JIDÁ (Reuters) - A Arábia Saudita iniciou a maior expansão do local sagrado para o Islã, a Grande Mesquita de Meca, para aumentar sua capacidade para dois milhões de peregrinos, informou a agência de notícias estatal SPA.
"O Rei Abdullah inaugurou em Meca (na sexta-feira) o início da expansão, que é maior do que todas as expansões anteriores somadas," afirmou a SPA.
A agência não disse quanto custará para aumentar em 400 mil metros quadrados a área da mesquita ou quanto tempo o projeto levará para ficar pronto.
A Grande Mesquita é a maior atração para mais de 6 milhões de peregrinos que vão a Meca todos os anos, e o foco da transformação é modernizar uma das cidades mais antigas da região, construindo arranha-céus e blocos residenciais.
A mesquita está construída ao redor do santuário Caaba, que existia séculos antes de o Islã surgir, há 1.400 anos. Muçulmanos de todo o mundo se viram em direção ao local para orações diárias. O projeto de expansão incluirá passarela de pedestres e mais locais à sombra para proteger os fiéis do sol.
A Arábia Saudita investiu bilhões de dólares nos últimos anos na segurança e conforto para os milhões de peregrinos que vão a Meca para cumprir suas obrigações religiosas do Haj e da Umra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário