MOSCOU, Rússia, 15 Ago 2011 (AFP) -O último dirigente soviético, Mikhail Gorbachev, revelou em uma entrevista que o então presidente americano George H. W. Bush o advertiu sobre uma tentativa de golpe de Estado contra ele em 1991.
Na entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal Rosiskaia Gazeta, por ocasião dos 20 anos do golpe de Estado frustrado executado por conservadores soviéticos em 19 de agosto de 1991 e que terminou sendo o tiro de misericórdia contra a URSS, Gorbachev foi interrogado sobre os rumores de uma advertência americana, dois meses antes do golpe de Estado.
"Bush me ligou. A informação dele vinha do prefeito de Moscou Gavril Popov", disse o pai da Perestroika.
"Pensei que era uma estupidez tentar ganhar o poder pela força apesar dos sinais de mudanças fundamentais na União Soviética. Infelizmente, eles realmente eram estúpidos", completou sobre os golpistas, que tentaram tomar o poder enquanto Gorbachev estava de férias na Crimeia.
O golpe fracassou e seus autores foram detidos três dias depois, mas os fatos precipitaram o fim de uma União Soviética já fragilizada por tendências autonomistas das repúblicas e que foi dissolvida em definitivo em dezembro de 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário