SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Roubado pelos nazistas, quadro de Leonardo da Vinci retorna a Berlim


"A Dama com Arminho", pintado entre 1488 e 1490



O quadro de Leonardo da Vinci "La Dame à l'hermine" ("A Dama com Arminho"), roubado da Polônia pelos nazistas, retorna pela primeira vez à Alemanha, depois de sua devolução no final da Segunda Guerra. A pintura integra uma grande exposição em Berlim, a partir desta quinta-feira (25).
O retrato a óleo, em madeira, representa provavelmente Cecilia Gallerani, a amante de Ludovic Sforza, duque de Milão, e pertence ao Museu dos Príncipes Czartoryski na Cracóvia, sul da Polônia).
É uma das quatro representações conhecidas de mulher com autoria de Leonardo da Vinci, junto com as de Gioconda ("Mona Lisa"), Ginevra de Benci e da Belle Ferronnière.
Exposto em Madri, na primavera, "La Dame à l'hermine" é uma das joias da exposição "Rostos da Renascença - obras-primas do retrato italiano", no Bode Museum de Berlim, que vai até 20 de novembro. Mas o trabalho de Leonardo da Vinci partirá um pouco mais cedo para Londres, em direção à National Gallery, como parte de uma grande mostra sobre Leonardo da Vinci que abrirá ao público no dia 9 de novembro.
O ministério polonês da Cultura, hostil a uma turnê do quadro mais famoso do país, mudou de opinião a pedido do príncipe Adam Karol Czartoryski, responsável pela fundação de mesmo nome, proprietária da pintura. Os Czartoryski adquiriram em 1800 o óleo de 54x39 cm, pintado por da Vinci entre 1488 e 1490.
Stephan Weppelman, especialista em arte italiana do Bode Museum, lembrou a história tumultuada deste quadro sob o nazismo, ao apresentar a exposição na imprensa alemã, que vê, no empréstimo, um gesto de reconciliação. A obra-prima do Renascimento voltou à Cracóvia na primavera de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário