BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que nove dos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 estarão prontos já em dezembro do ano que vem.
"Das 12 arenas que receberão os jogos, 10 estão em obras, sendo que a conclusão de nove delas está prevista para dezembro de 2012, bem antes do início da Copa", disse Dilma em sua coluna semanal em jornais "Conversa com a Presidenta".
As duas arenas que estão com os cronogramas atrasados são as de São Paulo e Natal, que deverão ficar prontas meses antes do Mundial.
Ambas as cidades já foram descartadas da Copa das Confederações, evento teste do Mundial que será realizado em junho de 2013. Segundo a Fifa, os estádios da Copa podem ser entregues até fevereiro de 2014.
No caso da arena do Corinthians, que está sendo construída na zona leste da capital paulista, as obras só começaram no fim de maio e têm previsão de duração de 30 a 33 meses. No estádio de Natal, os trabalhos sequer começaram.
"Os obstáculos à construção do Itaquerão, em São Paulo, já foram superados e estão sendo criadas as condições para o início das obras na Arena das Dunas, em Natal", disse Dilma.
A presidente também comentou sobre as obras para expansão dos terminais aéreos, uma das preocupações da Fifa para a realização da Copa do Mundo. Segundo Dilma, "em seis aeroportos das cidades-sedes, as obras já começaram e, em cinco outros, a licitação já está em andamento".
Até dezembro, o governo pretende licitar à iniciativa privada os terminais de Brasília, Guarulhos e Viracopos.
Na semana passada, houve a concessão do primeiro aeroporto à iniciativa privada no país, o terminal de São Gonçalo do Amarante (RN), que não tem garantias de ser finalizado a tempo do Mundial.
Dilma afirmou também que as obras de modernização nos portos serão iniciadas ainda neste ano e deverão estar concluídas até 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário