SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Agência da ONU pede ação urgente para combater fome na África


Segundo a FAO, crise humanitária deve se espalhar por toda a Somália e por outros países africanos nas próximas semanas

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) pediu nesta sexta-feira uma ação urgente para combater a fome no Chifre da África. O apelo é feito dois dias depois de a ONU ter declarado crise de fome em mais três áreas do sul da Somália, elevando para cinco o número de regiões em situação crítica.
"A fome está o sul da Somália e as demais regiões da parte meridional do país vivem uma situação de emergência humanitária que provocou a morte de milhares de pessoas", afirmou a FAO, em comunicado. "A crise seguramente se propagará a todas as regiões do sul nas próximas quatro a seis semanas e, provavelmente, durará até dezembro de 2011."
A crise de fome ocorre quando dois adultos ou quatro crianças por grupo de 10 mil pessoas morrem de fome a cada dia e 30% das crianças são seriamente desnutridas.
/10
Segundo a FAO, "as vidas de 12,4 milhões de pessoas correm perigo" na Somália, Djibuti, Etiópia e Quênia. "É preciso realizar uma intervenção urgente e de grande envergadura", acrescentou o texto.
A África sofre com uma das piores secas dos últimos 50 anos. A situação é particularmente crítica na Somália pela dificuldade de acesso às zonas controladas pelos rebeldes do grupo islâmico Al-Shabab, que desde 2009 proíbem o acesso das agências humanitárias da ONU e das ONGs internacionais a seu território.
Segundo a ONU, são necessários US$ 1,4 bilhão para conter a crise de fome. Nesta sexta-feira, um soldado somali foi morto e dezenas de moradores ficaram feridos quando três caminhões carregados com alimentos foram saqueados em Mogadíscio, segundo testemunhas.







Crianças e adultos subnutridos estão morrendo enquanto caminham para campos de refugiados
A ONU não tem uma estimativa de mortes causadas pela fome por conta das dificuldades em obter informações de regiões remotas da Somália, muitas das quais controladas pelo Al-Shabab.
Reunião da OCI
Também nesta sexta-feira, a Turquia pediu uma reunião emergencial da Organização da Conferência Islâmica, composta por 57 países, para discutir a fome na Somália e os riscos que a crise apresenta aos outros países africanos.
"Não importa se a reunião será realizada em Istambul ou Jeddah, queremos que a OCI faça uma intervenção assim que possível. Queremos cumprir com as necessidades de nossos irmãos africanos no mês do Ramadã", disse o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu.
Davutoglu disse que fez a solicitação na quinta-feira ao secretário-geral da OIC, Ekmeleddin Ihsanoglu, que também é turco. Ele acrescentou que seu ministério estava organizando uma visita à Etiópia e à África do Sul ainda neste mês.
Com AFP e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário