SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

terça-feira, 26 de julho de 2011

Medalhista de Vancouver-2010 comete suicídio nos Estados Unidos

Jeret Peterson ganhou a prata no esqui estilo livre dos Jogos de Inverno do ano passado


O esquiador Jeret Peterson, medalhista de prata nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, se suicidou na cidade de Salt Lake City, confirmou nesta segunda-feira a USSA (Associação de Esqui e Snowboard dos Estados Unidos). Aos 29 anos, Peterson tirou a própria vida três dias após ser preso dirigindo embriagado. O esquiador atirou em si próprio com uma arma.
O atleta americano ganhou a sua medalha olímpica no ano passado, nos Jogos de Vancouver, no Canadá, pelo bom desempenho na modalidade esqui estilo livre. Apesar da conquista, Peterson não pretendia competir em 2012 e estava apenas estudando em uma universidade de Salt Lake City, no estado de Utah.
A prisão por dirigir bêbado aconteceu na última sexta-feira, na cidade de Hailey, em Idaho. Peterson guiava sua picape muito acima da velocidade máxima permitida. O esquiador estava a mais de 120 km/h, quando a via determinava o máximo de 40 km/h. Depois de falhar em três testes de sobriedade, Peterson foi preso e liberado mediante pagamento de fiança.
A prisão não foi o primeiro incidente de Peterson com a lei. Em 2008, o esquiador americano foi considerado culpado por urinar em público, dois anos após já ter sido acusado de receptação de propriedade roubada.

Congressista democrata é preso por protesto em frente à Casa Branca

O congressista democrata Luis Gutiérrez, do estado americano de Illinois, foi detido nesta terça-feira por liderar um protesto em frente à Casa Branca para exigir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que impeça as deportações de imigrantes ilegais.

Gutiérrez e outros ativistas foram presos por sentarem na calçada em frente à Casa Branca, um local para a livre circulação de pessoas.

Firme defensor da reforma migratória e crítico de Obama, o congressista já tinha realizado no ano passado um ato de desobediência civil semelhante, que também resultou em sua detenção.

O deputado recebeu nesta terça-feira o apoio de centenas de ativistas e líderes hispânicos que protestaram durante duas horas em frente à mansão presidencial contra as "promessas descumpridas de Obama", aos gritos de "anistia" e "liberdade".

Na manifestação, os imigrantes e grupos civis deram um ultimato a Obama e lhe exigiram que use seus poderes como presidente para frear as deportações dos imigrantes ilegais, que já superaram 1 milhão desde que ele chegou à Casa Branca em 2009.

Os manifestantes exigiram a Obama que responda às reivindicações até 15 de agosto ou, caso contrário, advertiram, mobilizarão o voto hispânico para impedir sua reeleição em 2012.

Os latinos foram decisivos para os democratas nas eleições presidenciais de 2008, e as pesquisas de opinião apontam que voltarão a ser nas eleições gerais do próximo ano.

Nos cartazes dos manifestantes, Obama era o alvo de todos os reproves, já que, como apontam os grupos pró-imigrantes, parece cada vez menos provável que leis tão esperadas por esta comunidade entrem em vigor antes das próximas eleições.

O protesto ocorreu de maneira pacífica, diante da vigilância de dezenas de agentes federais que ajudaram a dispersar os manifestantes da Avenida Pensilvânia, entre a Casa Branca e o Parque Lafayette, onde foi realizada a primeira parte da passeata.

Em seguida, os manifestantes pararam em frente à residência presidencial e sentaram na calçada. Foram advertidos que seriam presos se continuassem com a desobediência civil.

O congressista e outros ativistas acabaram detidos e levados pela Polícia.

Jovem do Uzbequistão é acusado de ameaçar Obama de morte

A justiça dos Estados Unidos acusou nesta terça-feira um jovem do Uzbequistão, cuja visto de estudante expirou em 2009, de ter ameaçado várias vezes de assassinato o presidente Barack Obama, informou o Departamento de Justiça americano.

Ulugbek Kodirov, de 21 anos, foi preso no dia 13 de julho em um motel em Leeds, no Alabama (sul), após ter comprado uma metralhadora de um agente disfarçado, explicou o ministério.

A corte americana acusa Kodirov de ter ameaçado de morte, em quatro ocasiões, o presidente americano durante a semana que precedeu sua prisão. Além disso, ele é acusado de posse ilegal de uma arma automática e de uma granada.

"Kodirov poderá ser preso por até cinco anos por cada uma das ameaças que proferiu contra o presidente e um máximo de 10 anos por cada uma das acusações relativas às armas", disseram as autoridades.

Kodirov chegou aos Estados Unidos em junho de 2009 com um visto de estudante. Contudo, seu visto foi cancelado menos de um mês depois por ele não ter se inscrito em nenhum estabelecimento educativo.

Sorteio da Copa 2014 vai fechar S. Dumont por 4 horas no sábado


O aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, ficará fechado para pousos e decolagens das 14h às 18h no sábado em consequência do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 na Marina da Glória.
O fechamento será necessário por questões técnicas, uma vez que o evento será transmitido ao vivo para mais de 200 países, e também por segurança, devido à presença de autoridades brasileiras, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em nota.
"A interrupção das operações no aeroporto Santos Dumont abrangerá o espaço aéreo compreendido em um raio de 3 quilômetros e altura de 5 mil pés, tendo como ponto central a Marina da Glória", informou a agência em comunicado.
Quarenta e três voos regulares que estavam programados para o aeroporto Santos Dumont poderão ser transferidos para o aeroporto internacional do Galeão, na zona norte da cidade, segundo a Anac.
As aeronaves passam praticamente sobre a marina nos pousos e decolagens do Santos Dumont, o que poderia prejudicar o sinal da transmissão do evento, além do barulho causado pelos aviões.
O sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo é o primeiro evento oficial do Mundial realizado no país. Estarão presentes técnicos de mais de 80 seleções, a maioria da Europa -- continente mais interessado na definição das chaves de seu torneio eliminatório.
O evento começara a partir das 15h.

No Ceará, agência dos Correios encontra ossada em correspondência


Remetente enviou a ossada de um parente para que fosse sepultada em um cemitério de Juazeiro do Norte

Um funcionário de uma agência dos Correios de Fortaleza encontrou ossos humanos em uma correspondência. Ele identificou os restos mortais pelo aparelho de Raios-X. A caixa vinha do Rio de Janeiro e era endereçada ao município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, mas foi apreendida.
A encomenda chegou à agência da avenida Oliveira Paiva, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, no último dia 19, mas o fato só foi divulgado nesta terça-feira (26). O remetente enviou a ossada de um parente pelos Correios para que fosse sepultada em um cemitério de Juazeiro do Norte.
A lei federal que trata sobre serviços postais no Brasil é clara em relação a esse tipo de encomenda. Enviar restos mortais dessa forma é considerado ilegal. Por isso, o material foi apreendido pela Polícia Federal. Em um caso como esse, o certo seria contratar uma empresa de transporte funerário ou usar um veículo particular, como se faz com alguém que acaba de morrer.

EUA advertem para possível aumento de ataques da Al-Qaeda contra americanos

Os Estados Unidos advertiram nesta terça-feira para um possível aumento de ataques da Al-Qaeda contra seus interesses em várias regiões do mundo, e pediu a seus compatriotas que mantenham um "alto nível de vigilância".

O Departamento de Estado prevê "um possível aumento da violência contra os americanos após a morte de Osama bin Laden em maio de 2011", informou o departamento em um comunicado, que substituiu uma versão anterior da advertência, lançada em 31 de janeiro.

"A informação atual sugere que a Al-Qaeda e suas organizações afiliadas continuam planejando ataques terroristas contra os interesses dos Estados Unidos em diversas regiões, incluindo Europa, Ásia, África e Oriente Médio", acrescentou.

Entre os possíveis alvos estão "eventos esportivos de alto nível, áreas residenciais, escritórios empresariais, hotéis, clubes, restaurantes", escolas e lugares de culto, indicou o Departamento de Estado.

Por essa razão, os americanos devem "manter um alto nível de vigilância e tomar medidas apropriadas para aumentar sua consciência sobre a segurança", acrescentou.

Cinzas do vulcão chileno voltam a provocar o cancelamento de voos na Argentina


As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a atrapalhar o espaço aéreo argentino, obrigando as companhias aéreas LAN Argentina, Aerolíneas Argentinas e Austral a cancelarem dezenas de voos programados para decolar do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, nesta terça-feira (26). Centenas de pessoas aguardavam informações sobre seus voos.

A Aerolíneas, que suspendeu seus voos programados até as 18h, informou que os passageiros podem obter mais informações no site (www.aerolineas.com), na página de Reprogramação de Voos, ou pelo call center (0810-222-86527).

Já a LAN, que não opera desde as 12h, disse que vai reavaliar o cenário no início da noite para decidir se retoma ou não os voos, segundo informações do jornal "Clarín".
Os passageiros com viagem marcada pela companhia na Argentina podem consultar a situação dos voos no site www.lan.com ou pelo telefone 0810-9999-526. Os voos cancelados pela LAN tinham como destino Ushiaia, Mendonza, San Juan, Salta, Córdoba, Iguazú e Bahia Branca. Ainda segundo o "Clarín", um voo da LAN com origem em São Paulo também foi cancelado.

"A situação permanecerá por todo o dia, a nao ser que os ventos dispersem a nuvem", informou a página Aeroportos Argentina 2000.

As cinzas expelidas pelo complexo vulcânico Cordón Caulle, no Chile, vêm complicando intermitentemente a operação aérea na Argentina desde o início de junho.

Briga em prisão mata 17 no México


Dezessete pessoas morreram em um tiroteio dentro de uma prisão em Ciudad Juarez, a cidade mais violenta do México, disseram autoridades na terça-feira.
Um porta-voz da prefeitura disse que um número não especificado de presos entrou em dois pavilhões onde havia outros 13 detentos, na noite de segunda-feira, dando início ao confronto. A violência resultou na morte de 16 homens e uma mulher.
A cidade, na fronteira com o Texas, é o epicentro de uma brutal disputa entre o cartel de drogas local e o poderoso Cartel de Sinaloa, comandado por Joaquín "El Chapo" Guzmán, traficante mais procurado do país.
Mais de 40 mil pessoas já morreram em incidentes ligados ao narcotráfico desde que o presidente Felipe Calderón tomou posse, em dezembro de 2006, e mobilizou as Forças Armadas para uma "guerra às drogas". Quase um quarto dessas mortes aconteceu em Ciudad Juarez.
A falta de segurança é um problema sério também nas prisões, propensas a confrontos e fugas.
Neste mês, 59 detentos escaparam de uma penitenciária e outros sete foram mortos em Nuevo Laredo, também perto da fronteira com o Texas.

Justiça autoriza corte de ponto de professores em greve há mais de 50 dias no Rio de Janeiro


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro derrubou nesta terça-feira (26) uma liminar que impedia o corte do ponto dos professores estaduais em greve, que completa hoje 50 dias. Com a decisão, o governo de Sergio Cabral (PMDB) poderá descontar o salário de quem não voltar às salas de aula.
Foto 15 de 40 - Professores passaram a noite acampados em frente à Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Eles estão em greve há mais de um mês. Na terça-feira (12), eles tentaram invadir o prédio e foram recebidos pela polícia com gás de pimenta. Na foto, Renata de Melo Tavares, 31, professora de história há três anos na rede estadual 
Foram montadas ao menos 15 barracas pelo Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro) para que os professores pudessem dormir. Houve quem se deitasse do lado de fora.
Apesar da decisão, o Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro) afirma que vai manter a greve. Em protesto, professores e funcionários estão acampados em frente à Secretaria de Educação do Estado há 13 dias.
A secretaria, por sua vez, disse que, “por decisão própria”, fez o pagamento dos dias “parados e anotados” desde o início do movimento. No entanto, a partir do dia 1º de agosto, quem estiver em greve terá o ponto cortado. Caso, após o final da greve, não haja reposição, haverá corte retroativo. Ainda de acordo com a secretaria, há 2,1 mil contratos temporários autorizados e que podem ser utilizados a partir do dia 1º.

Reivindicações

principal reivindicação dos profissionais em greve é o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. No dia 6, foi realizada uma reunião entre membros do sindicato, deputados e o secretário de educação para discutir as reivindicações da categoria, mas nenhuma decisão foi tomada.
Segundo o sindicato, cerca de 60% dos funcionários aderiram ao movimento e 70% das escolas da baixada Fluminense estão paralisadas. Na capital, a porcentagem é de 50%. No interior, são 30% das escolas que estão sem aula. Já a Secretaria da Educação fala em uma adesão de 1,5% dos 51 mil professores.
O sindicato fala em cerca de 700 mil alunos sem aula; para a secretaria as atividades nas escolas estão praticamente normais. Nenhum dos dois soube informar o número exato de alunos afetados pela paralisação.



Autoridades anunciam fim da epidemia de E. coli na Alemanha

A epidemia de E.coli na Alemanha, que matou mais de 50 pessoas este ano, chegou ao fim, anunciaram autoridades sanitárias nesta terça-feira.

O Instituto Robert Koch (RKI), centro alemão de controle de doenças, informou que o último caso de Escherichia Coli Entero-Hemorrágica (Ehec) foi registrado há três semanas, o que cobre o período de incubação da doença.

"Como o RKI não registrou novas infecções ligadas à epidemia desde então, considera a mesma eliminada", divulgou o instituto. A vigilância, no entanto, continuará.

A bactéria causou a morte de 52 pessoas, 50 delas na Alemanha, e deixou mais de 4 mil doentes. O ápice da epidemia foi registrado no fim de maio.

Caminhão-tanque tomba e provoca explosão em rodovia no Rio


Motorista foi socorrido por populares mas ainda não se sabe o seu estado de saúde. Caso ocorreu entre Duque de Caxias e Petrópolis

Um caminhão-tanque que transportava gasolina tombou na pista e provocou uma explosão na tarde desta terça-feira (26) na rodovia BR-040 (Rio-Juiz de Fora) na divisa dos municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Petrópolis, na região serrana.
O motorista do veículo foi socorrido por populares e levado para um hospital em Petrópolis. Ainda não  há informações sobre o seu estado de saúde.
Por causa do acidente, o trânsito está interditado na altura do km 96 da rodovia, já na subida da serra de Petrópolis. A praça do Pedágio em Xerém também foi fechada.

Partes de dois prédios desabam em Barra Mansa (RJ), e Defesa Civil interdita área


A Guarda Municipal de Barra Mansa, na região sul do Rio de Janeiro, confirmou que parte de dois prédios desabaram nesta terça-feira (26) na rua Orlando Brandão, no bairro Ano Bom. Os imóveis fazem parte de um empreendimento que conta com outros dois edifícios --todo o complexo residencial foi condenado pela Defesa Civil, e há risco de novos desabamentos.
Segundo informações do governo local, o incidente pode ter ocorrido em razão da instabilidade do solo. Cerca de 20 famílias foram retiradas dos imóveis na semana passada, quando a Defesa Civil do município identificou a possibilidade de desabamento.
De acordo com informações veiculadas pela imprensa de Barra Mansa, a Defesa Civil interditou o trânsito no local por volta de 10h. Algumas horas depois, os dois prédios ruíram parcialmente. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros.
Uma equipe de técnicos está no local para avaliar se há necessidade de intervenção nos dois prédios que permanecem em pé.

Número de mortos em queda de avião militar em Marrocos sobe a 80

Avião se choca contra montanha 
e 80 morrem em Marrocos (AFP)


Aeronave de transporte chocou-se contra montanha em Guelmin, no sul.
Tempo ruim procovou o acidente, segundo os militares.


Oitenta pessoas morreram nesta terça-feira (26) na queda de um avião de transporte militar devido ao mau tempo perto de Guelmim, no sul do Marrocos, segundo comunicado das Forças Armadas.
O avião do tipo C-130 Hércules se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada 830 km ao sul de Rabat, a capital.
Em um registro anterior, o Exército marroquino havia dito que 78 pessoas tinham morrido e três estavam feridas. Mas uma fonte médica declarou depois que dois feridos estavam mortos e que o terceiro tinha sido registrado por engano.
A aeronave se acidentou às 10h GMT (7h00 de Brasília), a 10 km a nordeste de Guelmin, segundo o comunicado, que acrescenta que o acidente foi registrado "devido às más condições meteorológicas".
O avião fazia a ligação "Agadir (sul)-Laayoune-Dakhla (Saara Ocidental)", levando a bordo em sua maioria militares e cerca de dez civis, que seriam parentes dos militares.
Uma fonte local indicou que uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente.
Concebido nos anos 1950, o Lockheed C-130 Hércules é um avião de transporte militar americano ainda muito utilizado em diversos países.
"É um avião militar utilizado para o transporte de tropas, e também de suas famílias. Ele é muito utilizado no Saara", segundo uma autoridade marroquina.
Este é o mais grave acidente aéreo já registrado no Marrocos. Em dezembro de 2001, um avião bimotor do tipo "Descender" da Polícia Militar  desapareceu no sul do país levando a bordo pelo menos cinco pessoas, incluindo os dois pilotos.
Guelmin é uma cidade importante por suas atividades econômicas e turísticas, principalmente no âmbito do ecoturismo.
Oitenta pessoas morreram nesta terça-feira (26) na queda de um avião de transporte militar devido ao mau tempo perto de Guelmim, no sul do Marrocos, segundo comunicado das Forças Armadas.
O avião do tipo C-130 Hércules se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada 830 km ao sul de Rabat, a capital.
Em um registro anterior, o Exército marroquino havia dito que 78 pessoas tinham morrido e três estavam feridas. Mas uma fonte médica declarou depois que dois feridos estavam mortos e que o terceiro tinha sido registrado por engano.
A aeronave se acidentou às 10h GMT (7h00 de Brasília), a 10 km a nordeste de Guelmin, segundo o comunicado, que acrescenta que o acidente foi registrado "devido às más condições meteorológicas".
O avião fazia a ligação "Agadir (sul)-Laayoune-Dakhla (Saara Ocidental)", levando a bordo em sua maioria militares e cerca de dez civis, que seriam parentes dos militares.
Uma fonte local indicou que uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente.
Concebido nos anos 1950, o Lockheed C-130 Hércules é um avião de transporte militar americano ainda muito utilizado em diversos países.
"É um avião militar utilizado para o transporte de tropas, e também de suas famílias. Ele é muito utilizado no Saara", segundo uma autoridade marroquina.
Este é o mais grave acidente aéreo já registrado no Marrocos. Em dezembro de 2001, um avião bimotor do tipo "Descender" da Polícia Militar  desapareceu no sul do país levando a bordo pelo menos cinco pessoas, incluindo os dois pilotos.
Guelmin é uma cidade importante por suas atividades econômicas e turísticas, principalmente no âmbito do ecoturismo.
Oitenta pessoas morreram nesta terça-feira (26) na queda de um avião de transporte militar devido ao mau tempo perto de Guelmim, no sul do Marrocos, segundo comunicado das Forças Armadas.
O avião do tipo C-130 Hércules se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada 830 km ao sul de Rabat, a capital.
Em um registro anterior, o Exército marroquino havia dito que 78 pessoas tinham morrido e três estavam feridas. Mas uma fonte médica declarou depois que dois feridos estavam mortos e que o terceiro tinha sido registrado por engano.
A aeronave se acidentou às 10h GMT (7h00 de Brasília), a 10 km a nordeste de Guelmin, segundo o comunicado, que acrescenta que o acidente foi registrado "devido às más condições meteorológicas".
O avião fazia a ligação "Agadir (sul)-Laayoune-Dakhla (Saara Ocidental)", levando a bordo em sua maioria militares e cerca de dez civis, que seriam parentes dos militares.
Uma fonte local indicou que uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente.
Concebido nos anos 1950, o Lockheed C-130 Hércules é um avião de transporte militar americano ainda muito utilizado em diversos países.
"É um avião militar utilizado para o transporte de tropas, e também de suas famílias. Ele é muito utilizado no Saara", segundo uma autoridade marroquina.
Este é o mais grave acidente aéreo já registrado no Marrocos. Em dezembro de 2001, um avião bimotor do tipo "Descender" da Polícia Militar  desapareceu no sul do país levando a bordo pelo menos cinco pessoas, incluindo os dois pilotos.
Guelmin é uma cidade importante por suas atividades econômicas e turísticas, principalmente no âmbito do ecoturismo.
Oitenta pessoas morreram nesta terça-feira (26) na queda de um avião de transporte militar devido ao mau tempo perto de Guelmim, no sul do Marrocos, segundo comunicado das Forças Armadas.
O avião do tipo C-130 Hércules se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada 830 km ao sul de Rabat, a capital.
Em um registro anterior, o Exército marroquino havia dito que 78 pessoas tinham morrido e três estavam feridas. Mas uma fonte médica declarou depois que dois feridos estavam mortos e que o terceiro tinha sido registrado por engano.
A aeronave se acidentou às 10h GMT (7h00 de Brasília), a 10 km a nordeste de Guelmin, segundo o comunicado, que acrescenta que o acidente foi registrado "devido às más condições meteorológicas".
O avião fazia a ligação "Agadir (sul)-Laayoune-Dakhla (Saara Ocidental)", levando a bordo em sua maioria militares e cerca de dez civis, que seriam parentes dos militares.
Uma fonte local indicou que uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente.
Concebido nos anos 1950, o Lockheed C-130 Hércules é um avião de transporte militar americano ainda muito utilizado em diversos países.
"É um avião militar utilizado para o transporte de tropas, e também de suas famílias. Ele é muito utilizado no Saara", segundo uma autoridade marroquina.
Este é o mais grave acidente aéreo já registrado no Marrocos. Em dezembro de 2001, um avião bimotor do tipo "Descender" da Polícia Militar  desapareceu no sul do país levando a bordo pelo menos cinco pessoas, incluindo os dois pilotos.
Guelmin é uma cidade importante por suas atividades econômicas e turísticas, principalmente no âmbito do ecoturismo.
mapa acidente marrocos (Foto: Arte G1)

Brasil salta para 5º lugar em ranking de atração de investimento externo


De 2009 para 2010, país subiu 10 posições, segundo relatório da Unctad.
País recebeu US$ 48,4 bi e atraiu 3,9% dos investimentos diretos no mundo.


O Brasil saltou da 15ª posição para a 5ª, de 2009 para 2010, no ranking dos países que mais receberam investimentos estrangeiros, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), divulgado nesta terça-feira (26) pela Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet).
INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO (em US$ bilhões)
Ranking
em 2010
País20092010
EUA153228
China95106
Hong Kong5269
Bélgica2462
Brasil2648
Alemanha3846
Reino Unido7146
Rússia3641
Cingapura1539
10ºFrança3434
11ºAustrália2632
12ºArábia Saudita3228
13ºIrlanda2626
14ºÍndia3625
15ºEspanha925
16ºCanadá2123
17ºLuxemburgo3020
18ºMéxico1519
19ºChile1315
20ºIndonésia513
Fonte: Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad)




























De acordo com os dados do World Investment Report 2011, o Brasil recebeu em 2010 um total de US$ 48,4 bilhões em Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE), valor 86,7% maior do que os US$ 25,9 bilhões atraídos em 2009.

O Brasil só ficou atrás de Estados Unidos, China, Hong Kong e Bélgica no ranking dos destinos preferenciais dos fluxos globais de investimento externo no ano passado.
“É a melhor posição já obtida pelo Brasil, que registrou o maior crescimento anual entre os Brics e a quarta maior expansão no mundo em termos de valores absolutos”, afirma Luis Afonso Lima, presidente da Sobeet.

Segundo o relatório, o fluxo de investimento direto no mundo cresceram 5% em 2010, subindo para US$ 1,244 trilhão na comparação com 2009. Apesar desta ter sido a primeira alta em três anos, o volume segue abaixo dos níveis pré-crise em 15% e é 37% menor do que o registrado em 2007 (US$ 1,971 trilhão). Para a Unctad, apenas no ano de 2013, os fluxos globais devem retornar aos patamares anteriores da crise.

Os Estados Unidos continuaram a liderar, no ano passado, o ranking de atração de investimentos estrangeiros, segundo o relatório. O país recebeu em 2010 US$ 228,2 bilhões, volume 49,3% maior dos que os US$ 152,8 bilhões de 2009.
A China manteve-se em segundo lugar, com o valor total subindo de US$ 95 bilhões para US$ 105,7 bilhões. Hong Kong, que estava em quarto lugar em 2009, com ingresso de US$ 52 bilhões, assumiu o terceiro lugar, com US$ 68,9 bilhões no ano passado. E a Bélgica, que estava na 17ª posição, com US$ 24 bilhões em 2009, ficou em quarto lugar, recebendo US$ 61,7 bilhões em 2010.

Entre os destaques negativos estão a Europa, com queda de 17,3% nos investimentos diretos recebidos, e Índia, com recuo de 28,8%.
O volume de investimentos estrangeiros diretos recebidos pelo Brasil no ano passado corresponde a 3,9% dos fluxos globais. Em 2009, o país recebeu uma fatia de 2,2% dos fluxos globais. Em 2006, o Brasil era destino de 1,3% do dinheiro externo.
Segundo a Sobeet, entre os fatores que têm contribuído para o país atrair um maior volume de investimento estão o crescimento do mercado interno, sobretudo com o avanço da classe C, e as obras e oportunidades relacionados à realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Países em desenvolvimento superam desenvolvidos pela 1ª vez
Pela primeira vez na história, os fluxos de investimentos estrangeiros para países em desenvolvimento superaram os recursos aplicados em economias desenvolvidas. Dos US$ 1,185 trilhão, 51,3% tiveram como destino economias em desenvolvimento e 48,4%, países desenvolvidos.





A participação da Europa caiu de 34%para 23,7%. Já a da América Latina subiu de 10,5% para 12,8%. A participação da Ásia e Oceania passou de 27,2% para 28,9%, e a da África caiu de 5,3% para 4,4%
"Esta é uma tendência firme e há sinais claros e contundentes de continuidade", afirma Lima. Do ranking dos 20 países que mais atraíram investimentos, metade são países em desenvolvimento.
O relatório mostra também que, em termos de origem, as saídas de investimento das economias em desenvolvimento já respondem por 29% dos fluxos globais. Em 2010, seis economias em desenvolvimento encontravam-se entre as top 20 investidoras. O Brasil, segundo a Unctad, respondeu no ano passado por 0,9% do total global.

“O Brasil teve um crescimento em relação a 2009, mas ainda está aquém de outras economias, como México e países asiáticos”, afirma Lima.

A Unctad prevê, que mantida a atual velocidade de desconcentração dos fluxos de investimento, em 2017 os países em desenvolvimento deverão ultrapassar as economias desenvolvidas.
O relatório mostra ainda o crescimento do uso por empresas transnacionais de operações não equitativas (‘non-equity modes’), atividades comerciais sem propriedade acionária como fabricações por encomenda, serviços terceirizados contratos agrícolas, franchising e licenciamento. Segundo a Unctad, em 2010 essas operações geraram mais de US$ 2 trilhões em vendas, empregaram de 14 a 16 milhões de trabalhadores em países em desenvolvimento e, em algumas indústrias, foram responsáveis por 70 a 80% das exportações mundiais.

Brasil deve ficar com fatia de 4,3% em 2011
Banco Central divulgou nesta terça-feira que os investimentos estrangeiros diretos na economia brasileira somaram no primeiro semestre o volume recorde de US$ 32,47 bilhões, com elevação de 168% frente ao mesmo período do ano passado (US$ 12,09 bilhões). Para 2011 fechado, a previsão do Banco Central é de uma entrada de US$ 55 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, o que, se confirmado, representará novo recorde histórico.
Já a Sobeet prevê que os investimentos estrangeiros irão chegar a US$ 65 bilhões em 2011, uma alta de 34%. Em todo o mundo, a Unctad estima que os fluxos globais totais devam ficar em torno de US$ 1,5 trilhão.
“A participação do Brasil deverá chegar a 4,3%, o que significa que irá praticamente dobrar em 2 anos”, afirma Lima.
Um levantamento feito pela Unctad junto a empresas multinacionais mostra que o Brasil aparece na 4ª posição entre os países mais citados como principal destino dos investimentos previstos até 2013, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.
Sobeet faz um alerta, entretanto, sobre a tendência de redução da participação de setores industriais no total de ingressos de investimentos diretos no país. As indústras petroquímica e de extrativismo mineral tem sido praticamente as únicas a receber aportes externos.
"O Brasil é visto cada vez mais como polo de consumo de bens e serviços e não como um polo exportador", afirma Lima, destacando que gargalos como burocracia, infraestrutura precária e alta carga tributária permanecem como entraves para um maior fluxo de investimentos externos.