SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comissão do Senado aprova reformulação do Ministério da Educação


A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto polêmico que reformula o Ministério da Educação. A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), institui o Ministério da Educação de Base, que cuidará apenas dos assuntos relacionados aos ensinos fundamental e médio.
O projeto ainda repassa para o Ministério da Ciência e Tecnologia a educação de nível superior.
Com isso, todas as secretarias, departamentos, autarquias, fundações públicas e empresas públicas que atuam na educação superior para a pasta. Ficam de fora das mudanças, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por exemplo.
A proposta ainda terá que ser analisada pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Constituição e Justiça (CCJ), onde será analisado em caráter terminativo. Se aprovada na CCJ, segue para Câmara, se não houver recurso levando a discussão para o plenário.
Um dos principais argumentos para a aprovação do projeto na comissão foi que o governo investe mais no ensino superior. "É preciso promover uma revolução na educação e a revolução começa com a criação do Ministério da Educação de Base".

CUT contesta projeto que cria Comissão da Verdade


Na esteira das críticas feitas por especialistas ao projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) emitiu nesta quarta-feira (21) uma resolução, na qual critica várias passagens do documento, que deve ser votado ainda hoje na Câmara dos Deputados.
A CUT considerou o período a ser analisado, que vai de 1946 a 1988, uma maneira de "desviar o foco do período crucial, que é o da Ditadura Militar".
Para a central sindical, "é fundamental, inclusive do ponto de vista político, que o foco temporal coincida com a Ditadura Militar: 1964-1985".
O número de membros (sete) que integrarão a comissão também foi criticado. A CUT acredita que deveriam ser pelo menos 14 nomeados e que a possibilidade de participação de militares no grupo deveria ser vedada.
Por fim, a CUT pede que os membros da comissão disponham de orçamento próprio e autonomia financeira, bem como que o prazo para a conclusão dos trabalhos seja de três anos, ao invés dos dois anos previstos no projeto.

Israel: Shelly Yacimovich, nova líder do Partido Trabalhista

JERUSALÉM, 22 Set 2011 (AFP) -A deputada e ex-jornalista Shelly Yacimovich foi eleita, esta quarta-feira, presidente do Partido Trabalhista israelense, vencendo nas primárias o ex-sindicalista e ex-ministro da Defesa Amir Peretz.

Shelly Yacimovich obteve a vitória com 54% dos votos contra 46% de Peretz, após a contagem de quase todas as cédulas, noticiou a rádio pública israelense.

Sem esperar os resultados definitivos, Peretz ligou para a adversária para cumprimentá-la, informou um assessor.

Esta é a segunda vez que o Partido Trabalhista elege uma mulher como líder. Após a morte do primeiro-ministro Levi Eshkol em 1969, o partido confiou suas funções a Golda Meir, chefe de governo entre 1969 e 1974.

Yacimovich, de 51 anos, ficou conhecida como deputada por suas posições contra a injustiça social, mas não se pronunciou por enquanto sobre as condições para a paz com os palestinos. Ela se absteve de criticar a colonização judaica na Cisjordânia ocupada.

Os trabalhistas, que fundaram o Estado de Israel em 1948 e o chefiaram de forma contínua até 1977, tiveram nas legislativas de fevereiro de 2009 o pior resultado de sua história, conseguindo apenas 13 cadeiras.

A influência dos trabalhistas ficou ainda mais reduzida em janeiro deste ano, quando seu ex-chefe, o ministro da Defesa Ehud Barak, abandonou o partido para fundar, com outros quatro deputados, um pequeno partido de centro e continuar na coalizão governamental do direitista Benjamin Netanyahu.

A decisão de Ehud Barak deixou os trabalhistas com apenas 8 dos 120 assentos do Parlamento israelense.

Professores de Minas Gerais pedem que STF derrube decisão que determina fim da greve


O Sindi-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) entrou nesta quarta-feira (21) com um pedido de liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para que a greve dos professores do Estado possa ser mantida. Decisão do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) determinou o fim da greve no dia 16
Os docentes estão parados há mais de cem dias e decidiram continuar com a paralisação. O pedido será analisado pela ministra Cármen Lúcia.

Argumentos

O sindicato afirma que a decisão do TJ-MG é contrária à Constituição, por impedir o direito de greve da categoria. De acordo com o STF, o Sindi-UTE alegou na peça que “mantém mais de 80% dos serviços em funcionamento”, por mais que tivesse dito repetidas vezes à imprensa que esse percentual chegava a 50%.
Utilizando o número de 80%, o sindicato afirma que o movimento pode continuar, pois ultrapassa o percentual de 60% de trabalhadores em serviço. Esse total foi “determinado” em decisões anteriores pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) como uma espécie de “mínimo” para a continuação de uma greve.
Questionada pelo UOL Educação sobre a diferença de números, a diretora jurídica do Sindi-UTE, Lecioni Pereira Pinto, disse que o índice de 80% -com o qual o próprio sindicato não concorda-  foi apresentado ao STF por ter sido usado pelo Ministério Público em Minas Gerais para pedir o fim da greve.  Ela reafirmou que metade dos professores está parada, mas disse não lembrar se os 50% foram citados no texto enviado ao STF.
Perguntada também sobre o fato de 50% não atingir o “mínimo” de 60% do STJ, Lecioni desconversou e disse que esse não era o único argumento usado pelos professores no STF e afirmou que o Estado de Minas Gerais não paga o piso nacional do professor –o que o governo estadual nega.

Professores em greve acampam na Assembleia Legislativa de MG

Foto 17 de 17 - Professores em greve acampam desde terça (20) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e pedem o retorno de representantes do governo mineiro à mesa de negociações. A greve de parte da categoria perdura desde o dia 8 de junho deste ano e, durante assembleia, foi definida a continuidade da paralisação.A Secretaria de Educação do Estado publicou deu um ultimato de 48 horas para que professores designados retornem ao trabalho Mais Rayder Bragon/UOL

Estudo diz que diálise três vezes por semana é insuficiente


Um novo estudo, financiado pelo governo federal dos Estados Unidos, indica que três sessões de diálise por semana não são suficientes para eliminar toxinas do sangue de diabéticos e outras pessoas com problema renal crônico.
Segundo a pesquisa, o número de mortes, ataques cardíacos e hospitalizações são muito mais altos no dia após o intervalo de dois dias entre os tratamentos semanais do que em outros momentos.
O presidente da Fundação Nacional do Rim dos EUA declarou que está "muito preocupado" com os resultados publicados no "New England Journal of Medicine".
"Nós poderíamos estar fazendo um trabalho melhor para os pacientes e isso significa aumentar a frequência da diálise", disse Lynda Szczech, especialista em rins da Duke University, que não teve nenhum papel no estudo.
Os rins filtram os resíduos e fluidos do corpo. A maioria dos 400 mil norte-americanos com problemas renais crônicos sobrevivem filtrando o sangue em clínicas de diálise, três vezes por semana.
Geralmente, a diálise é feita às segundas, quartas e sextas, ou às terças, quintas e sábados. Em ambos os casos, há uma pausa de dois dias entre a última sessão da semana e a seguinte.
O cronograma de diálise de três dias semanais existe desde meados dos anos 1960.
Os médicos já suspeitavam que o hiato de dois dias entre os tratamentos era arriscado. Estudos menores encontraram mais mortes relacionadas ao coração no dia após o intervalo.

Irmandade Muçulmana defende democracia sobre bases islâmicas na Líbia

Trípoli, 21 set (EFE).- A Irmandade Muçulmana da Líbia, que viveu em um exílio forçado de quatro décadas durante a vigência do regime de Muammar Kadafi, quer recuperar sua atuação política e fundar um partido sobre bases islâmicas para auxiliar na reconstrução do país, após a derrocada do ditador.

"Com certeza desejamos entrar na política e participar das primeiras eleições legislativas que serão realizadas na Líbia", disse em entrevista à Agência Efe um dos dirigentes do grupo e membro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Amin Belhach.

Ainda não estão definidas quais serão as características do novo partido, já que o primeiro pleito depois da redemocratização só vai ocorrer daqui a dois anos e meio.

A prioridade é acostumar-se à nova realidade, após um longo hiato marcado por um regime personalista e pelo enfraquecimento das instituições. O nome da nova sigla ainda não foi definido, apenas que ela será independente da atual cúpula da organização, dirigida por Suleiman Kader Batus.

"Não tínhamos partido e democracia na Líbia. A primeira coisa que queremos fazer é praticar. Ainda estamos discutindo se a sigla estará restrita aos membros da Irmandade", afirmou Belhach, ex-professor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Trípoli e que viveu exilado em Londres durante dez anos.

Embora não contem com a importante contribuição da Irmandade Muçulmana do Egito, o líder garantiu que o grupo tem uma forte presença por toda a faixa norte do país e que desempenharão um papel importante na futura Líbia.

Ao mesmo tempo que revela uma concepção política reformista, a Irmandade é moralmente conservadora. Belhach frisou que sua organização aposta na consolidação de um estado civil democrático e transparente, mas diz que a Líbia é um país muçulmano, por isso essa nova nação deve ser construída sobre as bases do islamismo.

A organização, apontou o ex-professor, defende uma imprensa livre, separação dos poderes e alternância do poder. Em relação aos direitos das mulheres, o líder afirmou que ela deve existir observando as leis islâmicas.

"A visão da Irmandade é de que a política é parte do islã e o islã é parte da política. Para nós, nossa religião é um modo de vida, não apenas algo que expressamos nas mesquitas", explicou o integrante do CNT na recepção de um hotel de luxo em Trípoli, onde se hospedam muitos políticos.

Segudo Belhach, os líderes ocidentais sofrem uma crise de valores e perderam credibilidade junto aos eleitores. O dirigente acredita que a Irmandade, baseada nas leis do islã, não terá esse problema.

"Muita gente critica os políticos ocidentais dizendo que eles não são honestos. A democracia islâmica atuará com o coração e não se limitará aos discursos", considerou.

Além disso, disse Belhach, as supostas divergências existentes no seio do CNT, entre liberais e islamitas, não devem ser levadas em conta, pois o liberalismo não tem força dentro de seu país.

A Irmandade Muçulmana foi criada no Egito em 1928 e se expandiu pelo mundo árabe a partir da década de 1950. Na Líbia, foram duramente perseguidos pelo regime de Muammar Kadafi.

"Antes, não podíamos dizer que pertencíamos à Irmandade, pois nos cortavam as cabeças", finalizou Belhach.

Oposição comemora derrubada na Câmara de novo imposto da saúde


Deputados da oposição comemoraram a decisão da Câmara dos Deputado de rejeitar a criação de um novo imposto para a saúde.
Nesta quarta-feira, a Câmara concluiu a votação do projeto que regulamenta a emenda 29, definindo quais ações governamentais podem ser contabilizadas como gastos em saúde.
Câmara rejeita criação de novo imposto para financiar a saúde
Reunidos na Câmara, governadores pedem mais recursos à saúde
Saúde precisará de R$ 45 bi nos próximos anos, diz Padilha
Cidades incluem saneamento e merenda como gastos em saúde
Estados deixaram de aplicar R$ 2 bi na saúde, diz governo
A principal parte do texto, que segue para o Senado, já havia sido apreciada pelos deputados em 2008. Hoje, deputados aprovaram, por 76 votos contra 355, além de 4 abstenções, apenas destaque do DEM que acaba com a base de cálculo da CSS (Contribuição Social para a Saúde).
Para o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), a decisão mostra que não é preciso de uma nova fonte de recursos para a área.
"Se isso fosse verdade, se faltasse mesmo dinheiro, o governo não permitiria de modo algum a aprovação dessa matéria. Eles têm uma maioria ampla na Casa e não iriam atirar contra o próprio pé. Se abriram mão de recriar a CPMF é porque não havia necessidade de mais dinheiro", disse o deputado.
"Vitória dos brasileiros. Mais recursos para a saúde sem mexer no bolso do brasileiro", disse o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) pelo Twitter.
"Esse fantasma está sepultado", afirmou o líder do DEM, ACM Neto (BA).
"Conseguimos derrubar a criação de um novo imposto, o resgate da famigerada CPMF, que assaltava o bolso dos brasileiros", diz Efraim Filho (DEM-RN).
ALÍQUOTA
O novo tributo estava na proposta original, com alíquota de 0,1% sobre as movimentações financeiras para financiar o setor. Com o resultado de hoje, a criação de um novo imposto neste momento está descartada.
Parte do governo, no entanto, entende que o imposto está criado, faltando apenas calcular a sua base de cálculo, o que poderia ser definido posteriormente com um novo projeto.
A chamada emenda 29 foi aprovada em 2000 e determinou que Estados e municípios devem aplicar, respectivamente, 12% e 15% dos seus recursos na saúde. A regra para a União é a de destinar ao setor o valor empenhado no Orçamento anterior, acrescido da variação nominal do PIB (Produto Interno Bruto).
O que foi aprovado hoje foi a regulamentação da emenda, dizendo o que pode e o que não pode efetivamente ser considerado gastos de saúde. O texto visa acabar com maquiagens usadas principalmente por Estados para alcançar o percentual mínimo exigido dos gastos. Saneamento, merenda escolar, pagamentos de aposentadorias e pensões, por exemplo, não poderão mais entram no cálculo dos recursos aplicados na área.
Na votação do Senado, em 2008, o petista Tião Viana (AC) propôs vincular à saúde 10% das receitas correntes brutas da União. A Câmara, no entanto, mudou essas regras, adotando o que vale hoje: o valor empenhado no Orçamento anterior, acrescido da variação nominal do PIB. O texto do Senado, no entanto, ainda pode ser reativado. Alternativa, na opinião do Planalto, inviável sem uma nova fonte de recursos.
A criação da CSS também não estava prevista pelo texto do Senado. Foi acrescida pelos deputados, mas sua votação foi suspensa durante dois anos por gerar muita polêmica.
Mais cedo, reunidos com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), representantes de 20 Estados e mais do Distrito Federal, disseram que a simples aprovação da regulamentação da emenda, sem novas fontes de recurso, não resolve o problema. A maioria dos presentes defendeu um novo imposto. Maia, no entanto, anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o assunto.
LEVANTAMENTO
Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, em 2009, dez Estados não investiram o mínimo de 12% de suas receitas na saúde.
Os dados, obtidos pela Folha, mostram que esses dez Estados, juntos, deixaram de aplicar cerca de R$ 2 bilhões no setor, segundo as contas do Ministério da Saúde.
O pior nesse ranking foi o Rio Grande do Sul, que destinou para a área apenas 5% de sua receita. São Paulo destinou 11,57%, mas contesta a metodologia.
Editoria de Arte/Folhapress

Troy Davis tenta último recurso no Supremo dos EUA

ATLANTA, EUA, 21 Set 2011 (AFP) -A Suprema Corte da Geórgia rejeitou no final da tarde desta quarta-feira o recurso para evitar a execução de Troy Davis, e seus advogados apelaram ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, 90 minutos antes do horário previsto para a execução.

Os dois recursos apresentados à Corte Suprema da Geórgia foram negados, segundo documentos judiciais.

Os advogados informaram que recorrerão ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos para evitar a execução de Davis, um negro de 42 anos condenado por matar um policial branco durante uma briga em Savannah, em 1989.

Chefe da ONU pede responsabilidade e moderação a premiê de Israel


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, que atue com "moderação" diante da iniciativa palestina de buscar o reconhecimento pleno como Estado na organização.
"O secretário-geral pediu ao primeiro-ministro que atue com responsabilidade, sabedoria e moderação em relação à proposta palestina diante das Nações Unidas", indicou o porta-voz da ONU Martin Nesirky, após uma reunião entre os dois que ocorreu em paralelo à 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Serviço de telefonia da Nextel é restabelecido


Clientes não conseguiam fazer ou receber ligações via rádio.
Problema nas redes de comunicação foi constatado na noite de terça (20).


A empresa de telefonia móvel Nextel disse que o problema em suas redes de comunicação foram corrigidos por volta de 1h30 desta quarta-feira (21), após instabilidade ocorrida desde a noite de terça-feira (20).
Clientes não conseguiam fazer ou receber ligações via rádio - serviço conhecido como Push to Talk (PTT) - devido a ausência de sinal.
A assessoria de imprensa da Nextel ainda não sabe o que de fato ocasionou o problema. As causas da instabilidade no serviço devem ser divulgadas na manhã desta quarta, segundo a assessoria da companhia.

Câmara aprova anistia a bombeiros


Projeto será encaminhado direto para sanção da presidente Dilma.
Votação foi acertada em reunião com ministra Ideli Salvatti.


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (20), o projeto de lei que concede anistia aos policiais e bombeiros militares do Rio de Janeiro, de outros 12 estados e do Distrito Federal punidos por participar de movimentos reivindicatórios.
A proposta, aprovada em caráter terminativo, já havia sido aprovada pelo  Senado e agora será encaminhada diretamente para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.





O projeto aprovado anistia de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal os bombeiros do Rio de Janeiro que participaram do movimento para reivindicar melhores salários no começo de junho. A proposta, que já foi aprovada pelo Senado, é de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Em 22 de junho, a proposta foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas um recurso determinou que o tema fosse votado também em plenário do Senado.
De acordo com o vice-líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), a votação da anistia dos bombeiros foi acertada pelos líderes da Casa em uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, nesta tarde.
A anistia dos bombeiros era uma das matérias defendidas pelo PR, que obstruiu as votações do Congresso enquanto a anistia não era votada. O vice-líder do partido na Casa, deputado Anthony Garotinho (RJ), festejou a aprovação. "Parabéns à Câmara dos Deputados que fez justiça aos bombeiros", disse o deputado.
A revolta
No dia 4 de junho, 439 bombeiros foram presos após ocuparem o quartel central do Corpo de Bombeiros do Rio. Mais de 2 mil manifestantes haviam tomaram a unidade. O grupo pedia melhores condições salários. Em 10 de junho, um grupo de deputados federais conseguiu habeas corpus que autorizou a libertação dos bombeiros.
A anistia administrativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio. O pedido foi feito pelos deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PC do B-SP) e Doutor Aluizio (PV-RJ).
 

Coreias debatem questão nuclear em Pequim

Pequim, 21 Set 2011 (AFP) -Negociadores da Coreia do Sul e da Coreia do Norte se reuniram nesta quarta-feira em Pequim para tentar reativar as negociações sobre o fim do programa nuclear do Norte, paralisada há quase três anos.

O principal negociador sul-coreano, Wi Sung-Lac, e seu colega norte-coreano, Ri Yong-Ho, se reuniram em um clube privado da capital chinesa.

Os dois já haviam se reunido em Bali (Indonésia) em julho. A Coreia do Norte exige a retomada sem condições de um diálogo entre seis interlocutores (China, as duas Coreias, Estados Unidos, Japão e Rússia) sobre o fim das atividades nucleares na península.

Milhares de palestinos pedem em Ramala reconhecimento na ONU

Ramala, 21 set (EFE).- Cerca de 15 mil palestinos se concentram nesta quarta-feira na praça Yasser Arafat, na cidade de Ramala, na Cisjordânia, para pedir o reconhecimento da Palestina como o Estado 194 da ONU.

A maior praça da capital administrativa palestina está tomada por homens, mulheres e crianças, que fazem tremular centenas de bandeiras palestinas e pedem que a comunidade internacional reconheça o "direito dos palestinos a sua dignidade e a sua terra".

A praça está decorada com grandes cartazes com o lema "ONU Estado palestino 194" e imagens do histórico líder palestino Yasser Arafat e do atual presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Número de mortos em terremoto na Ásia aumenta para 98

Nova Delhi, 21 Set 2011 (AFP) -O número de vítimas fatais do terremoto de 6,9 graus registrado no domingo na fronteira entre Índia e Nepal subiu a 98 mortos, anunciaram as autoridades dos países envolvidos, que temem um balanço ainda mais grave.

Pelo menos 65 pessoas morreram no estado de Sikkim, noroeste da Índia, e 18 em outras cidades da Índia.

Rússia põe satélite militar em órbita após fracasso de lançamentos

Atualiza com a posta em órbita do satélite militar).

Moscou, 21 set (EFE).- A Rússia colocou na órbita prevista seu satélite militar ao lançar ao espaço na madrugada desta quarta-feira um foguete portador Proton-M, o primeiro lançamento que realiza após a queda do cargueiro espacial Progress M-12M, em 24 de agosto.

"O foguete portador Proton-M, lançado às 2h47 do horário de Moscou (19h47 de Brasília) a partir da base de Baikonur, colocou com sucesso o aparelho espacial militar na órbita prevista", informou um porta-voz do Ministério da Defesa russo.

Até hoje, estava provisoriamente suspenso o uso do foguete Proton-M e dos blocos aceleradores Briz-M, depois que em 18 de agosto a agência espacial russa (Roscosmos) fracassou em sua tentativa de pôr em órbita o satélite de telecomunicações Express-AM4.

Inicialmente, o lançamento de hoje estava programado para 31 de agosto, mas teve de ser adiado pela perda do Express-AM4.

A comissão de especialistas que averiguou as causas da falha concluiu que os técnicos se equivocaram com os parâmetros de programação do bloco acelerador, "o que levou a uma orientação incorreta do Briz-M e, como consequência, ao fracasso da operação", segundo a Roscosmos.

Pouco dias depois, também caiu na Sibéria o cargueiro espacial Progress M-12M, que, segundo a comissão que averiguou o acidente, apresentou falta de combustível no gerador de gás do motor.

Milhares de pessoas defendem na Cisjordânia um Estado palestino

RAMALLAH, 21 Set 2011 (AFP) -Milhares de pessoas saíram às ruas nas maiores cidades da Palestina nesta quarta-feira para respaldar o pedido de adesão de um Estado Palestino à ONU.

As manifestações acontecem em Ramallah, sede da Autoridade Palestina, em Nablus e Hebron, as três principais cidades da Cisjordânia.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, apresentará na sexta-feira um pedido de reconhecimento de um Estado palestino como membro pleno da ONU, baseado nas fronteiras prévias à Guerra dos Seis Dias de 1967, e que inclua a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental.

CNT afirma controlar totalmente a cidade de Sebha

benghazi, Líbia, 21 Set 2011 (AFP) -As tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) controlam totalmente a cidade de Sebha, na zona desértica do sul da Líbia, anunciou à AFP Abdelmajid Seifennasr, comandante dos rebeldes na região.

"Controlamos totalmente a cidade de Sebha. Todos, incluindo os pró-Kadhafi, estão agora com a revolução", afirmou Seifennasr, antes de admitir que "alguns indivíduos não organizados tentavam resistir em alguns pontos".

"Sebha está sob controle total dos revolucionários", confirmou Mohamed Wardugu, representante em Benghazi, leste da Líbia, da "Brigada Escudo do Deserto", que combate nesta região.

Sebha, 750 km ao sul de Trípoli, é um reduto dos Kadhadfa, a tribo de Muamar Kadhafi.

Na terça-feira, Wardugu havia anunciado a tomada do aeroporto, de pontos estratégicos e do quartel de Fares de Sebha, assim como a captura de 150 combatentes de Kadhafi, entre eles o general Belgacem Al-Abaaj, diretor local do serviço secreto.

Tufão Roke deixa quatro mortos no Japão

Tóquio, Japão, 21 Set 2011 (AFP) -O tufão Roke atingiu nesta quarta-feira as costas japonesas na altura do município de Shizuoka, anunciou a agência meteorológica do Japão, onde o fenômeno deixou quatro mortos, provocou uma fuga em massa de moradores e fechou fábricas.

Avançando a partir do Pacífico Sul, o tufão tocou o solo japonês às 14H00 locais (2H00 de Brasília) e deve seguir para a ilha de Honshu, com ventos que superam 200 km/h e chuvas torrenciais.

Em Nagoya, capital do município de Aichi, mais de um milhão de habitantes receberam o conselho de abandonar suas residências. Quatro pessoas faleceram no centro e oeste do país, segundo um primeiro balanço provisório.

As equipes de resgate procuravam outras duas pessoas desaparecidas, incluindo uma criança que retornava da escola.

A principal montadora japonesa de automóveis, Toyota, paralisou nesta quarta-feira a produção em 11 das 15 unidades do grupo no Japão devido à chegada do tufão Roke.

"A produção não será retomada hoje (quarta-feira) e ainda não há decisão sobre amanhã", explicou a porta-voz da Toyota Dion Corbert à AFP.

As 11 unidades paralisadas ficam em Aichi, centro industrial onde se localizam a sede e a maior parte das fábricas do grupo.

Katmandu se soma ao circuito internacional de festivais literários

Katmandu, 20 setembro (EFE).- O Nepal se somou no último final de semana ao circuito internacional de festivais literários com a realização em Katmandu do primeiro fórum cultural desse tipo que acontece no país do Himalaia.

Mais de 60 autores locais e estrangeiros participaram do encontro, que foi convocado com o intuito de se transformar em uma reunião anual para revisar o panorama literário no Sul da Ásia.

Os desafios da mulher como escritora, a incidência da política no mundo das letras e a importância do tradutor como difusor cultural são alguns dos temas que figuraram na agenda das discussões.

Também não faltaram a análise da situação atual e as perspectivas de futuro do jornalismo em uma região onde, em contraste com o resto do mundo, a imprensa escrita não deixou de crescer apesar do surgimento de novos suportes tecnológicos.

O aspecto comercial é um dos denominadores comuns que os autores da região compartilham, que enfrentam problemas variados, como os são seus países de origem, como foi exposto nos debates.

O jornalista e escritor paquistanês Hanif Mohammed denunciou a situação em seu país, onde os profissionais da imprensa "sofrem tortura e, em algumas ocasiões, são assassinados pela violência imperante e a volatilidade da cena política".

A autora indiana Namita Ghokale destacou que o principal desafio que a indústria editorial em seu país enfrenta é satisfazer a diversidade cultural de "1,3 bilhão de pessoas, que usam 22 línguas oficiais".

O isolamento é, lembrou o jovem escritor local Devendra Bhattarai, o maior problema no Nepal, onde, disse, "estamos como rodeados por nevoeiro, sem saber o que acontece no exterior. Acho que esta iniciativa nos ajudará a encontrar nosso lugar".

Realizado no pátio do palácio de Patan - uma antiga residência real transformada em museu -, o Festival Literário de Katmandu é inspirado no de Jaipur, na vizinha Índia e o de mais prestígio dos que se realizam na região.

"Pensamos em montar um festival quando fomos a Jaipur em 2010. Após participar de novo este ano, decidimos que definitivamente tínhamos que organizar algo assim no Nepal", comentou o promotor do festival, o escritor nepalês Sujeev Shakya.

"Para nós não é tão importante o número de presentes, mas a possibilidade de que no ano que vem possamos repetir a experiência", acrescentou Shakya, lembrando que a reunião literária de Katmandu não conta com apoio financeiro oficial.

O promotor assegurou que por causa de sua modéstia e falta de meios o festival da capital nepalesa não pretende competir com o de Jaipur, embora os participantes tenham os comparado, e se mostrou a favor do recém criado de Katmandu.

O britânico William Dalrymple, autor de obras imprescindíveis sobre a região, disse que em muitos aspectos este festival superou o de Jaipur.

Com disco recém-lançado, Red Hot Chili Peppers toca nesta quarta em SP com músico brasileiro e novo guitarrista


Com um disco recém-lançado, o Red Hot Chili Peppers volta ao Brasil após quase dez anos e começa nesta quarta-feira (21), em São Paulo, a turnê brasileira que promove o álbum "I'm With You". O show, na Arena Anhembi, está previsto para as 21h30, mas antes, às 19h30, quem sobe ao palco é a banda inglesa Foals. Depois da capital paulista, o Red Hot Chili Peppers vai ao Rock In Rio, onde toca no sábado (24).
 
Além do novo disco, a banda traz ao Brasil outras duas novidades: Josh Klinghoffer, o novo guitarrista que substitui o venerado John Frusciante; e o percussionista catarinense Mauro Refosco, que foi convidado pelo baixista Flea e que já  tocou com Thom Yorke no projeto Atoms for Peace.
 
O show do Red Hot Chili Peppers tem cerca de duas horas de duração, cheio de clássicos dos 28 anos de carreira da banda, como "Californication", "Under The Bridge", "By The Way" e "Otherside". As últimas apresentações que a banda fez este mês na América do Sul foram abertas com a dobradinha "Monarchy of Roses" e "Can't Stop".
 
Já o Foals, que esteve em palcos brasileiros em 2008, no festival Planeta Terra, traz o show do seu segundo álbum, “Total Life Forever”, lançado em maio de 2010. Em entrevista ao UOL, o tecladista Edwin Congreave admitiu não se lembrar dos detalhes de sua primeira vinda ao país. “Para ser sincero eu me esqueci, porque faz muito tempo. Eu lembro da experiência de estar lá, mas não lembro o que estava pensando, porque foi no meio de uma época atribulada”, disse.
 
Sobre a banda que o traz ao Brasil, Congreave não poupou elogios. “[O Red Hot Chili Peppers] é uma banda que minha geração cresceu ouvindo. É uma daquelas bandas que fazem música pop com uma energia punk e faça-você-mesmo, o que é um enorme feito”.
 

RED HOT CHILI PEPPERS EM SP
 
Quando: nesta quarta-feira (24)
Horários: Foals a partir das 19h30; Red Hot Chili Peppers a partir das 21h30
Onde: Arena Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana)
Quanto: R$ 200 (pista) e R$ 500 (pista premium)

Escola não muda turno para aluno poder trabalhar, diz advogada


A advogada Beatriz Sarmento de Mello conta que escola estadual Professora Maria Helena Gonçalves Arruda não aceitou realizar a mudança de turno de seu afilhado, que pretende começar a trabalhar por meio do programa Menor Aprendiz.
Beatriz afirma que a mudança é necessária para que o rapaz concilie o trabalho com os estudos. No entanto, relata, a vice-diretora da escola disse que a transferência só seria feita mediante ordem judicial.
"A Secretaria [de Estado] da Educação me orientou a checar essa informação com a supervisão de ensino à qual a escola está relacionada, mas ninguém atende o telefone. Como entender uma atitude radical como essa, que não deixa que um adolescente busque um futuro melhor?"
RESPOSTA
A Secretaria de Estado da Educação informa que o aluno está devidamente matriculado no período noturno.

Feira de finanças pessoais começa amanhã em São Paulo

O conceito de shopping center, em que o consumidor encontra uma ampla variedade de produtos e serviços num só lugar, é a base para a programação deste ano da Expo Money São Paulo, que começa amanhã (22) e vai até sábado. 


Além do mercado de ações, o foco da feira nas edições anteriores, neste ano o visitante terá acesso a especialistas em áreas diversas, como previdência privada, empreendedorismo, seguros e investimento em imóveis, entre outras. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet.
"Queremos nos aproximar mais das pessoas, mostrar a importância de se cuidar do dinheiro, que muitas vezes é um assunto ainda tratado como tabu", diz Raymundo Magliano Neto, diretor da Expo Money.
Entre os palestrantes, estarão o escritor de best-sellers Gustavo Cerbasi (com a palestra "Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida") e o consultor Samuel Marques ("Dívidas nunca mais"), além de representantes de bancos, corretoras e empresas de capital aberto.
A nona edição do evento conta ainda com duas atrações internacionais: o americano Greg Morris, conhecido por traduzir gráficos para o pequeno investidor, e Pedro Queiroga Carrilho, o primeiro escritor de finanças pessoais de Portugal.
Além dos palestrantes, a feira deste ano terá como ponto forte a interação com o público. A chamada "clínica financeira", sucesso nas edições anteriores, será repetida.
Nela, o visitante poderá se inscrever para uma consulta gratuita em que especialistas darão orientações individuais sobre investimentos e gestão de orçamento.
No "Talk show do dinheiro", palestrantes serão entrevistados e posteriormente ficarão à disposição para responder a perguntas do público.
A estimativa dos organizadores é de que cerca de 22 mil pessoas acompanhem as palestras e workshops nos três dias de evento.
Se confirmado, o número vai superar o recorde de 18 mil visitantes registrado na feira de 2008 –não por acaso, um ano também de crise financeira internacional. “Em momentos de crise, as pessoas ficam mais preocupadas”, afirma Magliano Neto.

CONFIRA ALGUNS DOS DESTAQUES DA EXPO MONEY

DIA E HORÁRIOPALESTRA
Quinta-feira, 14h30"Como esticar seu dinheiro", Ricardo Rocha, professor de finanças
Quinta-feira, 17h"Saiba o que comprar na Bolsa", Henrique Klein, Magliano Corretora
Sexta-feira, 13h30"Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida", Gustavo Cerbasi, escritor e consultor
Sexta-feira, 17h"Descubra o milionário que há em você", Pedro Queiroga Carrilho, escritor e consultor
Sábado, 14h"Gerenciamento de risco", Greg Morris, analista gráfico
Sábado, 19h10
"Um sonho de aposentadoria a seu alcance", Augusto Sabóia, consultor

Saiba mais

Expo Money São Paulo - 9ª edição
Onde: Transamérica Expo Center, Av. Dr Mário Villas Boas Rodrigues 387 - Pavilhões D e E.
Quando: 22 e 23 de setembro (quinta e sexta-feira), das 13h às 22h , e 24 de setembro (sábado) das 12h às 20h
Inscrições: pelo site do evento ou no próprio local

Polícia holandesa investiga explosão em um tribunal de Amsterdã

Haia, 21 set (EFE).- A Polícia holandesa investiga uma explosão ocorrida na madrugada desta quarta-feira em um tribunal de Amsterdã, indicou a televisão holandesa "NOS".

A explosão, que não deixou vítimas, apenas danos materiais, foi causada, segundo a fonte, por um projétil ou uma granada, e afetou principalmente o setor do tribunal onde tramitam as extradições internacionais.

Segundo uma testemunha presencial citada pela versão digital do diário "De Telegraaf", duas pessoas em um moto fugiram das imediações do edifício pouco depois da explosão.

Atentado no sudeste da Turquia deixa 4 mulheres mortas

Ancara, 21 set (EFE).- Quatro mulheres morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em um atentado na província de Siirt, no sudeste da Turquia, que é atribuído pelas autoridades locais ao proscrito Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Segundo declararam fontes do Governo da província de Siirt à imprensa turca, três rebeldes curdos atacaram com rifles e granadas na noite de terça-feira um ônibus que transportava os convidados de um casamento que era celebrado em um salão próximo ao colégio da Polícia de Siirt.

As autoridades acreditam que houve uma confusão, e que os rebeldes acharam que o ônibus se dirigia ao colégio policial.

Seis mulheres ficaram feridas no ataque, e quatro delas faleceram antes de chegarem ao hospital. As outras duas estão hospitalizadas em estado crítico.

Segundo as autoridades, os terroristas conseguiram escapar em um primeiro momento, mas depois enfrentaram as forças de segurança e um deles morreu.

Este ataque aconteceu horas depois da forte explosão de uma bomba no centro de Ancara, que matou três pessoas e feriu mais de 30, além de causar grandes danos materiais.

O PKK pegou em armas em 1984 autoproclamando-se representante dos cerca de 12 milhões de curdos que vivem na Turquia.

Desde então, mais de 45 mil pessoas foram assassinados em uma guerra não declarada entre as forças de segurança e os rebeldes do PKK, que é considerado organização terrorista não só por Ancara, mas também por União Europeia e Estados Unidos.

Rússia efetua primeiro lançamento espacial após queda do Progress

Moscou, 21 set (EFE).- A Rússia lançou ao espaço na madrugada desta quarta-feira um foguete portador Proton-M com um satélite militar a bordo, no primeiro lançamento realizado pelo país depois da queda do cargueiro espacial Progress M-12M, em 24 de agosto.

Após o lançamento a partir da base de Baikonur, a separação do satélite do bloco acelerador Briz-M estava prevista para acontecer às 11h48 do horário de Moscou (4h48 de Brasília), segundo o porta-voz oficial do Ministério da Defesa russo, Alexei Zolotujin.

O lançamento do foguete Proton-M nesta quarta-feira é o primeiro depois que seu uso, e também o dos blocos aceleradores Briz-M, foi temporariamente suspenso depois que em 18 de agosto o satélite de telecomunicações Express-AM4 caiu antes de ser posto em órbita.

Inicialmente, o lançamento de hoje estava programado para 31 de agosto, mas teve de ser adiado pela perda do Express-AM4.

A comissão de especialistas que averiguou as causas da falha concluiu que os técnicos se equivocaram com os parâmetros de programação do bloco acelerador, "o que levou a uma orientação incorreta do Briz-M e, como consequência, ao fracasso da operação", segundo a Roscosmos, a agência espacial russa.

O cargueiro espacial Progress M-12M, por outro lado, caiu na Sibéria por causa da falta do combustível no gerador de gás do motor.