O presidente dos EUA, Barack Obama, deve propor na segunda-feira (19) um imposto cobrado de indivíduos que ganhem mais de US$ 1 milhão (R$ 1,7 mi) por ano, de acordo com funcionários da administração.
A informação foi publicada neste sábado pelo jornal americano "The New York Times".
A proposta faz parte dos esforços de Obama de aumentar a pressão política para que republicanos aceitem maior tributação sobre os mais ricos em troca do apoio democrata a cortes na saúde.
Obama deve chamar o pedido de "Lei Buffett", em referência ao investidor bilionário Warren Buffett, que reclamou repetidamente de que os americanos mais ricos pagam parcelas menores de suas rendas em relação à classe média, porque os ganhos em investimentos são taxados em proporções menores.
A lei proposta afetaria apenas 0,3% dos contribuintes.
O presidente não deve especificar o valor da nova taxa, e não está claro quanto dinheiro essa política poderia arrecadar. Mas a taxação dos mais ricos será proeminente em seu plano de redução do deficit no longo prazo.
A proposta certamente terá oposição de republicanos, que afirmam que impostos cobrados dos mais ricos desestimulariam investimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário