Genebra, 28 ago (EFE).- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou neste domingo que nos próximos dias enviará a Trípoli cerca de cinco milhões de litros de água por via terrestre e marítima desde os países vizinhos da Líbia.
Já foram distribuídas 23 mil garrafas de água para uso de emergência em Trípoli e está previsto que nesta segunda-feira cheguem à capital 90 mil garrafas adicionais, segundo indicou a Unicef em comunicado divulgado neste domingo em Genebra.
O chefe do escritório do Unicef na Líbia, Christian Balslev-Olesen, afirmou que a agência da ONU está respondendo às necessidades mais imediatas em Trípoli e manifestou sua preocupação diante da possível escassez de água na capital nos próximos dias.
"Pode ocorrer uma crise sanitária por epidemias sem precedentes se não solucionarmos estes problemas de acesso à água", declarou.
A equipe técnica do Unicef está trabalhando com as autoridades líbias para preparar uma avaliação precisa dos recursos hídricos, executar um plano de resposta de emergência e identificar fontes de água alternativas.
"A situação atual é a pior que poderíamos encontrar e a possibilidade de retomar os serviços de água corrente é crítica", explicou Balslev-Olesen.
Desde o início do conflito, os cortes de luz e a escassez de petróleo impossibilitaram o principal distribuidor de água potável na Líbia de suprir o país inteiro. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário