SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ONU pede diálogo para resolver tensões entre Sérvia e Kosovo


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou nesta quinta-feira sua preocupação perante os violentos incidentes registrados esta semana na zona fronteiriça entre Sérvia e Kosovo, e pediu às partes que evitem "qualquer ação que possa piorar a situação".
"O secretário-geral está preocupado com as inesperadas ações que levaram à deterioração da situação no norte do Kosovo", indicou seu porta-voz, Martin Nesirky, em comunicado emitido após a reunião que Ban manteve na sede da ONU em Nova York com o ministro de Exteriores sérvio, Vuc Jeremic.
O principal responsável da ONU pediu "a todos os atores políticos" que trabalhem "para encontrar uma solução aceitável para todos os implicados, em conformidade à resolução 1.244 do Conselho de Segurança", segundo o comunicado.
Ban ressaltou em seu encontro com o diplomata sérvio a necessidade de atenuar a tensão na zona fronteiriça e pediu às partes que se abstenham "de qualquer ação que possa exacerbar a situação".
O secretário-geral insistiu que é importante que as diferenças entre Belgrado e Pristina sejam resolvidas "mediante diálogo".
Ban se reuniu com Jeremic enquanto o Conselho de Segurança realizava consultas sobre o assunto a pedido de Belgrado, cujos representantes, no entanto, não puderam participar já que se tratava de uma reunião a portas fechadas.
O incidente na zona fronteiriça de ambos os países se desencadeou quando forças especiais da Polícia kosovar ocuparam duas passagens fronteiriças com a Sérvia, em uma operação na qual um policial kosovar morreu em um tiroteio com os sérvios locais.
O desdobramento foi justificado pelo Governo de Pristina para aumentar o controle alfandegário, depois de Kosovo proibir na semana passada a importação de mercadorias sérvias em resposta ao veto a seus produtos imposto pela Sérvia, que não reconhece a soberania de sua ex-província.

Nenhum comentário:

Postar um comentário