre do ano, a França está estagnada, e Alemanha cresceu somente 0,1% em relação ao primeiro trimestre de 2011.

No caso da Itália, outro Estado comunitários na mira dos mercados, a CE recomenda que estabeleça limites obrigatórios ao déficit para cumprir os objetivos acertados com seus membros comunitários com o objetivo de reduzir a elevada dívida pública.

Como medidas adicionais, Bruxelas reivindicou um maior controle sobre a despesa em todos os níveis da administração, e políticas para favorecer o trabalho feminino. 

Níger confirma que um dos filhos de Muammar Kadhafi está no país


Paradeiro do líder líbio é desconhecido; mulher e outros filhos foram à Argélia.


O governo do Níger confirmou neste domingo (11) que Saadi Kadhafi , filho do coronel líbio Muamar Kadhafi , está no país africano.
Segundo o ministro da Justiça do Niger, Saadi entrou no país junto de um comboio com dez pessoas vindas da Líbia. O carro foi interceptado pelas autoridades do Níger.
Na última semana, outro comboio de aliados de Kadhafi cruzou o território do Níger, aumentando as especulações de que o líder líbio, cujo paradeiro é desconhecido, iria se refugiar no país vizinho.
A notícia foi desmentida pelo governo do Níger. Também houve rumores de que o comboio teria como destino Burkina Faso, outro país que poderia acolher Kadhafi .
A mulher de Kadhafi , Saifa, e seus filhos Hannibal e Muhammad buscaram refúgio na Argélia. A filha Aisha também está no país vizinho, onde deu à luz um dia após a fuga.
Duas semanas depois da tomada de Trípoli, a maior parte da Líbia está sob controle do Conselho Nacional de Transição (CNT), que comanda as forças rebeldes.
Há, no entanto, focos de resistência. Forças leais a Kadhafi ainda tomam conta das cidades de Bani Walid, Sabha e Sirte, agora sitiadas pelos rebeldes.
Negociação
No início de setembro, fontes ligadas ao CNT relataram que Saadi Kadhafi teria entrado em contato com os rebeldes para negociar um cessar-fogo na Líbia.
Até a queda de Kadhafi , Saadi era o presidente da Federação Líbia de Futebol. Antes, ele chegou a ser capitão da seleção líbia e teve uma rápida carreira como jogador profissional na Itália. Saadi também investia na produção de filmes na Líbia.
Bani Walid
No último sábado, venceu o ultimato dado pelo CNT para a rendição de Bani Walid, o que desencadeou uma ação militar contra a cidade.
Os combatentes anti-Kadhafi estimaram que em poucas horas tomariam o centro da cidade, mas parecem ter encontrado muito mais resistência do que o esperado inicialmente.
O correspondente da BBC Andrew Harding, que está próximo à cidade, disse que a situação em Bani Walid é caótica e que a batalha tende a ser bastante dura.
No sábado, a cidade também foi alvo de ataques aéreos da Otan, com o objetivo de ajudar o avanço das forças opositoras.
Em Sirte, cidade natal de Kadhafi , os combatentes de oposição tiveram de recuar no sábado, após terem sofrido inúmeras baixas, informou a agência Associated Press.
CNT em Trípoli
Em sua primeira visita à capital Trípoli desde a tomada da cidade, o presidente do CNT, Mustafa Abdul-Jalil, disse a simpatizantes que o momento é de união, e não de vingança.
"Não é tempo de retaliação. Muitos direitos foram perdidos (no regime de Kadhafi) e há muitas tragédias em que poderíamos insistir, mas não é a hora. A hora é de nos unirmos", declarou.
Observadores apontam que um dos maiores desafios de Abdul-Jalil é estabilizar a Líbia e tentar formar um governo efetivo nacional, que seja reconhecido pelos líbios.
No front externo, o CNT já foi reconhecido como legítimo por cerca de 60 países e por instituições como o FMI.

Enem 2010 tem somente 13 escolas públicas entre as cem melhores


Nota média geral subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010. 
MEC dividiu escolas de acordo com índice de participação dos alunos.


Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.



O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de cada uma das 26.099 escolas na prova realizada em 2010:
Segundo o MEC, todas as notas estarão disponíveis nesta segunda-feira (12)  para consulta pública no site do Inep













Escolas com menos de 2% de participação não foram consideradas. Segundo o MEC, por causa da diversidade na taxa de participação no Enem, não é possível tecnicamente estabelecer comparações entre os resultados dos diferentes grupos. O ministério optou por criar as quatro categorias para evitar comparações equivocadas e a criação de rankings distorcidos. Como o Enem não é obrigatório, uma escola poderia selecionar seus melhores alunos e obter uma média alta, número que seria diferente se todos os seus estudantes participassem. Devido a esta nova forma de divulgação o MEC atrasou a divulgação das notas, que estava prevista para julho.
Nenhuma escola estadual ou municipal aparece entre as cem primeiras do Enem. As escolas públicas que se destacaram são colégios de aplicação de universidades, colégios militares, escolas federais e escolas técnicas. Aumentando o universo para as mil escolas com mais de 75% de participação que obtiveram melhor desempenho no exame, o Enem tem 926 privadas e apenas 74 públicas.
O desempenho dos alunos melhorou em relação ao Enem anterior. A nota média geral das escolas subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010 e a participação dos alunos que concluíram o ensino médio regular no ano anterior passou de 45,8% em 2009 para 56,4% em 2010.  A participação no Enem dos alunos que concluíram o ensino médio regular aumentou de 45,8% em 2009 para 56,4% em 2010.
Colégio São Bento, do Rio: primeiro colocado no ranking nacional do Enem (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Colégio de São Bento, do Rio: primeiro colocado no
Enem (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Colégio do RJ tem a maior média
Os colégios particulares dominam o topo da lista do Enem. O Colégio de São Bento, do Rio, obteve a maior média, com 761,7 pontos. Em segundo lugar aparece o Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI), seguido pelo Colégio Vértice, de São Paulo; Colégio Bernoulli e Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte; Colégio Cruzeiro, do Rio; e Educandário Santa Maria Goretti, também de Teresina. A melhor escola pública da lista é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), que aparece em oitavo lugar no geral.
Entre as 13 escolas públicas que aparecem na lista das cem com melhores médias no Enem, sete são ligadas a universidades públicas (Coluni - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa-MG, Colégio de Aplicação da Uerj, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, Escola do Recife FCAP Universidade Estadual de Pernambuco, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-RS e Colégio de Aplicação da UFRJ); quatro são colégios militares (CM Belo Horizonte, CM Campo Grande, CM Juiz de Fora e CM Porto Alegre), uma é escola técnicas (ETE de São Paulo) e uma é escola federal (Colégio Pedro II, do Rio).
Escola aparece na pior colocação de SP em um dos grupos estipulados pelo MEC (Foto: Juliana Cardilli/G1)Escola indígena de Bertioga (SP) teve a pior média
entre as com 75% de presença no Enem (Foto: Juliana
Cardilli/G1)








Escola indígena teve pior desempenho
As escolas públicas dominam a lista das escolas com pior desempenho entre as que tiveram mais de 75% de participação no Enem 2010. Das mil piores, 704 são públicas e 296 são privadas. Entre as que tiveram de 50% a 74,9% de participação, a diferença é ainda maior: 987 são públicas e 13 são particulares.
A escola com pior desempenho das que tiveram mais de 75% de participação é a Escola Estadual Indígena Txeru Ba' e Kua, no município de Bertioga (SP), com média de 430 pontos. Em seguida estão a E.E.E.F.M. José Roberto Christo, localizada em Afonso Cláudio (ES), e a Escola Municipal Francisco José dos Santos, de Santa Rosa do Piauí (PI).
13 estados não aparecem entre as cem melhores
Dos 27 estados, 14 têm escolas representadas na lista das cem com melhor desempenho nas provas e que tiveram maior participação dos alunos no exame. Outros 13 estados ficaram de fora desta "elite". Os estados com maior número de escolas entre as cem primeiras são Rio de Janeiro (35 escolas), Minas Gerais (28) e São Paulo (15). Estes três estados concentram 78% das escolas do "top 100". Em seguida vem o Piauí (5). Também estão representados os estados de Mato Grosso do Sul (3), Pernambuco (3), Goiás (2), Maranhão (2),  Rio Grande do Sul (2) , Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Paraná (1).
Alunas do Instituto Dom Barreto estudam na biblioteca (Foto: Divulgação)Alunas do Instituto Dom Barreto, Teresina (PI), que 
obteve a segunda melhor média (Foto: Divulgação)







Na lista das cem piores escolas deste grupo com mais de 75% de participação no Enem aparecem 31 colégios do Espírito Santo.
Em seguida estão as escolas do Ceará (16), Maranhão (11), Amazonas (9), Bahia (4), Minas Gerais (4), Piauí (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Sergipe (3), Tocantins (3), São Paulo (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1), Roraima (1), Rondônia (1) e Santa Catarina (1).
Entenda o Enem
O Enem foi criado em 1998 pelo MEC com o objetivo de avaliar as habilidades e competências dos estudantes concluintes do ensino médio. Em 2009, o exame foi reformulado e passou a ser usado como processo seletivo para instituições de ensino superior. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Estudantes também podem usar o resultado do Enem para solicitar a certificação de conclusão do ensino médio.
Em 2010, 4.626.094 estudantes fizeram o Enem. O exame foi composto por redação e provas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemáticas e suas tecnologias. A média total da escola é calculada pela média do número de participantes que fizeram as provas objetivas e pelo número de participantes que fizeram a redação.
A próxima edição do Enem será realizada nos dias 22 e 23 de outubro. Mais de 5,3 milhões de estudantes se inscreveram. Em 2012, o MEC vai realizar duas edições do exame, a primeira será nos dias 28 e 29 de abril e a segunda será no segundo semestre, provavelmente em outubro.