De olho em uma capacitação mais dinâmica de seus funcionários, as empresas brasileiras têm investido mais em treinamentos a distância.
De acordo com o último censo da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), de 2010, divulgado no dia 1ë deste mês, 35 empresas que ofertaram cursos corporativos aos funcionários concederam 724 treinamentos não presenciais --365 para profissionais de nível operacional. Em 2009, 23 companhias deram 561 cursos.
O número de universidades corporativas que disponibilizam ensino a distância, por sua vez, passou de 35 em 2007 para 99 em 2009.
"A flexibilidade da educação a distância permite que mais gente seja treinada em menos tempo", avalia Ivete Palange, consultora da Abed.
Para empresas e consultores, reduzir custos e agilizar e uniformizar o treinamento são os motivos da alta. "Hoje há uma garotada [nas empresas] que aceita melhor [o treinamento a distância]", frisa Sérgio Mônaco, gerente de treinamento e desenvolvimento do Hay Group Brasil.
Os números confirmam essa aceitação Ða quantidade de participantes dos cursos subiu 71,4% nos últimos três anos, segundo a Abed. O crescimento ainda se explica pelo fato de 19 das 35 empresas consultadas pela associação terem cursos obrigatórios.
A flexibilidade atrai Mariane Camargo, 31, representante de vendas da Smart Technologies. "Faço o treinamento de onde quer que esteja", conta ela, que diz realizar cerca de 50 cursos por ano.
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