SEJA SEGUIDOR E FORTALEÇA NOSSO TRABALHO DE INFORMAR

You want to access my blogger and would appreciate any information about any subject can put what I will do my best to answer. Whether you live in: United States, Germany, United Kingdom, Pakistan, Portugal, Angola, Canada, Malaysia, Mozambique, Netherlands, Denmark, Russia, Morocco, United Arab Emirates, Or anywhere else in the world. I'll be here to help you. hugs Angela Alcantara

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Glauber apresentou em Brasília o Estatuto de Proteção Civil


FOTO

Nos dias 10 e 11 de novembro, aconteceu na Câmara dos Deputados, o Seminário Nacional sobre Proteção Civil – Perspectivas para o Brasil. O objetivo do encontro foi promover um amplo debate sobre a Defesa Civil Brasileira. O Seminário foi uma das ações da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes, que desde março desse ano vem estudando formas de prevenir e reconstruir cidades afetadas por catástrofes naturais.
O Relator da Comissão Especial, o Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ), é morador de Nova Friburgo, cidade mais afetada pela maior catástrofe natural do Brasil. Glauber buscou em diversas cidades do país e do exterior, informações para escrever o Estatuto de Proteção Civil. O Relator desenvolveu o estudo baseado em um tripé de informações: ouvir comunidades atingidas, procurar técnicos especialistas nacionais e internacionais e analisar os 117 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional sobre o tema. Além disso, o Relator fez reuniões em diversas cidades do Estado do Rio com agentes da Defesa Civil para colher sugestões do que deveria contar no Estatuto.
Glauber apresentou a proposta do Estatuto de Proteção Civil no dia 11 de novembro. Além do Deputado Glauber estiveram presentes diversas autoridades entre elas, o Fernando Bezerra de Souza, Ministro de Estado da Integração Nacional, representando a Presidenta Dilma Rousseff; Ministro Milton Rondó Filho, Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores; Marcos Túlio de Melo, Presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea; Coronel Humberto Viana, Secretário Nacional de Defesa Civil; Dr. Ricardo Mena, representante da ONU, Chefe do Escritório das Américas da Estratégia Internacional de Redução de Desastres das Nações Unidas (EIRD); representantes da Defesa Civil de alguns estados, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul. O governo do Rio de Janeiro não enviou representante embora a região serrana ainda esteja sofrendo com as chuvas de janeiro/2011.
Comissão especial vai propor criação de marco legal para a Defesa Civil
A Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes vai propor a criação de um marco legal para a Defesa Civil. O pré-projeto do Código de Proteção Civil deve ser apresentado até o final deste mês, quando os parlamentares que compõem a comissão poderão apresentar sugestões à proposta.
A informação é do relator da comissão especial, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), após audiência pública realizada nesta quarta-feira. Glauber Braga afirmou que o objetivo é estabelecer responsabilidades nas três esferas de governo em caso de catástrofes.
Segundo o parlamentar, a proposta vai definir, no momento de uma tragédia, qual o papel da prefeitura, dos estados e do governo federal, bem como a possibilidade de percentuais a serem incluídos pelos nos orçamentos dos entes federados para a prevenção de desastres naturais.
“O projeto vai incluir também a possibilidade – entre um dos pontos que eu posso adiantar – da inclusão no plano diretor dos municípios da necessidade de se ter a elaboração obrigatória dos mapeamentos das áreas de risco. Isso com certeza vai estar no relatório", informou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário