O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu antecipar para hoje seu retorno de férias para Washington perante a iminente chegada do furacão "Irene" à costa leste do país, informou a Casa Branca.
Obama voltará nesta mesma noite das férias de verão em Martha's Vineyard, em Massachusetts, e sua esposa e filhas voltarão amanhã de manhã como estava previsto inicialmente, disse a Casa Branca.
Nesta sexta-feira, o presidente americano, Barack Obama, fez um alerta para que os americanos levassem o furacão a sério e pediu que cumpram as ordens de evacuação, pois o furacão pode ser "extremamente perigoso e custoso".
"Tudo indica que será um furacão histórico", disse Obama.
O diretor do Centro Nacional de Furacões, Bill Read, disse que os ventos da tempestade tropical, que devem atingir o Estado da Carolina do Norte nesta tarde, chegarão à região Nova Inglaterra, onde fica Nova York, durante o final de semana. Cerca de 55 milhões de pessoas se encontram na rota do furacão e dezenas de milhares estão evacuando as cidades.
A Nasa indicou que o diâmetro do furacão Irene é de cerca de 800 quilômetros, no entanto, ele se mantém como um ciclone de categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de cinco, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) em seu boletim das 12h (horário de Brasília).
Vários Estados declararam estado de emergência, além de ordenar o fechamento dos balneários na zona costeira. Nova York cancelou diversos eventos esportivos que estavam programados para o final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário