Sede da Câmara Municipal de Petrópolis começa a ser reformada
Restauração do Palácio Amarelo custará mais de R$ 1,5 milhão.
Atividades na Câmara não serão interrompidas durante as obras
O Palácio Amarelo, sede da Câmara municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, começou a ser reformado. As obras foram aprovadas pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e pelo Instituto estadual do Patrimônio Cultural.
A reforma vai durar cinco meses, mas durante esse período as atividades da casa serão mantidas. Os trabalhos nos gabinetes, as sessões no plenário e as visitas guiadas continuarão sendo realizadas. A Câmara dos Vereadores vai gastar R$ 1,5 milhão na restauração do palácio do século XIX.
As obras incluem a reforma do telhado, troca da fiação antiga e pintura da fachada em estilo neoclássico. As camadas antigas de tinta já foram raspadas e o Iphan vai decidir qual cor vai prevalecer.
"O trabalho é feito por um profissional para descobrir, ao longo dos tempos, quais foram as cores primárias originalmente aplicadas. Nessa pesquisa determina-se qual a cor mais aproximada da original", explica o arquiteto Lúcio Mendonça.
As atenções estão voltadas para o plenário, onde o teto é coberto por madeira e gesso. A pintura é tão perfeita que as paredes parecem ser de mármore e madeira, mas não são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário