Istambul (Turquia), 17 ago (EFE).- Pelo menos oito soldados turcos morreram nesta quarta-feira após a explosão de uma mina quando passavam com um comboio militar na província de Hakkari, na fronteira com o Iraque, informou a emissora "CNN-Türk".
O atentado ocorreu por volta das 9h do horário local (3h de Brasília) na estrada que liga as cidades de Hakkari e Çukurca, uma região na qual o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) é bastante ativo.
Segundo informou a agência "Anadolu", um dos soldados morreu na hora, enquanto outros sete ficaram gravemente feridos e perderam a vida antes de serem socorridos.
Na tarde desta terça-feira também ocorreu uma explosão junto a instalações militares de Hakkari, mas não houve vítimas.
Nas últimas semanas o PKK aumentou seus ataques a alvos militares e policiais turcos devido à falta de resultados nas negociações entre o governo e o líder histórico da organização armada, Abdullah Öcalan, que cumpre pena de prisão perpétua.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou uma nova estratégia antiterrorismo que, segundo divulgou nesta quarta-feira o jornal "HaberTürk", incluirá uma redução nos trâmites burocráticos para aumentar a rapidez da resposta aos ataques do PKK.
Nos últimos dias, diversos colunistas turcos afirmaram que o governo prepara uma nova ofensiva contra as bases do PKK no norte do Iraque, embora por enquanto não tenha sido feita nenhuma confirmação oficial. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário