SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primavera começa hoje com frio e chuva em grande parte do Brasil


Nesta sexta-feira (23), às 6h04, começa a primavera, mas, segundo a Somar Meteorologia, o primeiro dia da estação das flores será acompanhado de uma frente fria e de chuvas em boa parte do país.
Deve chover no norte de Santa Catarina, em todo o Paraná, no centro e sul de Mato Grosso do Sul e na costa dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nestes lugares, o frio e a chuva devem durar todo o fim de semana.
Segundo a Somar, esta frente fria favorecerá chuva isoladas no norte de Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, interior da Bahia e leste de Tocantins. São áreas que não registravam chuva desde 10 de junho. No sudoeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, norte do Pará e oeste do Amapá, a previsão também é de chuva generalizada nos próximos cinco dias.

Entenda por que é primavera

O horário em que a estação começa tem mais a ver com a astronomia do que com a meteorologia. Isso porque exatamente às 6h04, os dois hemisférios da Terra receberão a mesma quantidade de energia vinda do sol. Todas as cidades do planeta terão 12 horas claras e 12 horas de penumbra. O hemisfério Sul começará a receber mais energia do que o hemisfério Norte, até que em 22 de dezembro, às 3h30, chegaremos ao máximo de energia vinda do sol, enquanto que o hemisfério norte receberá a menor quantidade de energia. Será o fim da primavera e o começo do verão no Brasil.

A primavera normalmente é conhecida pela estação das flores. Entretanto, na meteorologia, a primavera é conhecida pela estação dos grandes temporais. Os dias cada vez mais longos esquentam a atmosfera, deixando-a mais instável, favorável à formação de nuvens carregadas. Para completar, a umidade que vem da Amazônia (combustível para os temporais) aumenta nesta época do ano. É natural que a primavera apresente características de todas as estações em um período curto, muitas vezes no mesmo dia, parecendo que o clima está maluco.

Previsão

Segundo previsão da Somar Meteorologia, deve fazer calor em setembro e outubro, entretanto, não haverá uma semana de calor persistente. O calor deve durar um ou dois dias e já acabar por conta da passagem de uma frente fria. "Roupas de meia estação serão necessárias por pelo menos mais uns 45 dias", afirma a meteorologista Cássia Beu.
A previsão também vale para a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde as frentes frias passarão com frequência nestes próximos dois meses. Já no interior do Sudeste, em todo o Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto as chuvas fortes e generalizadas não retornarem, o calor será intenso.

Ainda segundo a Somar, a partir de novembro e dezembro o padrão climático começa a mudar em todo o país. A chuva deve diminuir de forma considerável no Sul e as precipitações mais intensas, finalmente atingem o centro e norte do Brasil (Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). E claro, também há previsão de mudança de temperatura, com o aparecimento do calor duradouro no Sul e diminuição do calor extremo nas demais regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário