Os rebeldes líbios tomaram nesta quinta-feira o controle de um novo povoado perto da fronteira tunisiana, Om Al Far, situado a alguns quilômetros da localidade de Al Ghazaya, que foi tomada um pouco antes. Depois de conquistar Al Ghazaya, os insurgentes continuaram pela estrada até Om Al Far, nordeste da cidade.
Os rebeldes bombardearam a cidade, que conta com algumas centenas de habitantes. Um dos projéteis caiu num depósito de munições, que explodiu.
Mais cedo, os rebeldes lançaram um ataque contra Al Ghazaya, onde ocorreram os combates mais violentos. As forças que apoiam o regime de Kadafi intensificaram os disparos de foguete a partir desta cidade contra Nalut, que já se encontra nas mãos dos rebeldes.
Os rebeldes anunciaram na véspera que a data limite para que o coronel Kadafi deixasse o poder expirou. Segundo o líder do Conselho Nacional de Transição, Mustafa Mohamed Abdul Jalil, o CNT apresentou ao enviado da ONU Abdul Ilah al-Khatib "uma oferta muito específica e bem intencionada de que Kadhafi poderia permanecer na Líbia sob três condições". "O período para esta proposta passou", completou.
De acordo com a oferta, Kadafi teria que se afastar e abrir mão de todas as suas responsabilidades, o local de sua residência seria "uma decisão do povo líbio" e ele estaria sob "supervisão", afirmou Abdel Jalil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário