Os videogames são, entre os presentes típicos do Dia das Crianças, aqueles que mais sofrem com o peso dos impostos. Segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), 72,18% do valor total de um Playstation da Sony, por exemplo, equivale a imposto.
O estudo do IBPT mostra que o pai que optar por comprar um iPod, da Apple, ou um aparelho de MP3 para o filho vai pagar 49,45% do valor do produto em tributos.
Os impostos são altos também no caso de outros equipamentos eletrônicos, como aparelhos de DVD (50,39% do preço), televisores (44,94%) e telefone celular (39,80%).
Entre os tributos cobrados nesse tipo de produto estão, por exemplo, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). "Os tributos se acumulam ao longo da produção", afirma o economista e especialista do Instituto Millenium, Cristiano Costa.
"Apesar disso, o que se percebe é uma certa disposição do consumidor brasileiro em pagar mais caro por alguns produtos que, fora do Brasil, são vendidos a um preço bem mais baixo", diz Costa.
Mesmo quem optar por presentes mais baratos, no entanto, vai sentir o forte impacto dos tributos no bolso. Segundo o estudo do IBPT, os impostos incidentes sobre uma bola de futebol equivalem a 46,49% do valor total do produto; sobre brinquedos como carrinhos e bonecas, o impacto é de 39,70%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário