SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rebeldes líbios avançam em direção a Trípoli

Zawiyah, Líbia, 19 Ago 2011 (AFP) -Rebeldes líbios afirmaram nesta sexta-feira ter assumido o controle das cidades de Zliten e Zawiyah, dois pontos de grande importância estratégica no avanço para Trípoli, a capital líbia.
A queda de Zawiyah tem relevância fundamental para o domínio rebelde no país, pois nesta cidade encontra-se uma das mais importantes refinarias de petróleo da Líbia.
O ataque à Zliten contou com a participação de 1.300 combatentes rebeldes, segundo testemunhas.
"Zliten está agora sob controle dos rebeldes, mas a guerra ainda não terminou", disse o Centro de Informação do Conselho Militar de Misrata.
Segundo o Centro, o ataque foi realizado às O7h30 local (02h30 de Brasília) e às 13h00 os rebeldes anunciaram que as tropas haviam realizado a invasão com êxito.
"As forças de Kadhafi usaram tanques para repelir os rebeldes e deixaram 40 feridos, sendo 10 em estado grave", revelou o Centro de Informação.
Ainda de acordo com o comunicado, de 40 a 50 soldados de Kadhafi foram mortos e 12 mercenários africanos, capturados.
Em meio à ofensiva, o antigo colaborador de Kadhafi e ex-número dois do regime líbio, Abdessalam Jalloud, fugiu de Trípoli para se unir aos rebeldes na região de Jebel Nefusa.
"Abandonou Trípoli para aderir à rebelião", disse à AFP o porta-voz militar dos rebeldes, coronel Ahmed Omar Bani.
Segundo outro dirigente rebelde, que pediu para não ser identificado, Jalloud "chegou com sua família nesta sexta-feira a Zintan", cidade controlada pela oposição.
Em Zawiyah, centenas de rebeldes armados com rifles marcharam na praça central, antes um reduto das forças leais a Muamar Kadhafi, e se dirigiram ao hospital da cidade, que estava decorado com bandeiras verdes e retratos do ditador líbio.
Desde quarta-feira três novas tropas foram criadas, uma em Ajaylat, no oeste, outra a leste em Al-Hicha, e a terceira em Morzuk, sudoeste do Saara.
Os combatentes permanecem em Brega, no leste.
Os rebeldes já haviam dito na quinta-feira que tinham dominado a refinaria de Zawiyah, mas a afirmação foi tida como absurda pelo primeiro-ministro líbio, Baghdadi Mahmudi. "Sem sombra de dúvidas a refinaria está sob controle de forças leais", disse Mahmudi.
A refinaria de Zawiyah, a única no lado ocidental da Líbia, abastece toda região de Trípoli, sendo vital para o regime.
Os rebeldes prometem dominar Trípoli antes do final do mês sagrado muçulmano de jejum do Ramadã, que termina no final de agosto. Até mesmo o ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, apelou à população da capital que se rebele contra Kadhafi.
"Esperamos que a população de Trípoli, que infelizmente está fugindo, compreenda que o regime tem prejudicado o seu próprio povo e, portanto, é preciso participação no processo de mudança política para derrubar o regime de Kadhafi", disse Frattini, de Roma.
A Organização Internacional de Migração (IOM, na sigla em inglês) informou que está elaborando planos para a evacuação de milhares de pessoas presas em Trípoli, já que vários pontos de saída foram bloqueados pelos rebeldes.
O porta-voz da IOM, Jemini Pandya, disse à AFP, em Genebra, que até o momento nenhuma data foi fixada para o início da retirada de pessoas de Trípoli, mas que milhares de migrantes estavam esperando para sair.
"Ainda estamos trabalhando para colocá-los em um plano de resgate, que não começará até que tudo esteja no lugar", disse Pandya.
"Já existem milhares de egípcios que estão prontos para a evacuação imediata, e o que temos ouvido é que a cada dia existem mais e mais pedidos", disse Pandya.
"Eles não podem sair pela estrada, porque o ponto de saída mais próximo seria a Tunísia, e os combates na frente ocidental têm fechado essa opção", disse ela.
Já o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) indica que a guerra se intensificou numa "rápida deterioração da situação humanitária" em várias cidades da Líbia.
"O CICV está profundamente preocupado com o crescente número de vítimas", indicou. "Até mesmo nossos hospitais estão sendo atacados ou utilizados para fins militares", disse a CICV.
Segundo a CICV, na cidade de Misrata - sob domínio rebelde - as condições estão piorando cada vez mais para os civis.
Segundo relatos de um jornalista da AFP, os ataques aéreos da Otan destruíram a casa de um cunhado de Kadhafi em Trípoli, Abdullah al-Senussi, que é também chefe da inteligência líbia e é procurado pelo Tribunal Penal Internacional.
Guardas líbios disseram a repórteres que um indiano que trabalhava como cozinheiro de al-Senussi foi morto, mas não puderam confirmar se ele estava em casa no momento do ataque, às 05h00 (00h00 de Brasília).
Várias de explosões foram ouvidas em Trípoli por volta das 01h00 (20h00 de Brasília), principalmente na zona oeste da cidade.

Helicóptero desaparecido no Rio fez pouso forçado no mar, diz Aeronáutica


Aeronave trazia quatro pessoas. Decolou de plataforma da Petrobras, na Bacia de Campos. Buscas continuam

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (19), a Aeronáutica informou que o helicóptero com quatro pessoas que está desaparecido na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, fez um pouso forçado no Oceânico Atlântico a cerca de 100 km do litoral.
Segundo a corporação, a aeronave decolou da plataforma P-65 da Petrobras com direção à cidade de Macaé. Ás 17h15, o piloto declarou emergência à torre de controle de Macaé e pousou no mar.



Ainda não há informações sobre a situação dos quatro ocupantes da aeronave (dois tripulantes e dois passageiros).
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma, participam das buscas.
A operação, coordenada pela FAB, conta com apoio de um Navio Patrulha Guajará e um helicóptero Lynx da Marinha do Brasil. Embarcações do plano de emergência da Petrobras também ajudam nas buscas.

Acordo liberta nos EUA acusados de morte "satânica" após 18 anos


LITTLE ROCK, Estados Unidos (Reuters) - Três homens presos em 1993 pelos assassinatos "satânicos" de três meninos de oito anos no Arkansas foram libertados na sexta-feira, após passarem quase duas décadas clamando sua inocência.
Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr., que ficaram conhecidos como "os três de West Memphis", valeram-se do chamado "acordo de Alford", pelo qual eles podem continuar alegando sua inocência, mas aceitam a culpa em troca de uma pena de 18 anos e de crédito pelo tempo de prisão já cumprido.
A libertação deles foi concedida após a realização de exames de DNA incapazes de vinculá-los ao crime, que ocorreu quando os três eram adolescentes. Uma audiência judicial marcada para dezembro deve acolher essas provas no processo.
Dois deles haviam sido anteriormente condenados a prisão perpétua, e Echols estava no corredor da morte pelo assassinato dos três pequenos escoteiros.
"No que diz respeito ao Estado, este caso está encerrado", disse o promotor Scott Ellington após uma audiência judicial convocada às pressas em Jonesboro, Arkansas. Ele disse que o Estado continua acreditando que os três são culpados. "Acredito fortemente que o interesse da Justiça foi atendido hoje", afirmou.
Segundo ele, Echols, de 37 anos, e Baldwin, de 34, declararam-se culpados em três acusações de homicídio doloso, enquanto Misskelley, de 36 anos, assumiu uma acusação de homicídio doloso, e duas de homicídio culposo.
Mas, numa entrevista coletiva após a audiência, o trio insistiu na sua inocência, dizendo que continuará buscando justiça para as vítimas e para a sua própria honra.
O acordo "não foi perfeito, de forma alguma", disse Echols. "Pelo menos ela traz alguma superação em algumas áreas, em alguns aspectos", disse ele ao lado da esposa, Lorri.
"Ainda podemos apresentar novas provas. Vamos continuar as investigações que temos feito. Ainda podemos continuar a limpar nossos nomes. A única diferença é que agora estamos fazendo isso do lado de fora."
Echols disse que o tempo na prisão foi um "inferno em vida".
Na época dos assassinatos de Steven Branch, Christopher Byers e James Michael Moore, a polícia disse que os crimes haviam sido "satânicos", porque os corpos dos meninos haviam sido encontrados amarrados e mutilados.

Com hemorragia, Sócrates é internado na UTI

O ex-jogador de futebol Sócrates,ídolo do Corinthians e da seleção brasileira, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo o hospital Albert Einstein, ele sofreu uma hemorragia digestiva alta provocada por uma hipertensão.

Líbano evita que Conselho de Segurança condene atentados em Israel

Nações Unidas, 19 ago (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU foi incapaz nesta sexta-feira de emitir uma condenação aos atentados múltiplos registrados no sul de Israel, depois que o Líbano, membro temporário do órgão, bloqueasse um texto que os Estados Unidos tinham proposto e no qual o resto dos membros estavam de acordo.

O principal órgão internacional de segurança se reuniu nesta sexta-feira a portas fechadas para tentar emitir pelo menos um comunicado à imprensa no qual mostrasse sua condenação aos atentados terroristas que mataram oito israelenses, como já fez na quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

O representante do Líbano foi o único que se opôs e, como um comunicado desse órgão precisa do voto afirmativo dos 15 membros do Conselho, o texto não foi publicado, apesar de durante o dia fontes diplomáticas ocidentais expressaram à Agência Efe seu otimismo perante a possibilidade de condenar os ataques.

Líbano se opôs concretamente ao fato do comunicado do Conselho contivesse as palavras "ataques terroristas" e também pediu que se incluísse no texto uma condenação à ampliação dos assentamentos israelenses nos territórios ocupados ou que se emitisse outro comunicado a respeito, com o que não houve acordo.

Na saída da reunião, a embaixadora adjunta dos Estados Unidos perante a ONU, Rosemary DiCarlo, explicou à imprensa que o comunicado proposto por sua delegação continha "a linguagem padrão" com o qual o Conselho de Segurança se manifestou "em muitas ocasiões" sobre atos de terrorismo.

Por sua vez, o embaixador de Israel perante a ONU, Ron Prosor, emitiu um comunicado no qual mostrou sua "indignação" perante o fato de que o Conselho de Segurança não condenasse "claramente" os "assassinatos deliberados e atrozes de muitos civis israelenses".

"Não é uma coincidência que o Líbano - o único membro do Conselho que bloqueou o comunicado - esteja dominado por uma organização terrorista", acrescentou Prosor em clara referência ao grupo xiita Hisbolá.

Servidor do Planejamento é demitido por piada sobre Dilma no Twitter


Ele publicou sátira de um site humorístico no Twitter oficial do ministério. 
Piada dizia que Dilma faria propaganda do produto ‘Veja Limpeza Pesada’.


Um funcionário da assessoria de imprensa Ministério do Planejamento foi demitido por publicar no Twitter oficial da pasta uma piada sobre a presidente Dilma Rousseff. A demissão foi publicada nesta sexta-feira (19) no "Diário Oficial da União".
Na última segunda (15), ele postou no Twitter a frase “Dilma será a garota propaganda do Veja Limpeza Pesada”, seguida pelo link do site de humor “Sensacionalista”. O site faz piada com as demissões em ministérios envolvidos em denúncias de irregularidades dizendo que a “faxina” rendeu à presidente “um contrato milionário na área da propaganda.”
“Ela fará o comercial do produto Veja Limpeza Pesada. A presidente chegou ser cotada para anunciar o Bombril, mas não aceitou. Dilma disse a amigos que seu trabalho é muito mais do que ariar panelas. Trata-se de uma limpeza difícil, acumulada por muitos anos, que não poderia acabar com um produto qualquer”, diz o site.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o servidor disse que publicou a piada “por engano” no microblog da pasta.
Outro caso
 Em fevereiro deste ano, uma funcionária terceirizada do Supremo Tribunal Federal foi dispensada após publicar na página oficial do tribunal uma piada envolvendo o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A mensagem dizia o seguinte: "Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?".
 

Braço armado do Hamas revoga trégua de dois anos com Israel


'Não há mais qualquer trégua com o inimigo', disse o comunicado.
Israel bombardeou Gaza; entre os mortos está um menino de cinco anos.


Parentes palestinos de Khaled Sha'at, um membro da facção armada da palestina, e de Malek, seu filho de dois anos, durante velório em Rafah, na Faixa de Gaza (Foto: Suhaib Salem/Reuters)
Parentes palestinos de Khaled Sha'at, um membro da facção armada da palestina, e de Malek, seu filho de dois anos, durante velório em Rafah, na Faixa de Gaza (Foto: Suhaib Salem/Reuters
O Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, anunciou no início de sábado (20, horário local) que não está mais comprometido com uma trégua de mais de dois anos comIsrael desde o fim da guerra no início de 2009.
O comunicado foi transmitido por uma rádio do Hamas depois que Israel bombardeou a Faixa de Gaza por dois dias com ataques aéreos em resposta a foguetes e ataques que mataram oito israelenses na quinta-feira.
'Não há mais qualquer trégua com o inimigo', disse o comunicado, numa medida que poderá abrir caminho para o Hamas intensificar a violência com Israel.
Ataques em Gaza
Três palestinos morreram e outros três ficaram feridos na noite desta sexta-feira em mais um ataque da aviação israelense contra a cidade de Gaza, segundo fontes médicas palestinas.
Entre os mortos está um menino de cinco anos, declarou Adham Abu Selmiya, porta-voz dos serviços de emergência do movimento palestino Hamas, no poder em Gaza.
O ataque teve como objetivo uma motocicleta na qual viajavam dois homens e um menino. Os feridos são pessoas que passavam pelo local, a rua Almoghrabi, uma das mais movimentadas de Gaza.
Com mais estes óbitos, sobe para 14 o número de palestinos mortos nos ataques aéreos de Israel contra a Faixa de Gaza, após a série de atentados que na véspera mataram oito israelenses e sete militantes palestinos.
Segundo o Exército hebreu, os atentados contra Israel foram praticados por radicais palestinos procedentes da Faixa de Gaza.

Região dos Lagos tem ventos acima da média até setembro

Nesta sexta (19), o vento chegou a 32km/h na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia.


Nesta sexta-feira (19), a estação meteorológica da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia registrou ventos de 16 nós, equivalente a 32km/h. Até setembro, as rajadas de vento na Região dos Lagos podem chegar a até 60km/h. A intensidade fica bem acima da média, em relação a outras épocas do ano.

A média na Região dos Lagos, segundo a Marinha, é de 20km/h. Mesmo com o aumento na velocidade, não houve suspensão nos voos da Marinha e nem no Aeroporto de Cabo Frio.

Publicado em 19/08/2011 - 19:39:17 Fogo atinge morro de Petrópolis e comunidade está ameaçada

O fogo que atinge o bairro Samambaia se alastrou para a comunidade da Alcobaça. Bombeiros trabalham no local.


Um incêndio atinge nesta sexta-feira (19) um morro, no bairro Samambaia, em Petrópolis. Os bombeiros foram acionados e um helicóptero do quartel do Rio de Janeiro foi deslocado para fazer um reconhecimento da área.

Casas que ficam próximas do local correm o risco de serem atingidas pelas chamas. Ao todo, 31 homens trabalham para tentar controlar o fogo, que já se alastrou para a localidade de Alcobaça.

Integrante de uma quadrilha é preso em Itaipava nesta quinta-feira (18)


O homem preso no distrito de Petrópolis era, na verdade, brasileiro, mas trabalhava com italianos; ele tentou exportar 240kg de cocaína

È preso homem que fazia parte de quadrilha desarticulada em Petrópolis.



Guilherme Moraes Machado era procurado pela Polícia Federal e foi condenado pela justiça por tráfico internacional de drogas em Guaratiba, no Rio.



O delegado diz que o criminoso estava em um condomínio de luxo de Itaipava. A Polícia chegou até ele por meio de uma denúncia anônima.



O traficante já tinha sido preso em outubro do ano passado, quando tentava exportar 240kg de cocaína para a Itália. Aguardou julgamento em liberdade e fi condenado em maio a quartoze anos de prisão. Desde então, estava foragido.



Guilherme Machado continua na delegacia de Itaipava e deve ser encaminhado para a carceragem da Polícia Federal, no rio, ainda nesta quinta (18).

Rio pede mais R$ 300 mi para obras na região serrana


O vice-governador do Rio de Janeiro e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, disse nesta sexta-feira que pediu à presidente da República, Dilma Rousseff, mais R$ 300 milhões para obras de dragagem e contenção na região serrana fluminense, afetada por deslizamentos no início do ano. O pedido foi feito na quinta-feira, quando ele reuniu-se com Dilma.
Hoje, Pezão depôs à comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que acompanha as responsabilidades pelas consequências das fortes chuvas de janeiro deste ano que mataram cerca de mil pessoas, bem como o trabalho de reconstrução dos sete municípios afetados.
Pezão solicitou que as verbas sejam repassadas por meio de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição federal que já tinha liberado R$ 400 milhões para ajudar na reconstrução da região serrana. "Estive por mais de duas horas com a presidenta, que ficou de analisar nossos pedidos. O momento é difícil por causa da situação econômica do mundo", disse o vice-governador aos deputados estaduais.
O pedido de mais verbas foi feito apesar das recentes denúncias de mau uso de dinheiro público na reconstrução da região serrana. Essas denúncias estão sendo investigadas pelos ministérios públicos Estadual e Federal, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Em Teresópolis, por exemplo, uma das sete cidades atingidas, o prefeito Jorge Mário Sedlacek, foi afastado do cargo pela Câmara Municipal, depois de denúncias de que a prefeitura estava cobrando propina das empresas responsáveis pelos trabalhos de reconstrução da cidade. De Nova Friburgo, a CGU e o Ministério da Integração Nacional bloquearam parte dos R$ 10 milhões de recursos federais por indícios de irregularidades, como a fragilidade do acompanhamento das obras e a demora na construção de casas para os desabrigados.
O TCE constatou a existência de "claros indícios de irregularidades e impropriedades" no uso das verbas públicas nas obras e serviços de recuperação pós-chuvas. Segundo o TCE, não há documentos que comprovem o gasto de pelo menos R$ 77 milhões nas cidades afetadas.
Tragédia na região serrana
As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011 provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chuvas com tal intensidade ¿ algumas estações registraram quase 300 mm de precipitação em 24 horas - têm probabilidade de acontecer apenas a cada 350 anos

Ventos derrubam torres de energia no Paraná


Agência Estado
Ventos que chegaram a até 116 quilômetros por hora, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, derrubaram sete postes de uma das linhas de transmissão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) entre os municípios de Cascavel e Toledo. Como o sistema tem outras fontes de suprimento, elas imediatamente entraram em operação e a maioria dos consumidores não teve falta de energia. A queda das torres foi percebida pelos técnicos da Copel pouco depois das 10 horas da noite de ontem. A previsão de reconstrução é de 15 dias.
Além de ventos, chuvas fortes e contínuas também levaram problemas para alguns municípios entre ontem e hoje. Em Santo Antonio do Sudoeste, cerca de 300 famílias precisaram ser retiradas rapidamente das casas que ficam às margens dos rios Aurora, Santo Antonio e Cedro.
De acordo com o prefeito Ricardo Ortina, muitas pessoas foram levadas para o Centro Social, onde passaram a noite. Ele estima que hoje, com as águas baixando, todas já poderiam retornar para as residências, mas a prefeitura estava distribuindo cestas básicas e cobertores, visto que muitos objetos foram perdidos.
Em Francisco Beltrão, também no sudoeste, o Simepar registrou 72 milímetros de chuva entre a meia noite e as 15 horas de hoje. A média para o mês de agosto no município é de 110 milímetros. De acordo com a Defesa Civil, o Rio Marrecas transbordou e atingiu de forma mais grave os bairros Kennedy, Industrial e Miniguaçu, fazendo com que 40 famílias deixassem as casas. 

Justiça condena Google Brasil por não remover blogs "ofensivos"


SÃO PAULO (Reuters) - A justiça do Ceará determinou o bloqueio de 225 mil reais das contas do Google Brasil por descumprimento de ordens judiciais.
Um juiz condenou o Google por se recusar a tirar do ar uma série de blogs hospedados pela companhia cujo conteúdo seria ofensivo ao prefeito da cidade de Várzea Alegre, cerca de 315 quilômetros de Fortaleza, capital do Estado.
A companhia vinha sendo notificada judicialmente desde fevereiro para remover do ar três blogs com textos anônimos, acusando de corrupção e desvio de verba o prefeito da cidade, José Helder de Carvalho, cuja imagem teria sido denegrida pelos textos.
Na época, o juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da 1ª Vara da Comarca de Várzea Alegre, exigiu que a empresa também identificasse os autores dos textos, o que o Google se recusou a fazer, alegando que a atitude iria contra a liberdade de expressão.
Em maio, o Google recebeu multa diária de 5 mil reais por descumprir a medida, que continuou sendo descumprida pela companhia.
Na quinta-feira, o juiz Augusto Cezar de Luna decidiu bloquear 225 mil reais das contas do Google, que teria feito "uma afronta aos Poderes legalmente constituídos pela nossa Carta da República".
O Google não disse se vai recorrer da decisão, afirmando que não comenta casos específicos. Porém, acrescentou não ser responsável pelo conteúdo publicado por usuários, e disse que acredita na liberdade de expressão, que tornaria a Internet útil para a sociedade.
"Os casos de uso indevido dessa liberdade são punidos com a remoção dos conteúdos ilegais identificados, mas o Google não exerce controle prévio sobre os conteúdos criados pelos usuários nem fará o papel de polícia ou de juiz em relação aos conteúdos criados pelos internautas", afirmou a empresa em nota.
A prefeitura da cidade de Várzea Alegre não estava disponível para comentários imediatamente.

Mais um grande ciclone se forma no Atlântico

Miami, 19 ago (EFE).- A oitava tempestade tropical de ciclones no Atlântico aconteceu nesta sexta-feira, perto da fronteira entre Honduras e Guatemala, e originou um alerta para Belize, como informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

A tempestade "Harvey" tem ventos máximos de até 65 km/h, com rajadas fortes, e se imagina um fortalecimento de sua chegada a Belize no sábado.

"Harvey" estava às 18h (horário local, 15h de Brasília) localizado a cerca de 16,3 graus de latitude ao norte e longitude 84,2 graus ao oeste, a 250 quilômetros ao leste da ilha Roatán, em Honduras, e a 460 quilômetros do leste-sudeste de Cidade de Belize.

Ela se movimenta a 17 km/h na direção oeste e espera-se que se movimente rumo oeste-noroeste durante os próximos dois dias e nesta trajetória o epicentro da tempestade se aproximará de Bay Islands, em Honduras, nesta sexta-feira à noite, e cruzará no sábado a costa de Belize.

O Governo de Belize emitiu um aviso de tempestade tropical (alerta do sistema em um prazo de 36 horas) para a costa.

Estão vigentes também um aviso de ciclones para Bay Islands (Honduras) e um alerta de tempestade tropical (em 48 horas) para as costas de Honduras, Guatemala e para a costa do sudeste da Península de Iucatã (México).

O NHC informou que as condições do clima provocam alerta a partir desta sexta-feira, com fortes chuvas que poderiam causar perigosos deslizamentos de terra e inundações.

Na temporada de furacões na bacia atlântica, que começou em 1º de junho e termina no dia 30 de novembro, se formaram oito ciclones: "Arlene", "Brett", "Cindy", "Don", "Emily", "Franklin", "Gert" e "Harvey".

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) lançou este mês sua previsão e afirmou que se formarão mais tempestades, entre 14 e 19, das quais sete e dez podem chegar a se transformar em furacões.

Novo ataque a caminhões-tanque no Afeganistão causa forte explosão


Cinco caminhões da Otan explodiram em ataque armado perto de Quetta.
Ataques similares a veículos da organização têm sido recorrentes no país.


Homens observam a enorme explosão que envolveu cinco caminhões-tanque com suprimentos da Otan em uma via perto de Quetta, no Afeganistão. Segundo oficiais, homens armados atacaram e puseram fogo nos veículos, que levavam combustível para tropas da Otan no país. Ataques similares contra caminhões da Otan têm sido frequentes tanto no Afeganistão quanto no Paquistão, onde a organização está presente. (Foto: Naseer Ahmed/Reuters)

Homens observam a enorme explosão que envolveu cinco caminhões-tanque com suprimentos da Otan em uma via perto de Quetta, no Afeganistão. Segundo oficiais, homens armados atacaram e puseram fogo nos veículos, que levavam combustível para tropas da Otan no país. Ataques similares contra caminhões da Otantêm sido recorrentes tanto no Afeganistão quanto no Paquistão, onde a organização está presente. (Foto: Naseer Ahmed/Reuters

ASSISTA AO TRAILLER DO FILME SENNA


Filme sobre Senna bate recorde de bilheteria na Austrália

Filme de Senna tem recebido boas críticas. Foto: Divulgação

No final de semana de sua estreia na Austrália, o documentário Sennabateu recorde de bilheteria, com arrecadação de US$ 325 mil, superando Inside Job, por exemplo, que arrecadou US$ 55 mil no lançamento, e Love The Beast, que alcançou a marca de US$ 241 mil.
Os números reforçam o sucesso obtido no Japão, Itália, Turquia, Alemanha, Espanha e Inglaterra. No Reino Unido, a bilheteria já é considerada a sétima melhor entre os documentários, estando bem à frente de grandes sucessos, como Buena Vista Social Club,An Inconvenient Truth e Man On Wire.
Nos Estados Unidos, o filme já recebeu dois prêmios, um de Melhor Documentário Para o Júri Popular, no Festival Sundance, e outro de Melhor Filme Estrangeiro do Público, no Festival de Cinema de Los Angeles.
No Brasil já se fala na provável indicação de Sennapara o Oscar, na categoria Documentários. O filme foi produzido pela Working Title, com direção de Asif Kapadia e distribuição da Universal Pictures.

Rússia planeja hotel orbitando no espaço


REUTERS
Um hotel em órbita, voos turísticos lunares e excursões luxuosas pelo cosmos - tudo isso faz parte de uma visão da Rússia para garantir que não seja deixada para trás na crescente indústria do turismo espacial.
Empresas russas revelaram seus planos na inauguração de um show aéreo esta semana em Zhukovsky, nos arredores de Moscou, dizendo que já estavam disputando a corrida para construir uma nova aeronave para levar as pessoas ao espaço, após a aposentadoria do ônibus espacial da Nasa em abril.
A RKK Energia revelou planos para substituir o ônibus espacial e a Orbital Technologies disse esperar fabricar um hotel orbital com quartos para sete hóspedes até 2016. Outros planos incluem voos turísticos para o lado escuro da Lua e, até 2030, para Marte.
"O turismo espacial é um negócio real e que cresce rápido", disse Sergei Kostenko, diretor da empresa russa Orbital Technologies, no show aéreo MAKS. "Quem conseguir construir a primeira nova nave espacial agora vai colher grandes dividendos."
Embora a Rússia detenha atualmente um monopólio sobre corridas ao espaço a bordo da Soyuz, sua nave de design soviético, começa em desvantagem.
Especialistas estrangeiros dizem duvidar que as empresas russas possam alcançar esses objetivos ambiciosos porque não têm fundos e mesmo as autoridades do país disseram que seria difícil rivalizar com empresas do setor privado norte-americano, que agora competem por contratos com a Nasa.
"Os Estados Unidos têm agora mais possibilidades do que nós", disse Alexander Derechin, vice-chefe de projetos da RKK Energia, a empreiteira espacial que é em parte propriedade do governo russo.
Ele disse que os Estados Unidos tomaram "uma decisão muito sábia" no planejamento de uma nave espacial financiada pelo estado e que a Rússia enfrentava dura competição de empresas como a Boeing Co e a Lockheed Martin, assim como de empresas iniciantes.
"Mas devemos fazer uma nave espacial financiada pelo estado, embora de uma maneira que ela também seja comercialmente competitiva. É uma missão muito difícil", disse Derechin.
A Rússia não pode vender lugares para turistas até 2013. Transporta astronautas europeus e americanos - por mais de 50 milhões de dólares por viagem - em sua Soyuz, que é a única maneira de alcançar a Estação Espacial Internacional, já que o ônibus espacial americano foi posto de lado.