Executivo comprou passagem para Natal esperando voar pela Gol, diz o pai.
Gol diz que Noar usa seu site para venda e que não tem relação com o voo.
Familiares do empresário André Louis Pimenta Freitas, 39 anos, que morreu no acidente com uma aeronave da Noar no último dia 13 de julho na praia de Boa Viagem, no Recife, dizem que o executivo comprou uma passagem aérea pela internet para voar pela Gol Linhas Aéreas até Natal, mas que foi embarcado em um voo da Noar.
A Gol informou que se trata de uma parceria e que a Noar apenas vende passagens para seus próprios voos utilizando os canais da Gol. A Gol diz não ter nenhuma relação com o voo e que, no ato da compra da passagem, o cliente é informado que o voo será operado pela Noar.
Pai de Freitas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro, e um amigo, dizem ter viajado três dias antes no trecho Natal-Recife, inverso ao que faria o avião que caiu deixando 16 mortos. Ambos dizem ter comprado uma passagem pelo site da Gol e acreditavam que estariam voando pela Gol.
Mas, ao chegarem ao Aeroporto Internacional de Natal Augusto Severo para o embarque, foram informados no check-in da Gol que deveriam se dirigir ao guichê da Noar. “Eu sempre voo por outra companhia, de minha preferência, mas, como não tinha opção quando eu precisava, minha secretária acabou comprando pela Gol. Cheguei com o bilhete printado da Gol e me mandaram para o check-in da Noar no aeroporto”, diz Cordeiro ao G1.
Pai de Freitas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro, e um amigo, dizem ter viajado três dias antes no trecho Natal-Recife, inverso ao que faria o avião que caiu deixando 16 mortos. Ambos dizem ter comprado uma passagem pelo site da Gol e acreditavam que estariam voando pela Gol.
Mas, ao chegarem ao Aeroporto Internacional de Natal Augusto Severo para o embarque, foram informados no check-in da Gol que deveriam se dirigir ao guichê da Noar. “Eu sempre voo por outra companhia, de minha preferência, mas, como não tinha opção quando eu precisava, minha secretária acabou comprando pela Gol. Cheguei com o bilhete printado da Gol e me mandaram para o check-in da Noar no aeroporto”, diz Cordeiro ao G1.
“Meu amigo, que é supermercadista e estava comigo, negou-se a embarcar. Ele disse que não ia em um avião pequeno, ficou com medo. Eu que o convenci”, afirma o empresário.
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“Todos nós compramos passagem pela Gol, não pela Noar. Se eu e o meu filho soubéssemos que era outra empresa, não teríamos comprado", diz. . “A dor para nós é imensa neste momento. Não tenho como substituir um filho", acrescentou ele.
O amigo de Freitas, o também executivo Francisco Honório Pinheiro Alves, de 57 anos, temeu embarcar na aeronave da Noar no voo Natal-Recife. Ele reclama que a Gol não informou no momento da compra da passagem que o voo seria operado pela Noar.
Na passagem há o número do trajeto: NO4899. Segundo a Gol, o NO significa Noar.
Prática permitida
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o procedimento de comprar uma passagem por uma companhia e de voar em outra chama-se interline, em que uma empresa é usada para voos de trechos de conexões. A prática é permitida internacionalmente "desde que, na hora da compra da passagem pelo passageiro, esse aviso esteja visível nas informações que compreendem o trecho do voo e aeronave utilizada para o transporte”.
Desta forma, diz a Anac, o passageiro, antes de comprar a passagem, estaria ciente que voaria por outro avião de outra companhia. Para a Anac, a Gol opera regularmente e disponibiliza esta informação no ato da compra da passagem.
Parceria
Questionada sobre o fato, a Gol informou em nota que o voo "era operado pela Noar Linhas Aéreas, com a qual a companhia tem um acordo comercial chamado interline desde 2010. A companhia diz que a Noar apenas vende passagens para seus próprios voos utilizando os canais da Gol, "permanecendo a empresa pernambucana a responsável exclusivamente pela operação".
O G1 enviou à Gol a cópia da passagem em que não consta o nome da empresa Noar como operadora. A companhia diz que a sigla NO que consta no nome do voo, NO4899, significa "Noar" e que em algum momento antes de chegar à página de emissão do bilhete o comprador é avisado que o voo é da Noar. Conforme a Gol, "todos os voos operados por seus parceiros em regime de interline são devidamente informados ao consumidor na descrição do itinerário dos trechos disponíveis para compra no website www.voegol.com.br".
A Gol enviou ao G1 o modelo de venda de uma passagem que ocorre por meio de interline da companhia Passaredo, que também é vendida pelo site da Gol. A empresa diz que, nele, "é possível notar claramente que a Gol informa o nome da operadora, seu código e o modelo da aeronave".
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