Ainda com participação pequena no mercado, as vendas de veículos chineses crescem em ritmo veloz no país, informa reportagem de Cirilo Junior para a Folha.
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Ao todo, sete marcas já comercializaram 43.782 veículos de janeiro a agosto, mais do que o dobro das 17.277 unidades vendidas ao longo do ano passado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Os primeiros veículos chineses chegaram ao Brasil em 2008, per meio da montadora Chana, que vendeu 525 unidades naquele ano. Ao longo de 2008, três empresas chinesas venderam 1.031 veículos. Esse número mais que dobrou no ano seguinte, quando duas montadoras chegaram. Foram negociados, ao todo, 2.940 carros.
Em 2010, as vendas dispararam para mais de 17 mil unidades, o que não representou nem 1% do total do mercado. Neste ano, com a chegada da JAC Motors, essa participação já deve passar a barreira de 1%.
Com um maciço investimento em marketing, a JAC comercializou 14.481 carros esse ano, se tornando a principal revendedora chinesa no país. A empresa também planeja fabricar no Brasil a partir de 2014 e estima investir US$ 600 milhões em uma unidade fabril.
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