A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) recebe até as 23h59 desta segunda-feira (10) as inscrições para o 5º Exame de Ordem Unificado, o segundo realizado neste ano. A inscrição deve ser efetuada pelo site www.oab.fgv.br. O pagamento da taxa, no valor de R$ 200, pode ser efetuado amanhã (11).
No momento do cadastro, o candidato deverá escolher em qual Seccional se inscreverá, sendo obrigatória a realização da 1ª e da 2ª fases do exame na mesma cidade de opção.
Segundo o edital, poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de direito do último ano do curso ou do nono e décimo semestres, aprovados em todas as matérias dos períodos anteriores.
Provas
O exame é realizado em duas fases, de caráter eliminatório:
- Prova objetiva: dia 30 de outubro, das 14h às 19h
- Prova prático-profissional: 4 de dezembro, das 14h às 19h
A prova objetiva terá 80 questões sobre "disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, fixadas pelo CNE/CES n. 9, de 29 de setembro de 2004, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB".
Na segunda fase, o candidato deverá elaborar uma peça profissional e responder quatro questões discursivas sobre a área de opção indicada na inscrição.
Resultados
A OAB publicou semana passada a lista definitiva de aprovados no 1º Exame de Ordem de 2011 (4º Unificado). Foram divulgados também o resultado dos recursos e o espelho de correção da prova prático-profissional.
De acordo com a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, após os recursos, 18.223 dos 21.818 bacharéis e estudantes que fizeram a segunda fase foram aprovados. O número de candidatos que foram selecionados após a análise deles foi de 221.
Resultado preliminar geral por universidades
Na sema passada, a OAB divulgou o desempenho preliminar geral das universidades no exane. A ordem, no entanto, reafirma que devem ser considerados para efeitos estatísticos e de avaliação somente o desempenho dos bacharéis.
Ranking com bacharéis
No ranking das dez universidades com melhores índices de aprovação no exame, entre as dez melhores colocadas, oito são universidades federais e duas estaduais. Segundo dados preliminares, foram aprovados 18.002 candidatos, o que representa 14,8% do total de inscritos. A relação levou em conta o desempenho das Instituições de Ensino Superior com mais de 10 inscritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário