SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Israel rejeita pedir desculpa a Turquia, mas espera superar crise

Jerusalém, 2 set (EFE) - Israel rejeita pedir desculpa para Turquia após a apresentação de um relatório sobre o ataque à "Flotilha da Liberdade" em 2010, no qual morreram nove turcos, embora espere superar a crise de relações, indicaram fontes oficiais israelenses.

"Israel, como qualquer outro país, tem o direito legítimo de proteger seus cidadãos e soldados", informaram as fontes, depois que o ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, anunciou a redução de suas relações com o Estado judeu.

O anúncio envolve a retirada do embaixador turco em Israel e a suspensão das relações militares bilaterais. No entanto, as fontes manifestaram que Israel "espera encontrar um caminho para superar os desentendimentos e que continuará trabalhando para atingir esse objetivo".

Israel ressaltou a importância das "relações históricas entre os povos judeu e turco", fato que já os levou a fazer muitos esforços nos últimos meses para resolver o conflito entre os países.

As fontes expressaram os "pêsames" pela perda de vidas, mas insistiram que os soldados que atacaram o navio "Mavi Marmara" não tinham intenção de ferir ninguém e foram forçados a se defender.

Consideraram "profissional, sério e profundo" o relatório da ONU sobre os fatos, que classifica de "excessiva e desproporcional" a força empregada por Israel no navio, mas legitima o bloqueio marítimo a Gaza e desincentiva as expedições solidárias à região.

Com relação à expulsão do embaixador israelense em Ancara, Gaby Levy, as fontes informaram que este já tinha concluído seu mandato e havia se despedido dos colegas turcos há vários dias.

Davutoglu disse que "as relações diplomáticas entre Turquia e Israel serão reduzidas ao nível de segundo secretário de embaixada". "Todos os empregados que estejam acima desse nível, começando pelo embaixador, retornarão aos seus países na quarta-feira", disse.

Dois deputados árabes no Parlamento israelense defenderam a decisão de Ancara. Hanin Zuabi, legisladora do partido Balad e integrante da frota do "Mavi Marmara", acredita que esta é uma "resposta correta ao contínuo desprezo pela vida humana, o orgulho das nações, as regiões e a soberania dos estados vizinhos".

Após o ataque de 31 de maio de 2010, as relações entre os dois países foram congeladas, embora nos últimos meses tenham entrado em contato em sigilo para tentar por fim à tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário