As principais Bolsas europeias abriram nesta segunda-feira em leve alta, respondendo positivamente ao acordo divulgado ontem entre Alemanha e França sobre a recapitalização dos bancos europeus.
O índice Footsie-100, da Bolsa de Londres, registrava alta de 0,27% durante o início do pregão. Na Bolsa de Frankfurt, o índice Dax apresentava alta de 0,52%. O CAC 40, da Bolsa de Paris, registrava ganhos de 0,84%. Já em Madri, o íbex 35 estava em alta de 0,32%.
ENCONTRO
Durante encontro na tarde de domingo em Berlim, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeram "fazer o necessário para recapitalizar os bancos para garantir a concessão de créditos à economia".
Segundo Merkel, ambos os países são a favor de "modificações importantes" dos tratados da União Europeia.
Os dois países planejam apresentar propostas para um novo pacote amplo para estabilizar a zona do euro até o fim de outubro.
"Nós decidimos dar essa resposta até o fim do mês porque a Europa precisa resolver seus problemas para a reunião do G20 em Cannes", disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, dizendo que ainda é cedo para entrar em detalhes.
Johannes Eisele/France Presse | ||
Chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em entrevista coletiva em Berlim |
Com dificuldade de refinanciar sua dívida, a Grécia vive uma forte crise fiscal, com risco de suspender o pagamento a seus credores e arrastar a Europa para uma crise semelhante à de 2008.
Diversos bancos internacionais possuem títulos da dívida grega, por isso um eventual "default" (suspensão dos pagamentos) naquela economia tem potencial para atingir o coração do sistema financeiro global.
A perspectiva de uma participação superior do que o previsto dos bancos no plano de ajuda à Grécia fragiliza o conjunto do setor bancário europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário