O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu à comunidade internacional que reconheça imediatamente o Estado Palestino como o 194º Estado-membro da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao receber o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o mandatário venezuelano atestou na terça-feira que a "Venezuela estará apoiando sempre plenamente a causa palestina e a estratégia que você definiu" --em referência ao pleito palestino a uma cadeira na ONU.
Chávez disse que Abbas é "mais do que um presidente, é um lutador de toda a vida que tomou a bandeira de Yasser Arafat, da heroica OLP [Organização para a Libertação da Palestin], que deu tantos mártires nesta luta de 63 anos".
Ele afirmou ainda que "há vários anos" a Venezuela tem uma embaixada em território palestino, mas "Israel não permite que o embaixador entre".
A "Palestina é um território, tem leis. O que mais querem para reconhecê-la como um Estado? Todos devemos apoiar a causa dos palestinos porque é a causa da humanidade, a justiça e a paz", assinalou.
Segundo Chávez, Washington já utilizou seu poder de veto no Conselho de Segurança (CS) da ONU 43 vezes para proteger Israel e sua investida contra o povo palestino.
Abbas, por sua vez, indicou que "o apoio constante da Venezuela e de Chávez à sua causa tem um valor alto para nós e para o povo palestino".
O presidente da ANP realiza um giro internacional e, durante sua estadia em Caracas, concordou com Chávez em ativar uma comissão conjunta para ampliar e aprofundar os acordos de cooperação que as duas nações mantém desde 2009 e em impulsionar alianças na educação, agricultura e saúde.
Este foi o segundo encontro oficial que ambos mantiveram na capital da Venezuela. Chávez prometeu desta vez que visitará a Palestina no próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário