SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

China tenta reavivar negociação com a Coreia do Norte


PEQUIM (Reuters) - A China convidou outros governos nesta segunda-feira a retomarem as negociações de desarmamento nuclear com a Coreia do Norte, e o chanceler chinês, Yang Jiechi, disse que seu país seria um mediador honesto.
Yang fez a proposta durante um fórum em Pequim que marca o sexto aniversário das negociações multilaterais que visam a oferecer benefícios políticos e econômicos à Coreia do Norte em troca do desmantelamento do seu arsenal atômico. Esse processo - que envolvia China, EUA, Rússia, Japão e as duas Coreias - foi um marco para o envolvimento diplomático do governo chinês no cenário internacional.
Mas a Coreia do Norte abandonou a negociação há mais de dois anos, depois de a ONU impor novas sanções ao país devido a testes nucleares e com mísseis.
Yang disse a diplomatas e acadêmicos que é hora de deixar as controvérsias de lado e focar na retomada das negociações. "Ficamos satisfeitos por vermos que várias partes têm adotado contatos positivos pela retomada das negociações com as seis partes, e todos os lados deveriam aproveitar as oportunidades para manter o impulso do diálogo", disse Yang.
"Precisamos levar a sério os interesses de segurança dos nossos países, e também levar em conta as legítimas preocupações de segurança de outros países."
Durante uma visita à Rússia no mês passado, o líder norte-coreano, Kim Jong-il, disse que admitiria suspender a produção e os testes de armas nucleares se o processo multilateral fosse retomado.
Mas as muitas divergências da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os EUA tornam improvável que haja avanços em caso de retomada do processo, segundo o influente analista chinês Zhang Liangui.
"Parece provável que as negociações possam ser retomadas, porque a Coreia do Sul e os Estados Unidos têm estado mais maleáveis, e temos visto movimentos de todos os lados", disse Zhang, especialista em Coreia do Norte na Escola Central do Partido Comunista, em Pequim.
"Mas a perspectiva de que as negociações obtenham progressos na solução da questão nuclear é menor do que antes", acrescentou. "A Coreia do Norte não vai abrir mão das suas armas nucleares, e não podemos ignorar esse ponto básico."
A China é a maior aliada diplomática e econômica da Coreia do Norte, mas também deseja atenuar as tensões regionais e ser respeitada por suas iniciativas diplomáticas, segundo Yang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário