SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

domingo, 18 de setembro de 2011

Negociadores nucleares das duas Coreias se reunirão em Pequim na quarta-feira

Seul, 18 set (EFE).- Os negociadores nucleares das duas Coreias manterão um encontro no próximo dia 21 de setembro em Pequim, no qual podem acertar as condições para o reatamento dos diálogos de seis lados, informou neste domingo a agência local "Yonhap".

"Na próxima reunião, serão discutidos temas mais amplos como já foi feito na Indonésia, para criar as condições que permitam o reatamento das conversas de seis lados", informou uma fonte da diplomacia sul-coreana à "Yonhap".

O objetivo do encontro entre o representante da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, e o responsável nuclear sul-coreano, Wi Sung-lac, deve ser o de "assegurar as medidas preventivas para a desnuclearização", acrescentou o diplomata sul-coreano.

Os dois negociadores se reuniram no final de julho na Indonésia pela primeira vez em mais de dois anos, o que representou um primeiro passo para a possível retomada das conversas multilaterais, das quais participam também China, Estados Unidos, Japão e Rússia, e que permanecem estagnadas desde o final de 2008.

No entanto, o diplomata sul-coreano detalhou que será complicado "obter resultados em uma ou duas rodadas de conversas sobre a desnuclearização", já que nas reuniões anteriores Pyongyang "não expressou sua posição sobre as condições".

Desde o encontro da Indonésia, a Coreia do Norte se reuniu com os EUA e reiterou sua disposição a negociar. Já no final de agosto foi o próprio líder norte-coreano, Kim Jong-il, que manifestou a possibilidade de interromper seu programa nuclear, durante uma cúpula com o presidente russo, Dmitri Medvedev.

Em novembro do ano passado a Coreia do Norte revelou a existência de uma instalação de enriquecimento de urânio que, segundo Pyongyang, é voltada ao desenvolvimento de energia, enquanto os especialistas consideram que seu objetivo é a fabricação de armas nucleares.

Tanto a Coreia do Sul como os EUA solicitaram à Coreia do Norte que anuncie oficialmente uma moratória e demonstre seu compromisso de abandonar o programa nuclear como condição para poder retomar as negociações multilaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário