Rabat, 16 ago (EFE).- O Marrocos vai realizar eleições legislativas antecipadas em 25 de novembro, anunciou nesta terça-feira o ministro do Interior marroquino, Taieb Cherkaoui.
Em declarações divulgadas pela agência "MAP", o ministro indicou que a decisão foi tomada "depois de consultas com os partidos políticos sobre o projeto dos textos eleitorais e a preparação das eleições".
As últimas eleições legislativas foram realizadas em setembro de 2007 e a próxima votação estava prevista para o mesmo mês de 2012.
Cherkaoui acrescentou que "as consultas com os partidos políticos continuarão para abordar o que diz respeito ao pleito".
Marrocos decidiu antecipar a eleição eleitoral para adaptar as instituições ao marco estabelecido pela nova Constituição, aprovada em plebiscito em 1º de julho.
No fim de semana, o Governo marroquino propôs aos partidos que as eleições antecipadas ocorram em 11 de novembro, mas ressaltou que a data não era definitiva e são os partidos que devem decidir se aceitam.
A data das eleições foi nas últimas semanas motivo de divergência entre partidos, já que algumas formações preferiam que o pleito ocorresse o quanto antes, enquanto outros queriam o adiamento no mês de abril para garantir boa preparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário