Dez vândalos atacaram durante a noite uma instalação das Nações Unidas usada como acampamento de verão para crianças na Faixa de Gaza, informou um porta-voz da ONU nesta quinta-feira.
O porta-voz da Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados Palestinos (UNRWA), Chris Gunness, disse que a instalação, que fica no noroeste de Gaza, foi atacada por volta da meia-noite desta quarta-feira.
"Os vândalos danificaram um quadro de avisos, parte do tablado, e queimaram uma bandeira da ONU. Nenhum segurança ficou ferido. Condenamos esse ataque, que é uma agressão às crianças de Gaza tanto quanto às Nações Unidas. Pedimos às autoridades locais que investiguem e punam os responsáveis", disse Gunness.
O ministro do Interior do governo do Hamas em Gaza, Fathi Hammad, prometeu "a abertura imediata de uma sindicância para identificar os responsáveis."
As crianças inscritas no acampamento da UNRWA tentariam nesta quinta-feira bater o recorde mundial de empinadores de pipa, com 15 mil participantes.
No ano passado, atiradores atacaram o acampamento duas vezes, incendiando barracas, cadeiras, mesas e outros equipamentos. Os ataques foram atribuídos a extremistas muçulmanos que vêem os acampamentos como símbolos da perversão do Ocidente, porque meninos e meninas interagem livremente nesses locais.
Os líderes do Hamas em Gaza não comentaram o ataque. Já o Centro Palestino para os Direitos Humanos condenou o vandalismo, e afirmou que o mesmo é resultado do "caos na segurança" e do "mau uso das armas" em Gaza. O grupo pediu que o Hamas "leve os vândalos à Justiça e divulgue o resultado das investigações".
O programa "Jogos de Verão" da UNRWA diverte cerca de 250 mil crianças na Faixa de Gaza durante as seis semanas das férias de verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário