Câmara dos Deputados - 03/02/2012
O ano legislativo teve início nesta quinta-feira (2) com a leitura da mensagem encaminhada pela presidente da República ao Congresso Nacional. Dilma Rousseff ressaltou a importância da continuidade dos programas sociais, do desenvolvimento econômico e estímulo tecnológico para valorizar ainda mais o crescimento interno com maior geração de emprego e renda.
O documento, entregue pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, foi lido pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). O texto reforça a continuidade dos investimentos e parcerias com estados e municípios em obras de saneamento, prevenção de desastres naturais e mobilidade urbana, além de investimentos em Saúde e Educação.
Em sintonia com as propostas do Governo Federal, o PSB tem a mobilidade urbana e a prevenção de desastres naturais como algumas de suas principais bandeiras. Para a líder do PSB na Câmara, deputada Sandra Rosado (RN), o partido busca trabalhar no enfrentamento dos problemas sociais para melhorar a qualidade de vida da população. O deputado federal Glauber Braga (RJ), relator da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes, criou o Estatuto de Defesa e Proteção Civil. Neste ano, o parlamentar fará a relatoria da Medida Provisória 547/2011, que trata da redução de riscos e desastres naturais.
A presidente Dilma também elogiou o trabalho realizado pelo Congresso na aprovação de propostas de interesse público, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Plano Brasil Maior. E ressaltou para este ano, a necessidade do debate e aprovação da Reforma Política e da Lei Geral da Copa.
Com a proximidade do Mundial, a bancada socialista trabalha para preservar a soberania do Brasil. “Nós queremos que a lei traga o equilíbrio no tocante às reivindicações feitas pela Fifa”, frizou a líder da bancada. Reconhecidos por acompanhar a fiscalização dos investimentos nas obras da Copa do Mundo 2014, em 2011, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, Jonas Donizette (SP), e o ex-jogador Romário (RJ), foram indicados pelo partido para integrar a Comissão Especial que analisa a Lei Geral da Copa (PL 2330/11).
O presidente da Câmara, Marco Maia, reforçou o pedido de Dilma e cobrou agilidade tanto nas discussões referentes à Copa, como no novo Código Florestal, no pré-sal e no regime de previdência complementar do servidor público. Assim como o presidente do Congresso, José Sarney, Maia também destacou a necessidade de aprovação da Reforma Política como instrumento para reafirmar a democracia no País. “São temas delicados, mas imprescindíveis para o avanço do País”, concluiu Marco Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário