Segundo porta-voz do grupo terrorista, atentado tem com objetivo lembrar os 92 anos de independência do país, obtida dos britânicos
Forças de segurança afegãs carregam policial ferido durante atentado em CabulOito pessoas morreram, em sua maioria policiais, e 10 ficaram feridas na manhã desta sexta-feira, aniversário da independência do Afeganistão, em um ataque suicida reivindicado pelo Taleban contra a sede em Cabul do British Council, agência internacional britânica para temas de educação e cultura.
De acordo com o Foreign Office (ministério das Relações Exteriores), todos os britânicos estão a salvo após o ataque. O prédio do British Council foi sacudido por duas violentas explosões às 5h45 locais e várias horas depois ainda era palco de disparos e de uma terceira detonação.
O ataque foi confirmado por um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan, major Jason Waggoner. Um porta-voz do Taleban , Zabidula Mujahid, confirmou à AFP que o ataque era realizado por "mujahedines".
Mujahid revelou que o objetivo do ataque é o consulado britânico e um anexo da ONU: "os mujahedines talibãs tomaram os dois complexos de assalto e mantêm intensos combates com a polícia afegã". "Hoje (sexta) é o aniversário de nossa independência, obtida dos britânicos há 92 anos. O ataque é para lembrar este dia. Os britânicos invadiram outra vez nosso país", declarou Mujahid.
De fato, na sexta-feira se comemora o aniversário da independência do Afeganistão, obtida em 1919.O porta-voz da Missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), Dan McNorton, desmentiu que qualquer prédio da ONU esteja sob ataque.A embaixada britânica em Cabul não comentou o incidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário