As aulas do segundo semestre letivo têm início a partir desta segunda-feira por isso a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo inicia a operação Volta às Aulas, nas proximidades de 131 escolas públicas e particulares. Com o objetivo de desenvolver ações educativas e operacionais, 263 operadores de trânsito da CET orientam, ordenam e fiscalizam o trânsito em locais, próximos a escolas, onde o tráfego é intenso.
Leia também:
A operação conta com a ajuda de funcionários de escolas devidamente treinados, visando disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são alguns dos principais problemas que causam congestionamentos.
Outro objetivo da ação é diminuir o impacto no tráfego com o fim das férias, já que com a volta das aulas há um acréscimo médio de 20% no número de viagens realizadas na cidade. Para isso, foram feitos ajustes semafóricos e a fiscalização de estacionamentos irregulares foi intensificada.
A operação volta às aulas tem quatro atividades. A operação contínua é aplicada em 20 escolas localizadas em pontos com grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas.
A operação periódica é aplicada em 65 escolas localizadas em áreas que podem, eventualmente, provocar transtornos na fluidez do trânsito. A operação supervisionada ocorre em 29 escolas localizadas onde raramente ocorrem congestionamentos.
Por fim, a ação educativa abrange 17 escolas e inclui treinamento prévio da CET para funcionários ou parceiros das escolas, que desenvolvem ações básicas de segurança e orientação de travessia.
T
Volta às aulas no Rio de Janeiro
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro também inicia às 6h de hoje a Operação Volta às Aulas. Além dos 300 guardas que diariamente monitoram os principais corredores viários da cidade, houve um reforço de 84 guardas, sendo 40 no trânsito e 44 GMs da Ronda Escolar. Os guardas estão distribuídos em acessos a escolas públicas e particulares próximas a vias de grande movimento, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina das unidades.
Para este segundo semestre, o Grupamento de Ronda Escolar recebeu também mais 118 guardas, o que equivale a um aumento de mais de 57 % do efetivo. Assim, os guardas podem aperfeiçoar o trabalho de patrulhamento de rotina nas escolas da rede municipal, o atendimento de ocorrências e ainda ampliam os projetos socioeducativos desenvolvidos pela GM-Rio, como aulas de judô e jiu-jitsu, o projeto de palestras e o lúdico.
Na Volta às Aulas, a Coordenadoria de Trânsito da GM-Rio prioriza o patrulhamento durante o horário de saída e entrada dos alunos dos turnos da manhã e da tarde.
O comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro, esclarece que a multa é o último recurso. “Os agentes de trânsito só multam condutores que desobedecem a sinalização ou não atendem aos guardas. Cada um deve fazer a sua parte”, ressalta o comandante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário