SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que uma escritora Holandesa falou do Brasil!



Leia com atenção.

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada

Brasil!

Médicos do SUS vão parar em 22 estados nesta terça, diz federação


Atendimento de emergência e urgência será mantido, afirma entidade.
Nos outros estados e DF, haverá manifestações e suspensões temporárias.


A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) divulgou na tarde desta segunda-feira (24) que os médicos de 22 estados devem suspender os atendimentos nesta terça-feira (25) em protesto contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho da rede pública de saúde. Anteriormente, a entidade havia afirmando a participação de médicos de 12 estados.

O movimento, coordenado pela Comissão Pró-SUS e composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Fenam, diz que a previsão é de que haja a adesão de pelo menos metade dos 195 mil médicos que trabalham no SUS.

Em 22 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia 25 de outubro.

Os estados que aderiram totalmente são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe. Em outros dois estados a paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve ocorrer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá ocorrer apenas em algumas unidades e no Rio de Janeiro também haverá paralisações pontuais com um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Estado, diz a Fenam.
Nos outros estados e no Distrito Federal foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública.

Segundo a Fenam, nos estados em que houver paralisação, os trabalhos nas unidades de urgência e emergência serão mantidos. "Todos os atendimentos serão remarcados. Queremos dizer a população que o movimento é a favor da saúde", disse Aloísio Tibiriçá Miranda, vice-presidente do CFM, em nota divulgada pela Fenam.

Crianças brasileiras são as mais jovens a entrar em redes sociais, aponta pesquisa


Crianças brasileiras são as que entram mais cedo em redes sociais -- com a idade média de nove anos -- de acordo com uma pesquisa feita em sete países. O estudo “Internet Safety for Kids & Families” (Segurança de Internet para Crianças & Famílias), feita pela empresa de segurança Trend Micro, aponta também que os pais brasileiros são os menos rígidos: cerca de seis em cada dez filhos dos entrevistados podem ter perfis nesse tipo de site. No Japão, por exemplo, o número cai para um entre dez.
A idade média mundial em que as crianças entram nas redes sociais é de 12 anos, fato curioso porque o Facebook, um dos sites citados na pesquisa, estipula a idade mínima de 13 anos para a criação de um perfil. Enquanto no Brasil as crianças começam a usar esses sites por volta dos nove anos, na Índia isso ocorre numa idade próxima aos 14 anos, já na adolescência.
Apesar de serem mais permissivos, os pais brasileiros, de acordo com a pesquisa, também são os mais preocupados com a privacidade dos filhos nas redes sociais. Aproximadamente 50% deles responderam se preocupar frequentemente com o assunto e 33% disseram estar preocupados “o tempo todo”, taxas à frente dos demais países pesquisados.
Autodidatas da tecnologia, crianças ignoram bê-á-bá da segurança online




Leia mais:



Quanto à confiança nos controles de privacidade nas redes sociais, os pais japoneses se mostram totalmente descrentes de que eles são adequados para a segurança dos filhos. Nessa questão, apenas 34% dos pais brasileiros afirmaram confiar nas ferramentas de privacidade.

Uso de smartphones

Além dos hábitos em redes sociais, a pesquisa também levantou dados sobre o uso de celulares inteligentes pelas crianças – novamente o Brasil ficou em destaque. Apesar da adoção baixa em todos os países da pesquisa, o maior índice de pais que compraram smartphones para os filhos foi o do Brasil (27%), seguido de Reino Unido (21%) e EUA (19%).
A idade média dos filhos quando começaram a usar smartphones foi de 12 anos para os brasileiros. A idade mais alta foi a dos filhos japoneses (18 anos). Além disso, nove em cada dez pais no Brasil afirmaram ter orientado o filho sobre o uso seguro e responsável do smartphone.
Para a pesquisa, foram entrevistados 1.419 pais residentes no Brasil, Austrália, França, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Pais: conheçam algumas dicas de segurança na internet*

Oriente seu filho a acessar redes sociais adequadas à idade dele
Faça com que usem senhas fortes e configurações de privacidade
Diga para eles se conectarem apenas com quem já conhecem
Ensine a desconfiarem de ofertas 'boas demais' e avisarem você se virem algo suspeito
Não permita que eles utilizem serviços de geolocalização nas redes sociais; eles informam a outras pessoas onde as crianças estão

Carlos o Chacal inicia greve de fome

PARIS, França, 25 Out 2011 (AFP) -O venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, conhecido como Carlos, condenado na França por terrorismo, iniciou uma greve de fome, uma semana depois de ter sido levado para uma cela isolamento e menos de duas semanas antes do início de um processo, informa o advogado de defesa em uma carta enviada ao ministro da Justiça, Michel Mercier.

"Enquanto (Carlos) for mantido no setor de isolamento, Ilich Ramírez Sánchez continuará radicalmente a greve de fome iniciada em 18 de outubro", afirma na carta o advogado Francis Vuillemin.

O advogado considera o isolamento do cliente uma "violação deliberada dos direitos de defesa" do venezuelano.

Carlos, 62 anos, está detido na penitenciária de Santé e deve ser julgado novamente de 7 de novembro a 16 de dezembro por atentados cometidos na França em 1982 e 1983 que mataram 11 pessoas.

Nascido em Caracas, "Carlos, o Chacal", figura emblemática da década de 70 na Europa por executar operações armadas, foi preso pelo serviço secreto francês no Sudão em 15 de agosto de 1994.

Pacientes internados são vítimas de torturas em hospitais sírios, diz AI

Londres, 25 out (EFE).- A organização humanitária Anistia Internacional (AI) denunciou nesta terça-feira que o Governo sírio está transformando os hospitais do país em instrumentos de repressão como parte de seus esforços para suprimir os opositores.

Em um relatório divulgado em Londres, a AI assinala que os feridos internados em pelo menos quatro hospitais administrados pelo Estado foram vítimas de torturas e maus tratos.

Os funcionários destes centros médicos suspeitos de atender manifestantes feridos em protestos também foram detidos e torturados, assegura a ONG.

A investigadora para o Oriente Médio e o Norte da África da AI, Cilina Nasser, indicou que é alarmante que as autoridades sírias tenham dado liberdade às forças de segurança para agir nos hospitais.

É "inquietante" que muitos feridos considerem mais seguro não receber atendimento médico que procurar os centros médicos, acrescenta a AI, que identifica como os mais perigosos os hospitais federais em Baniyas, Homs e Tell Kalakh, além do militar em Homs.

Um médico deste último hospital garantiu à ONG ter visto quatro doutores e várias enfermeiras maltratando pacientes.

Segundo a organização, os trabalhadores da saúde estão em uma situação impossível: forçados a escolher entre tratar os feridos e garantir sua própria segurança.

Irã saúda "libertação total" da Líbia

TEERÃ, 25 Out 2011 (AFP) -O ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, saudou "a vitória do povo muçulmano líbio e a libertação total do país", em uma mensagem enviada a Mustafa Abdel Jalil, chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT).

Salehi expressou o desejo de que os líbios possam exercer "sua soberania nacional, instaurar um regime baseado na democracia religiosa e preservando a independência e a estabilidade do país sem nenhuma influência e interferência de forças estrangeiras".

O ministério das Relações Exteriores iraniano saudou na sexta-feira a morte de Muamar Kadhafi e afirmou que acabava com o "pretexto" da Otan para continuar com a intervenção na Líbia.

O Irã apoiou a revolta da população líbia contra Kadhafi. Teerã tinha relações tensas com o regime do coronel e condenou desde o início a repressão contra a população líbia, mas ao mesmo tempo denunciou a intervenção militar da Otan que permitiu a vitória dos rebeldes.

Salehi também pediu a ajuda do CNT para esclarecer o paradeiro do imã Musa Sadr, um importante religioso xiita libanês, de origem iraniana, que desapareceu na Líbia em 1978 quando viajou ao país para obter o apoio de Kadhafi.

Corpo de Khadafi foi enterrado, diz CNT

O corpo do ex-líder líbio Muamar Khadafi foi enterrado nesta terça-feira, segundo representantes do Conselho Nacional de Transição (CNT), que agora governo o país.

Um porta-voz leu uma declaração dizendo que o funeral aconteceu nesta manhã e que o filho de Khadafi, Mutassim, foi enterrado com ele.

Guma Al Gamaty, integrante do CNT, confirmou à BBC que os corpos foram enterrados ao amanhecer em um local não revelado, possivelmente no deserto.

Alguns familiares e autoridades teriam assistido à cerimônia, que ocorreu cinco dias após sua morte, contrariando a tradição muçulmana que requer que o enterro aconteça logo depois do falecimento.

Preces
Até segunda-feira, os corpos do coronel Khadafi e de Mutassim, além do chefe do Exército, estavam em um contêiner refrigerado em Misrata, onde foram exibidos ao público.

Segundo o correspondente da BBC Gabriel Gatehouse, guardas que faziam a segurança do local disseram que os corpos foram levados durante a noite depois que preces foram feitas.

As circunstâncias da morte do ex-líder líbio ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades líbias anunciaram na segunda-feira que irão iniciar uma investigação.

"Requisitamos, com base em pedidos vindos do exterior, que a morte de Khadafi seja investigada", disse o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdel Jalil.

Julgamento
Imagens de Khadafi ainda com vida foram registradas por celulares pouco depois de sua captura. Acredita-se que logo depois ele tenha morrido em decorrência de ferimentos causados por tiros.

Após a morte do ex-líder líbio, entidades como a Comissão de Direitos Humanos da ONU, a Anistia Internacional e a ONG Human Rights Watch pediram investigações sobre suas circunstâncias.

Jalil disse que a maioria dos líbios desejava que Khadafi pudesse ser julgado para pagar por seus eventuais crimes.

"Líbios livres desejavam que Khadafi passasse o máximo de tempo possível na cadeia. Os que tinham interesse em uma morte rápida eram os que o apoiavam", afirmou.

Execuções
Também na segunda-feira, o grupo de defesa dos direitos humanos com sede em Nova York Human Rights Watch alertou contra "assassinatos, saques e outros abusos" que teriam sido cometidos por opositores de Khadafi.

As declarações foram feitas após a descoberta de 53 corpos em decomposição, aparentemente simpatizantes de Khadafi. Muitos pareceram ter sido executados.

O estado de deterioração dos corpos sugere que eles foram mortos entre os dias 15 e 19 de outubro.

O CNT negou envolvimento nos abusos e pediu para que os líbios não cometam ataques ou vinganças contra opositores.

Moderação
Ainda nesta segunda-feira, Jalil reformulou declarações feitas no dia anterior de que a nova Líbia adotará leis baseadas na religião islâmica.

"Quero assegurar a comunidade internacional de que nós somos muçulmanos moderados", disse ele.

No domingo, ele disse que a adoção de leis religiosas acarretaria mudança de algumas regras atuais, citando a proibição da poligamia.

"Minha referência de ontem não significa que aboliremos qualquer lei e quando falei das leis de casamento, elas foram apenas um exemplo, já que as regras islâmicas permitem a poligamia apenas após aprovação específica", disse ele.

Após acidente, 20 milhões de abelhas escapam de caminhão nos EUA

Ao menos 20 milhões de abelhas escaparam do caminhão que as transportava, depois que o veículo capotou em uma rodovia no estado americano de Utah.

A estrada ficou fechada durantes várias horas no domingo à noite, enquanto apicultores locais tentavam recapturar as abelhas ou ao menos evitar que elas alcançassem as cidades da região.

As abelhas estavam sendo levadas para a Califórnia, onde seriam usadas para fazer a polinização em uma plantação de amêndoas.

O motorista do caminhão e dois policiais foram picados, mas ninguém ficou seriamente ferido.

Janelas fechadas
"O motorista perdeu o controle do caminhão, bateu em uma barreira de concreto e capotou", disse o policial Todd Johnson. "Daí, obviamente, as abelhas se espalharam por toda a parte."
O oficial informou que a rodovia foi reaberta na manhã de segunda-feira, mas as autoridades alertaram os motoristas a manterem as janelas do carro fechadas.

"Tentamos mover as abelhas para o mais longe possível das áreas metropolitanas", disse o apicultor Melvin Taylor à agência de notícias Reuters, em referências às abelhas que continuavam em suas colmeias.

Juntamente com outros produtores, eles transportaram as colmeias que ainda estavam nos compartimentos transportados pelo caminhão, para depois devolvê-las ao apicultor dono dos insetos.

Ônibus despenca de colina e deixa 27 mortos na Índia

Nova Délhi, 25 out (EFE).- Pelo menos 27 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas após o ônibus no qual embarcavam despencar de uma colina de 300 metros de profundidade na região de Himachal Pradesh, no norte da Índia, informou uma fonte policial nesta terça-feira.

O acidente ocorreu na noite de ontem na região de Danoh, no distrito de Bilaspur, disse à agência indiana "Ians" o vice-comissário distrital, Ritesh Chauhan.

Segundo sua versão, um ônibus teve problemas mecânicos e precisou que outro que cobria a mesma rota parasse na estrada para recolher seus passageiros.

"Por causa da escuridão, o motorista do ônibus não conseguiu ver o limite da estrada. Quando os passageiros estavam subindo, o veículo despencou pela colina, de 300 metros de profundidade", explicou.

A maioria das vítimas morreu na hora, afirmou o superintendente de Polícia Santosh Patial, que acrescentou que as operações de resgate ainda estão em andamento e que foi iniciada uma investigação.

Morales promulga lei desejada por indígenas e anuncia fim de conflito

La Paz, 25 Out 2011 (AFP) -O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou na segunda-feira à noite uma lei sancionada pelo Congresso que veta a construção de uma estrada em uma reserva ecológica da região indígena do TIPNIS, que foi declarada zona intangível, o que acabou com dois meses de conflito.

"Aí está a norma, é o esforço de vocês", declarou Morales aos indígenas em uma cerimônia na sede do governo, na presença de dezenas de indígenas amazônicos e de seus líderes, que caminharam 603 km durante 65 dias para criticar a construção da estrada, que atravessaria uma reserva natural.

A promulgação da lei foi atrasada por um árduo debate de quase seis horas no Congresso por divergências sobre o conceito "intangível" entre o governo e a oposição.

Após a aprovação no Congresso, o texto foi enviado de maneira imediata ao Executivo para a promulgação.

Morales promulga lei desejada por indígenas e anuncia fim de conflito

La Paz, 25 Out 2011 (AFP) -O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou na segunda-feira à noite uma lei sancionada pelo Congresso que veta a construção de uma estrada em uma reserva ecológica da região indígena do TIPNIS, que foi declarada zona intangível, o que acabou com dois meses de conflito.

"Aí está a norma, é o esforço de vocês", declarou Morales aos indígenas em uma cerimônia na sede do governo, na presença de dezenas de indígenas amazônicos e de seus líderes, que caminharam 603 km durante 65 dias para criticar a construção da estrada, que atravessaria uma reserva natural.

A promulgação da lei foi atrasada por um árduo debate de quase seis horas no Congresso por divergências sobre o conceito "intangível" entre o governo e a oposição.

Após a aprovação no Congresso, o texto foi enviado de maneira imediata ao Executivo para a promulgação.

Turquia já conta 279 mortos após terremoto no leste do país

Istambul, 25 out (EFE).- As autoridades turcas informaram nesta terça-feira que o número de vítimas fatais do terremoto que atingiu o leste da Turquia no último domingo se mantém em 279, enquanto já contam 1.301 feridos, embora haja desencontro quanto aos números.

O diário "Milliyet", que nesta terça-feira cita fontes da Polícia de Van, publicou que o sismo deixou 324 mortos, número que não foi confirmado por nenhum outro meio.

"Cada ministério, cada organização dá seus próprios números. Ainda não há uma quantidade certa de vítimas, e o número segue aumentando", explicou o prefeito de Van, Bekir Kaya.

"O povo continua em pânico, em muitos casos foi preciso tirar as pessoas de debaixo dos escombros com as mãos", assegurou o prefeito em declarações à Agência Efe.

Pelo menos 2.262 edifícios foram destruídos pelo sismo, balanço muito maior que o informado pelas autoridades inicialmente.

Segundo a Administração de Desastres e Situações de Emergência, foram enviados US$ 1,66 milhão ao Governo de Van para atender as necessidades mais básicas dos desabrigados.

Trabalham na zona 87 equipes de resgate e de primeiros socorros (mais de quatro mil pessoas) enviadas pelos Governos provinciais da Turquia e por diversas organizações.

No total, foram enviadas mais de 10 mil tendas de campanha, 25 mil cobertores e vários milhares de toneladas de comida.

No entanto, algumas ONGs presentes na região informaram à Efe que esse material não é suficiente, já que as condições meteorológicas são ruins e "faz muito frio", disse uma representante da organização islâmica IHH.

Explosão em depósito de combustível deixa mais de 100 mortos em Sirte, na Líbia

Mais de cem pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas na explosão, na noite de segunda-feira, de um depósito de combustível em Sirte, na Líbia, informou à AFP Leith Mohamed, comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT).

"Aconteceu uma importante explosão e um grande incêndio. Mais de 100 pessoas morreram e 50 ficaram feridas", declarou Mohamed, que mencionou "dezenas de corpos carbonizados".

Segundo o comandante, a explosão aconteceu quando dezenas de carros formavam uma fila para reabastecimento.

Sirte é a cidade natal de Muammar Gaddafi e o local n aual o ex-ditador foi morto na quinta-feira da semana passada.

Franquia da Coca-Cola quer lojas de conveniência no Brasil, mas padarias assustam

Fachada da loja de conveniência Oxxo, da mexicana Femsa, franquia da Coca-Cola
Fachada da loja de conveniência Oxxo, da mexicana Femsa, franquia da Coca-Cola



A gigante mexicana Femsa, maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo em volume de vendas, planeja abrir uma rede de lojas de conveniência no Brasil, mas tem medo da concorrência das padarias.

As lojas de conveniência Oxxo (pronuncia-se óquisso) devem chegar ao país em "menos de cinco anos", diz José Antonio Fernández Carbajal, presidente do Conselho de Administração e diretor-geral executivo da Femsa, em Monterrey, no México, onde fica a sede mundial da empresa.

"Queremos abrir a Oxxo em outros países. Obviamente, o Brasil, dado o tamanho do país e sua importância, nos interessa. Acreditamos que possamos competir nesse mercado."

Ele não estimou um prazo exato, número inicial de lojas nem o investimento previsto. As primeiras unidades da Oxxo devem ser abertas na cidade de São Paulo.

Mas antes disso os executivos da Femsa trabalham para entender o mercado brasileiro e adaptar os produtos e serviços oferecidos na rede.

"O Brasil é um mercado muito diferente do México, mas, se conseguirmos mostrar que a Oxxo se adapta às necessidades e gostos do consumidor, então podemos ir ao país", declara Carbajal.

As compactas lojas Oxxo, que geralmente funcionam anexas a postos de gasolina, são uma febre no México, onde lideram o mercado, com mais de 9.000 unidades e 7,5 milhões de clientes por dia.

Vendem refrigerante, água, cerveja, salgadinhos, doces e sanduíches prontos frios. Também oferecem serviços, como pagamento de contas de luz, água e celular e até passagens aéreas. O sucesso delas se baseia no hábito do mexicano de usar as pequenas "vendas" locais para fazer refeições ligeiras e até mesmo algumas compras para consumir em casa.

Pão quente e cerveja à vontade no Brasil preocupam a Oxxo

Um dos problemas para a Oxxo entrar no Brasil com sucesso são as padarias, segundo avaliam os próprios executivos da empresa, que já andaram pesquisando o mercado.

"O brasileiro compra pão quentinho feito na hora. Pode tomar cerveja em qualquer lugar. Gosta de comer salgadinhos, como pão-de-queijo. Não vai querer sanduíche pronto", diz Maximiliam Zimmermann, gerente de Relações com Investidores da Femsa.

No México, é proibido tomar cerveja na rua, e as lojas Oxxo não têm licença para servir álcoool, só para vender e o cliente levar para outro lugar.

Zimmermann diz que as padarias brasileiras estão em todos os lugares, muito perto dos postos de gasolina, locais onde as unidades vão se instalar. "Talvez tenhamos de ter uma pequena padaria dentro das nossas lojas. Estamos estudando. A Oxxo no Brasil terá de começar do zero."

Um trunfo da empresa é a oferta de serviços bancários, para pagamentos de contas variadas, como já ocorre no Brasil em lotéricas e supermercados.

A Oxxo ainda terá de combater a realidade de que as lojas de conveniência no Brasil vendem produtos mais caros que os encontrados em lanchonetes e pequenos mercados, afirma Zimmermann. No México, seus preços são baixos, iguais aos das pequenas vendas, para serem competitivos.

A Femsa está cautelosa. O único país fora do México onde ela tem lojas Oxxo é a Colômbia. Está lá já há dois anos, mas existem apenas 20 unidades. Isso mostra dificuldades de adaptação ao mercado local. Os executivos dizem que ainda estão avaliando a melhor forma de atender ao gosto dos colombianos. "Vamos crescendo pianinho [devagar]", diz Carbajal.
O mercado já havia especulado anteriormente, em 2008, sobre a vinda da Oxxo ao Brasil, mas isso acabou não acontecendo.

Outra fábrica de geladeiras industriais para o Nordeste

A Femsa também é dona da Imbera, uma fábrica de geladeiras industriais (usada em bares e restaurantes para gelar cervejas, refrigerantes e outros produtos). Uma unidade foi inaugurada em dezembro do ano passado em Itu (interior de São Paulo).

Uma outra fábrica de refrigeradores deve ser aberta no Brasil em dois ou três anos, diz Jesus Mariano Montero, diretor de insumos estratégicos da Imbera.

A ideia é que a nova fábrica atenda o Nordeste, enquanto a unidade de Itu fica com o Sudeste e o Centro-Oeste. "O custo do transporte é muito alto no Brasil", diz Montero para justificar a decisão pela nova fábrica.

Empresa não confirma nem desmente compra de nova engarrafadora

O CEO da Femsa, José Antonio Fernández Carbajal, não descartou nem confirmou a possibilidade de a Femsa comprar uma engarrafadora concorrente da Coca-Cola no Brasil.

"O Brasil tem muitas oportunidades. Vamos seguir investindo. Não temos nenhuma engarrafadora clara para comprar, mas gostaríamos."

A Femsa tem 30 fábricas da Coca-Cola em nove países: Brasil, México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela e Argentina.

A empresa produz refrigerantes e água, e comercializa e distribui produtos da Coca-Cola, como chás, sucos, bebidas lácteas, energéticos e isotônicos. A Femsa também é dona de 20% das operações da cervejaria holandesa Heineken no mundo todo.

No Brasil, atende a cerca de 40 milhões de consumidores, distribuídos nas regiões de São Paulo, Campinas, Santos, Mato Grosso do Sul, região serrana do Rio e parte de Minas Gerais.